Total de visualizações de página

domingo, 31 de dezembro de 2017

RECEITA DE ANO NOVO – Drummond (com vídeo)

30 Dec 2017
A Magia da Poesia >> Desde 1999, este projeto divulga poemas de grandes poetas sem erros ou falsas autorias. >>

 Ligue o vídeo abaixo:
Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


(Discurso de primavera e algumas sombras. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979, p. 115)


A Magia da Poesia deseja Boas Festas e um inspirado ano novo a todos os leitores que nos acompanharam neste ano. Obrigado não só pela leitura, mas também pelos comentários e por apoiarem a divulgação de poemas sem falsas autorias. Que o próximo ano venha cheio de poesia (sem erros)!

* * *


NOOSFERA -Teilhard de Chardin

Noosfera...

Pode-se dizer que seja o produto coletivo e aditivo de um milhão de anos de pensamento do ser humano. Pode-se dizer também que seja o pulsar dos passos da humanidade rumo ao infinito face à ressonância das vibrações da luz do conhecimento.

Palavra de origem Grega
Palavra que representa o círculo psíquico!
NOOS = MENTE
(alma, espírito, pensamento, consciência)

SPHERA = CÍRCULO
(corpo limitado por uma superfície redonda)

A NOOSFERA seria a terceira etapa no desenvolvimento do Planeta Terra, depois da GEOSFERA - matéria inanimada e da BIOSFERA - vida biológica. Assim como há a atmosfera, a geosfera e biosfera, existe também a Noosfera ou esfera das ideias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Todos nós alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. Assim como o surgimento da vida – Biosfera - transformou significativamente a Geosfera, o surgimento do conhecimento humano - e os consequentes efeitos das ciências aplicadas sobre a natureza - alterou igualmente a Biosfera.

Pode-se perguntar se 'A caminhada da Humanidade’ não se enganou de estrada, pois ela parece caminhar em direção a uma Era onde o Espírito está sendo colocado a serviço da Matéria.

Percebe-se um desespero na busca de soluções para os conflitos da Terra, na busca de falsas ideologias que destroem a reflexão, na busca de soluções para afastar as forças negativas do totalitarismo, da desintegração, da repulsão, da materialização...

Percebe-se um desespero na busca da PAZ SOBRE A TERRA!

Desespero não percebido na busca da PAZ DENTRO DE SI MESMO.

O homem pensante de hoje interioriza-se, curvando-se sobre si mesmo em busca de maior Individualização. Ele tende a se isolar e procura tornar-se mais solitário para Ser mais profundamente. Pelo excesso de sua individualização e de sua luta pela vida, ele se engana, sucumbindo facilmente à simples sobrevivência... Então sonha em fugir do Planeta Terra, em busca de outras formas de vida, ou outras dimensões de existência... Fugindo de si mesmo.

É primordial perceber e entender que a humanidade converge para um encontro de ordem espiritual, buscando confiança no grande e trabalhoso processo da evolução, que, tendo conseguido criar os seres humanos com tantos cuidados, NÃO PODE SER CONCEBIDA como tendo se organizado ao acaso. É primordial perceber e entender que existe uma evolução dirigida, consciente de si mesma. É primordial perceber e entender que existe um Motor que orienta a humanidade e a atrai para Si. Esse Motor é Deus! Princípio gerador e ao mesmo tempo final, que dá ao Homem o pensamento, a consciência, a alma, a fé e a energia do Amor... para continuar seu caminho de paz e de construção de um futuro digno para a Humanidade.

"Gotas de Crystal" <gotasdecrystal@gmail..com>.
----
Pierre Teilhard de Chardin (1881-1995): Jesuíta francês, pensador da condição humana e grande místico contemporâneo. Reconhecido pela originalidade de pensamento, foi contestado filosoficamente e considerado um herege, sendo impedido pelo Vaticano de lecionar no começo da década de 1950. Sua "reabilitação" com a Santa Sé ocorreu em maio 1981, quando o cardeal Agostino Casaroli, secretário de Estado do Vaticano, enviou uma carta ao reitor do Instituto Católico de Paris enaltecendo o trabalho de Teilhard de Chardin. Seu pensamento apresentava uma visão que integrava ciência e teologia e sua principal obra, O Fenômeno Humano (1955), explica sua visão sobre a história do Universo. É autor, entre outras, de Lugar do Homem no Universo, O Meio Divino, A Minha Fé, Reflexões e Orações no Espaço-Tempo e Sobre a Felicidade.

* * *

PALAVRA DA SALVAÇÃO (59)

Sagrada Família: Jesus, Maria, José – Domingo 31/12/2017

Anúncio do Evangelho (Lc 2,22-40)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meu olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele.
Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma”.
Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
---
Ligue o vídeo abaixo e acompanhe a reflexão do Pe. Roger Araújo:

---
FAMÍLIA: PEQUENA IGREJA
          Ao celebrarmos a Sagrada Família, nossa atenção se volta também para nossas famílias. As famílias hoje conhecem muitas dificuldades e desafios, mas também alegrias e esperanças. O papa Francisco nos lembra:

            “Como é importante às famílias caminhar juntos e ter a mesma meta em vista! Sabemos que temos um percurso comum a realizar, onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e consolação. Nesta peregrinação, partilhamos também os momentos da oração. Que poderá haver de mais belo, para um pai e uma mãe, do que abençoar os filhos ao início do dia e na sua conclusão? Fazer na sua fronte o sinal da cruz, como no dia do batismo? Não será esta a oração mais simples que os pais fazem pelos seus filhos? Abençoá-los, isto é, confiá-los ao Senhor, como fizeram os pais de Jesus. Como é importante, para a família, encontrar-se também para um breve momento de oração antes de tomar as refeições juntos, a fim de agradecer ao Senhor por estes dons e aprender a partilhar o que se recebeu com quem está mais necessitado (…). O perdão é a essência do amor, ele é fundamental na família. Ai de nós se Deus não nos perdoasse! É no seio da família que as pessoas são educadas para o perdão (…). Não percamos a confiança na família! É bom abrir sempre o coração uns aos outros, sem nada esconder. Onde há amor, também há compreensão e perdão”.

            Rezemos com frequência a bela oração que se encontra no final da exortação apostólica Amoris Laetitia:

“Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor; confiantes, a vós nos consagramos.
Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias em lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do evangelho e pequenas igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado seja rapidamente consolado e curado.
Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter sagrado e inviolável da família, da sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém”.

Pe. Nilo Luza, ssp


* * *