Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

DOM CESLAU STANULA Reflexões - Verdades escatológicas (II)

17/11/2017

A Igreja afirma a existência do inferno.

Mas perguntamos: neste caso, onde está a Misericórdia de Deus?
Deus é infinitamente misericordioso. A misericórdia de Deus quer que “ninguém se perca, mas que todos venham a converter-se" (2 Pd. 3,9). 

Mas Deus não impõe a sua misericórdia ou o seu perdão a quem não a quer receber. Deus não obriga ao homem a amá-lo. Nisto consiste precisamente a grandeza e a nobreza de Deus. Ele não violenta nem força a criatura a se abrir para a misericórdia. O criou livre, e respeita a sua liberdade. Respeita a sua decisão até de O rejeitar.

A morte fixa o ser humano em sua última opção, de modo que após a morte ninguém pode mudar suas atitudes.
A Igreja confirma, como verdade de fé, a existência do inferno, mas não confirma se alguém está condenado.

E pensamos em Judas que traiu Jesus, ("Melhor seria para aquele homem não ter nascido",Mt. 26.24) e tantos outros notoriamente criminosos como Stalin, Hitler e outros? Não estão condenados? A Igreja não confirma. Tudo isto  está no coração da misteriosa Misericórdia de Deus.
Rezemos para que sempre estejamos abertos a receber a misericórdia de Deus e nos livraremos do inferno. Isto nos garante Jesus. 

Estas reflexões, por mais que tristes, mas não nos atingem se o nosso bem querer está voltado para Deus.
Maria, a nossa Mãe querida também intercede por nós. Mas a última decisão é a nossa. Por isso rezemos pela graça de perseverança.
Com a benção e a minha humilde oração.

Dom Ceslau.

 -----
18/11/2017

A Escatologia coletiva estuda a segunda vinda do Senhor, chamada, da palavra grega, Parusia e o Juízo Final. Ele virá para julgar este mundo, e a história será encerrada por Deus e em Deus.
O Juízo final não cancela o particular, apenas o completa, na medida em que o mesmo julgamento, que já foi particular, agora se tornará público. Quando isto acontecerá?
 
Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo (Mt.24,36; Mc 13,32). Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último.

O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa sobre todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.

A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens “o tempo favorável, o tempo da salvação” (2Cor 6,2). (Veja o Catecismo Católico 1040 e 1042).

Pensamento: Devemos louvar a Deus por nos ter revelado estas coisas para o nosso bem.
Uma boa e Santa Noite. Com a benção e constante oração.

Dom Ceslau.

-----
20/11/2017

Ressurreição

Já na morte, pelo juízo individual cada pessoa tem definido o seu destino essencial. Mas aguarda, contudo, a consumação individual e social de sua vocação, a realizar-se na ressurreição da carne.
No Novo Testamento está nitidamente afirmada a ressurreição geral, imediatamente antes do juízo coletivo dos vivos e dos mortos. Temos os inúmeros textos do Novo Testamento que o afirmam. (J.5,28; J. 11,24s; Lc.14,14, Mt. 22,23ss; etc).

Mas da ressurreição gloriosa, bem-aventurada, que mais falam os textos sagrados. O significado teológico da ressurreição gloriosa e a manifestação plena da redenção operada por Cristo. Quem não aceita a verdade que Cristo Ressuscitou não aceita a possibilidade da nossa ressurreição gloriosa. Mas também, neste caso, não conseguirá superar, compreender o mistério da dor e da morte. Pois esta, fora do Evangelho de Cristo nos esmaga” como afirma o doc. Vat. II sobre O Mundo de Hoje, (G.S.22).

Como será o corpo ressuscitado? A revelação divina nos atesta que vai ser glorificado e já para sempre livre da dor, imperfeições e de toda limitação. (Filip. 3.20,21). “Corpo glorificado” significa que continuaremos com nosso corpo, mas num estado de glória. (1 Cor.15. 42-44).

Esta verdade nos anima e motiva para viver e fazer o bem.
Com a minha benção e humilde oração.


Dom Ceslau.


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
------------ 
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

MPB ROMÂNTICA DÁ O TOM DE 24/11 NA CABANA DO TEMPO

Juba e Uiara na Cabana do Tempo 

Sexta Musical apresenta Juba e Uiara na AABB Itabuna

O evento pontual de toda sexta-feira à noite na AABB não para. E agora, neste 24/11, a partir de 8 da noite, quem apresenta seu repertório romântico de MPB na Cabana do Tempo do clube é a dupla Juba Gonzaga e Uiara Oliveira.

