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sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

AVIÕES DA FAB DEIXAM A COLÔMBIA COM OS CORPOS DAS VÍTIMAS RUMO A CHAPECÓ

Felipe Pereira/UOL
Aviões da FAB deixam a Colômbia com os corpos das vítimas rumo a Chapecó
Felipe Pereira
Do UOL, em Medellín (COL)
02/12/2016

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Os três aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), responsáveis pelo traslado da maioria das vítimas do acidente aéreo da Colômbia até Chapecó, decolaram da base aérea de Rio Negro, na região metropolitana de Medellín, no fim da tarde (início da noite no horário de Brasília) desta sexta-feira (2).

As aeronaves decolaram em intervalos de 15 minutos, com os dois primeiros aviões transportando 17 corpos, enquanto o terceiro levará 16 caixões até Chapecó.

Após parada de cerca de uma hora em Manaus para reabastecimento, as aeronaves da FAB têm previsão de chegada a Chapecó para as 8h da manhã de sábado (3), para depois seguirem até seus destinos finais. Parte das vítimas será velada na Arena Condá, estádio da Chapecoense. 

Após cortejo de pouco mais de duas horas pelas ruas de Medellín, os 50 corpos chegaram à base aérea de Rio Negro no meio da tarde desta sexta. Os caixões foram reunidos em fileiras e acompanhados por militares em traje de gala para serem colocados nos aviões. Antes do embarque dos caixões, houve um minuto de silêncio e uma breve cerimônia religiosa. Eles entraram nos aviões da FAB sob marcha fúnebre.

"Fizemos uma cerimônia simples com honras militares para que deixem o solo colombiano como heróis", afirmou o chefe da operação, o tenente-coronel Jonh Trujillo. 

Responsável brasileiro pela condução do processo de liberação dos corpos em Medellín, o embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelli, falou sobre a carga emocional de trabalho nos últimos dias e destacou as mostras de solidariedade do povo colombiano.

"Foram dias de trabalho muito intenso, doído, mas ao final desta tragédia terrível, fica uma mensagem muito bonita de solidariedade entre os povos. Desde aquela homenagem maravilhosa no estádio, até iniciativas individuais", afirmou Bitelli.

O voo que transportava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellín, caiu na madrugada da última terça (29), matando 71 pessoas entre atletas, membros da comissão técnica, dirigentes e jornalistas brasileiros, além de sete tripulantes venezuelanos e bolivianos. 

Parte dos jornalistas brasileiros, ligados à Globo e Fox Sports, tiveram seus caixões transportados por voos fretados pelas empresas. As vítimas venezuelanas e bolivianas também já havia deixado Medellín. 

A principal suspeita do motivo do acidente é que a aeronave, operada pela Lamia, companhia boliviana que costumava transportar equipes e seleções sul-americanas em voos fretados, tenha sofrido uma pane seca – isto é, falta de combustível. As duas caixas pretas do avião foram encontradas e estão sendo submetidas à perícia das autoridades responsáveis. 
Felipe Pereira/UOL


LADRÃO CONSCIENCIOSO! - Antonio Nunes de Souza

Ladrão Consciencioso!

          Embora pareça de imediato ser um tremendo paradoxo, temos que reconhecer, que assim como existem pessoas conscientes que são ladrões, existem também ladrões que são conscientes! Claro que não é uma comum, mas, trata-se de uma situação anômala, que aparece quando menos esperamos!
          Vejam vocês que saí num fim de tarde para ver o pôr do sol no Porto da Barra (que é privilegiada essa visão) e, depois de desfrutar tamanha obra da natureza, feliz da vida, me dirigi a uma pizzaria famosa para comer essa delícia da cozinha italiana. Cheguei, embora o lugar estivesse cheio, consegui uma mesa bem situada com uma visão ampla para todo ambiente e também ver a movimentação da rua. Tudo estava como Deus quer e manda, nas ocasiões que Ele deseja agradar!
          Pedi minha favorita metade de quatro queijos e a outra parte de Margarita. Isso já babando de felicidade, aproveitando o maitre e pedindo uma jarra do vinho da casa, para ir saboreando enquanto esperava o pedido!
          Tudo estava tão perfeito, até que surgiram, não sei de onde, uns dez bandidos (menores e maiores), com armas em punho, fazendo a maior varredura de carteiras, bolsas, joias e celulares. Um ataque numa rapidez incrível, deixando todos boquiabertos e entregando os seus pertences com dor no coração. Como a minha mesa era uma das últimas, já na saída do terrível arrastão, cheguei para o ladrão que Deus destinou para mim e disse: “Por favor, eu tenho 60 anos, sofro do coração, meu celular é para avisar aos meus parentes em caso de desmaios nas ruas ou em casa, sou aposentado por ser diabético e, para completar, tenho a pressão alta!”
          Falei baixinho fazendo aquela cara de cachorro sem dono e pedindo pelo amor de Deus!
          Foi aí que aconteceu o inesperado. Ele me olhou comovido, devolveu minha carteira intacta, celular e relógio e, mais ainda, tirou de uma bolsa cem reais e disse ao garçom; Esse dinheiro é para pagar a despesa de meu tio aqui (tio o tratamento dado aos mais velhos).
          Todos ficaram estarrecidos com essa atitude e, logo que acabou o assalto, todos me perguntaram: O que foi que o senhor disse para ele?
          - Eu disse o seguinte: Livre a minha cara, pois eu sou político!
          - E ele me respondeu: “Então você é colega tão ladrão quanto eu, e um bandido graduado!”
          - Aí uma senhora esbaforida me perguntou: “O senhor é vereador ou deputado?”
          - Não sou nem um nem outro, apenas falei o que me veio a cabeça na hora!
          Comi minha pizza, tomei meu vinho, vendo a chegada dos policiais e, na saída, quis pagar e o maitre, falou: Sua conta já foi paga, espere o troco!
          - Não meu amigo, fica como gorjeta!
          - Voltei para o carro sorrindo de ver que, sem esperar ou querer, me diverti com a pegadinha, comi de graça e fiquei conhecendo um bandido consciencioso!


Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL 


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MORO PROPÕE ALTERAÇÃO NO PROJETO DA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

Sérgio Moro encontra-se com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) nesta quinta (1º) para propor alteração no projeto de lei de abuso de autoridade
01/12/2016
Luiz Cláudio Barbosa/Código19/Estadão Conteúdo

O juiz federal Sérgio Moro entrega ao Senado, nesta quinta-feira (1º), um ofício em que propõe uma alteração no projeto de lei de abuso de autoridade. A mudança afastaria riscos de juízes e membros do Ministério Público serem responsabilizados criminalmente pela interpretação da lei.

"Imprescindível evitar que seja criminalizada, na prática, interpretação da lei, avaliação dos fatos, provas pela autoridade judicial, pela autoridade do Ministério Público, pela autoridade policial", registra Moro, no documento a ser entregue a senadores.

O Senado discute projeto de lei apresentado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que reformula a Lei de Abuso de Autoridade. Moro e os investigadores da Lava Jato têm criticado a proposta, por abrir brecha para que pessoas denunciadas criminalmente ou alvo de processos acionem criminalmente procuradores e juízes, caso as acusações não sejam confirmadas.

"Entendo, respeitosamente, que este não melhor momento para deliberação sobre referido projeto", informa Moro. "Uma vez que a eventual aprovação poderia ser interpretada como tratando-se de medida destinada a prevenir avanço de investigações criminais importantes, entre elas a assim denominada Operação Lava Jato."

O juiz da Lava Jato foi convidado pelo presidente do Senado, fortemente investigado na operação, a apresentar propostas de adequação do projeto de lei.

Recomendação

Moro recomendou inserir no texto um item que veta a criminalização da "divergência na interpretação da legislação penal e na avaliação de fatos e provas". "Não configura crime previsto nesta lei a divergência na interpretação da lei penal ou processual penal ou na avaliação de fatos e provas", diz o item sugerido pelo juiz.

O magistrado repetiu uma frase que tem usado para pedir a revisão da proposta, de que "o direito não é matemática" e "que pessoas razoáveis podem divergir razoavelmente na interpretação da lei na avaliação de fatos provas."

"Sem salvaguardas, a lei terá efeito prático de restringir atuação de juízes, desembargadores, ministros, promotores e policiais de acusações ou ameaças temerárias por parte de criminosos, quer membros de organizações criminosas, traficantes, terroristas ou mesmo envolvidos em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro", escreveu Moro.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/12/01/moro-propoe-alteracao-no-projeto-da-lei-de-abuso-de-autoridade.htm?mkt_tok=eyJpIjoiT1RCbE5XRXhNREk0TURCaCIsInQiOiJwOTJ3S2l6bVRVbmpPRmhTZ0N3VWFnZHZrakpXNlFQcGo4YlJydDVDbVRhMzg1QUdtbTZsQkpWbzc3aWFrOHl1Z2hPMENDNlwvVDV1QnpkN3ZuMEgweSt6NUdWNG9lY3hiOWtPa1JuRE5kU1k9In0%3D

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02 DE DEZEMBRO - DIA NACIONAL DO SAMBA

Dia Nacional do  Samba


O Brasil não é apenas conhecido pelas belas paisagens, pelos craques fantásticos de futebol, nem muito menos pelas novelas televisivas que fazem sucesso no exterior. Quando alguém pensa em Brasil, geralmente a mente salta: mulheres, carnaval e, samba. Isso mesmo, o Samba, um estilo musical que une a diversidade e o swing de uma nação inteira.

No dia 02 de Dezembro é comemorado o dia nacional do samba, um estilo musical que leva a identidade brasileira para o exterior, claro, existem uma série de modalidades deste estilo musical, desde o samba raiz até aqueles que mantêm a tradição viva até os dias de hoje. Isso mesmo, apesar de toda modernidade que nos cerca, o samba ainda pede passagem entre os grandes sucessos de nossos dias.

No inicio o dia do samba era comemorado apenas em Salvador, mas como o estilo nunca respeitou fronteiras, aos poucos foi aumentando até se tornar uma comemoração nacional. Era algo esperado devido a quantidade de talentos que tornaram o samba esse estilo musical que leva a tradição, amor e a vivacidade de uma nação inteira. Mesmo com tantos estilos musicais completamente diferentes, o samba é entre todos o mais pitoresco do Brasil, o estilo musical que traduz a essência do povo brasileiro.

Um estilo musical cheio de gingado e melodia que encanta pelas danças e também pela execução que exige harmonia e talento de todos os músicos envolvidos na roda de samba.


Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba é comemorado em dois de Dezembro, onde se celebra esse ritmo musical criado no Brasil e que é tido como forma de expressão em diversas regiões. E conhecido mundialmente como símbolo da música brasileira.

Apesar de ser extremamente popular em muitas regiões do Brasil, a origem do samba como Bahia e São Paulo, este gênero de música está muito ligado ao Rio de Janeiro, onde nasceu por volta do final do século XIX e começo do século XX. Era uma dança de escravos que misturaram suas danças com os ritmos regionais do maxixe, xote, entre outros, criando o samba carioca.

Origem do Dia do Samba

A data de 2 de Dezembro foi escolhida como o dia do Samba pois foi nesse dia que o famoso compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador na Bahia. O então vereador Luís Monteiro Costa propôs então homenageá-lo, celebrando o dia do Samba nesta data no calendário regional, que com o passar dos anos acabou se tornando uma comemoração a nível nacional.

Tipos de samba:

Samba enredo - com origem no Rio de Janeiro na década de 30 é um samba que determina o ritmo dos desfiles das escolas de samba, e aborda temas sociais e culturais.

Samba de partido alto - é um samba de origem pobre, que tenta demonstrar a realidade de regiões carentes. Seus principais compositores são Moreira da Silva, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila

Samba Pagode - um dos ritmos dentro do samba que mais fazem sucesso surgiu no Rio de Janeiro nos anos 70, com letras românticas e ritmo repetitivo, tem como principais representantes grupos como: Fundo de Quintal, Raça Negra, Só Pra Contraria, entre outros.

Samba canção - com origem na década de 20 tem característica ritmo lento e letras românticas.

Samba carnavalesco - são as famosas marchinhas que embalavam os carnavais antigos e bailes típicos.

Samba exaltação - esse tipo de samba trazia um saudosismo com letras que mostravam as maravilhas brasileiras, junto com acompanhamento de orquestra.

Samba de breque - tipo de samba que tem interrupções para comentários no meio da música, com temáticas críticas ou humorísticas.

Samba de gafieira - com origem nos anos 40, tem ritmo rápido e forte com acompanhamento, muito comum em danças de salão.

Sambalanço ou Samba Rock - Com influência do jazz o surgiu entre as décadas de 50 e 60 e embalou boates em São Paulo e Rio de Janeiro. Tem como principais representantes Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e mais recentemente Seu Jorge.



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O QUE É MESMO EDUCAÇÃO? – Agenilda Palmeira

O que é mesmo Educação?

          Educação palavra feminina como  a terra que nossos pés  pisam. Educar vem do latim educere e significa também criar, nutrir, cultivar  ou seja, ações intimamente ligadas ao trato da terra e ao trato entre as pessoas.

          O mundo de  hoje  não é igual ao mundo de ontem, essa frase, repetida milhões de vezes, encontra na educação  a sua expressão mais acentuada. Os relacionamentos familiares de hoje parecem delegar  a responsabilidade de educar para a escola.  Seria prejudicial  para o nosso aluno. Alguns pais   têm dificuldade de educar seus filhos. E a escola tem um nome ligado a educação infantil, fundamental,   médio e  superior. Eles (os pais) pensam ser cômodo  entender que a escola é que educa e que as crianças  estão em um  “período de educar” outro quesito: ao mesmo tempo em que o pai quer dar o melhor para o filho, acaba dando uma coisa comum. É como se a gente colocasse o filho para andar de uniforme! Ademais, a maioria das escolas não  são preparadas  para isso. Para elas o aluno é um simples transeunte  curricular.  Os filhos são para sempre. E os danos e prejuízos, quem vai pagar com a  má educação dos filhos são os próprios pais.