Segundo o vice-presidente social Raul Vilas Boas, a Sexta Musical resgatou o prazer de sair à noite em Itabuna. “Você sai de casa e vem pra cá tranquilo, porque conta com a segurança de estacionar dentro do clube. E o que é mais importante”, acrescenta ele: “Tem certeza de que vai encontrar sempre música de qualidade, dentro de um ambiente familiar, sempre bem frequentado e bem servido”.   

A presidente da AABB Itabuna, Maruse Dantas, informa que, no horário do evento, a entrada e o estacionamento dentro do clube são liberados para todos, sócios e não sócios. “Pode vir com os amigos, a família e até as crianças que todos entram, todos se divertem”.

O endereço da AABB Itabuna é Rua Espanha s/n, São Judas, com acesso pela Vila Zara (ponte nova) para quem vem do litoral. Já para quem vem do interior, o acesso é via Beira-Rio (Av. Aziz Maron), passando pelo Shopping e bairro Conceição. Os telefones do clube são (73) 3211-2771 e 3211-4843 (Oi fixo).


Contato – Raul Vilas Boas: (73) 9.8888-8376 (Oi) / (73) 9.9112-8444 (Tim)

Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.9133-4523 (Tim) / (73) 9.8877-7701 (Oi)

* * *

“QUEIMEM O PAPA!” RESPONDEM FEMINISTAS À “ACOLHIDA” DO RELATIVISMO

terça-feira, 21 de novembro de 2017
Militantes da agenda LGBT atacam a catedral de Resistência, Argentina
 Luis Dufaur

Uma parada composta por alguns milhares de feministas e militantes LGBT atacou a catedral de Resistência, no nordeste argentino, tentando atear-lhe fogo, pichando-a, jogando garrafas e pedras, segundo ficou registrado em vídeos citados por “LifeSiteNews”. 

Esse tipo de mulheres – qualificadas pela imprensa local de “feminazis” – tentou primeiro incendiar a porta da catedral, assanhando-se contra uma imagem da Bem-aventurada Virgem Maria que reina na fachada do prédio sagrado.


Para maior escárnio, algumas delas se apresentaram em topless, com o busto pichado com blasfêmias e slogans da agenda LGBT.

O ódio à religião e à pureza dos costumes levou-as a se revoltar contra os prédios e monumentos da cidade, cujo estilo reflete os gostos e a alma católica. 

Não foram poupados escolas, prédios de escritórios e monumentos a personalidades históricas. Os prédios foram pichados com frases como “Vai matar teu pai, teu namorado e teu irmão”; “Queimem o Papa”, “Padres abusadores”, “Abortem os meninos”, “Morte aos homens”, etc.

As pessoas que tentaram interpor-se pacificamente entre as mulheres e a catedral foram sujadas com sprays de tinta.

Explosões semelhantes de ódio já aconteciam todos os anos em diversas cidades argentinas por ocasião do “Encontro Nacional de Mulheres”, financiado pelo governo populista-bolivariano kirchnerista afim ao PT. 
Militantes da agenda LGBT atacam a catedral de Resistencia, Argentina

Os ataques se tornaram o rito de uma antirreligião populista e igualitária que promove o aborto, a homossexualidade, a prostituição e outras condutas perversas condenadas pelo catolicismo.

Paradoxalmente, representantes destacados dessa antirreligião recebem calorosa acolhida no Vaticano.

A fim de evitar os já previsíveis ataques e profanações dos anos anteriores, a parada não estava autorizada a passar em frente da catedral. Mas, como nesses anos, um grupo previamente organizado atacou o prédio sagrado.

As barreiras policiais foram derrubadas e o conflito tornou-se mais grave quando moradores enfurecidos saíram de suas casas exigindo que os profanadores abandonassem o local.

“Nossa cidade é pobre e não queremos que continuem destruindo o pouco que temos. Eles vieram quebrar tudo o que temos”, disse uma mulher indignada.

“Eu como mulher não quero ser incluída entre essas moças, se é que podem ser chamadas assim”
, disse a senhora.
Militantes da agenda LGBT atacam a catedral de Resistencia, Argentina

“Uma mulher usa vestido e se distingue pelo perfume, e não pelo cheiro de álcool e de drogas como essas. Além do mais, elas são assassinas, não querem a vida”, acrescentou.

A provocação foi precedida por um ataque contra a catedral de Buenos Aires.

No mês de março, mulheres mascaradas e em topless entraram em atrito com a polícia ao tentaram arrombar as barreiras instaladas diante da Sé.

Essas feministas violentas participavam do “Dia Internacional da Mulher”.

As concessões, “acolhidas” e “acompanhamentos” oferecidos a essas militantes à luz da ‘Amoris Laetitia’ não tiveram nenhum efeito.

O ódio que anima essas agressões – o qual foi observado, aliás, pela imprensa – não obedece a nenhum raciocínio, mas apenas a um impulso demoníaco.





* * *