          Devemos observar que a família é a matriz social, a mais importante agência socializadora que transfere para os filhos a herança biológica, psicológica, cultural e espiritual e está sob a responsabilidade direta dos pais e das mães.

          No livro de Içami Tiba Quem ama educa ele afirma que há  algo que os professores podem fazer para envolver os pais diretamente no processo e a isso  chama-se educação a seis mãos. Diz Içami: Se o pai  diz vinho e a mãe diz água o filho “dezanda” . É a mesma coisa se  a  família diz vinho e a escola diz água o aluno “dezanda” . É importante que as pessoas que estão ligadas à educação daquela criança tenha o que ele (Içami) chama de “coerência, constância e consequência”. Não adianta    o  professor jogar a bola para a família quando na escola ele também pode fazer alguma coisa. A repetição entre tarefas é muito tênue no espaço limítrofe mas no  centro as coisas não são muito claras. A escola tem de convocar a família toda  vez que a obrigação não está sendo cumprida. E provavelmente a família  deve  ir até  a escola para ver se tem alguma coisa que ela não está cumprindo. É a educação a seis mãos  feita à base do caminho e da razão, dos  pais, mães  e escola.

          A educação a seis  mãos faz correlação com  o início da  nossa crônica educar é criar, nutrir, cultivar ações intimamente ligadas a terra.  O homem é barro e sopro. O barro, que vem da terra,  e o sopro que vem de Deus. Ao primeiro compete a ciência que alimenta o corpo enquanto ao segundo compete a  arte que alimenta a  alma: o animal é dirigido pelas necessidades do corpo: não tem arte, o homem dirige o corpo com a alma. Nesse sentido há dois sentidos básicos e imprescindíveis a favor do bom relacionamento família e escola: a criação de grupos que implica o cultivo das relações  interpessoais e a educação da afetividade, e o aprender a conviver, que é fundamentado na resolução positiva dos conflitos. Hoje a educação acabou se convertendo em uma verdadeira  “batata quente” que  ninguém quer segurar o impasse entre pais e professores atingiu o seu clímax.

          O clichê da unanimidade. A solução para o Brasil é a educação. Mas que tipo de educação é a ideal? Educação depende da visão que temos sobre a praticidade da argumentação. Argumentar é defender ideais. E tanto a família quanto a escola não estão preparadas para este procedimento. Segundo Rorty “educar é agir seguindo a ideia de que as pessoas podem não seguir nossos argumentos, mas tendo a esperança de modificá-las para que um dia possam. Já argumentar é pressupor que os outros seguirão o que dissermos. Ai está o xis da questão o modo como os professores relacionam e correlacionam o que fazem a  situação de comunicação que vivenciam denuncia a adesão a uma dessas concepções profissionais.

          Porque uma coisa é querer convencer o aluno, outra é deixá-lo preparado para abandonar os próprios pontos de vista quando ouvir coisa melhor. A maioria das vezes, ficamos no meio desses extremos,  diz Richard Roty. Professores desejam formar alunos capazes de encarar uma questão por vários ângulos, de dar respostas consistentes independentemente do contexto e da transformação tecnológica que testemunham ao longo  da vida; de deixar de lado o ódio, imaturidade e a crendice; De saber seus direitos e deveres.

          Em ambientes instáveis de encarar perspectivas sem se sentirem ameaçados de que possam permitir a relação civilizada com os outros e oportunar pessoas a lerem obras de Marx, Machado de  Assis, Tomás de Aquino sem enjoar.

          Conclusão. Essa é a educação crítica dos sonhos de muita gente. A educação nesse olhar com tanta complexidade é necessário pensar conceitos que tragam à tona a realidade do indivíduo. Se pode ele tangenciar  ao tema a abordagem parcial, ou marginal, do tema dentro do assunto. E o seu caminhar é a  educação. Respeitemos os limites. Não podemos perder o foco do caminhar. Para poder ensinar, antes é necessário aprender. Jesus era peripatético.  Aquele que ensina caminhando. Ele (Jesus) é o mestre por excelência. Nesta semana da educação vamos entender que educar   não é desistir de si mesmo, mas descobrir que a vida  é o maior de todos os espetáculos – Um espetáculo dado pelo Autor da existência.

JESUS, O EDUCADOR POR EXCELÊNCIA

Agenilda Palmeira, professora Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

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