Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MARIA, por Dom Ceslau Stanula

Maria


Maria é a nossa mãe. “Mulher, eis o teu filho!… Eis, a tua mãe!” (Jo 19,27) Estas frases, que Jesus disse a João do alto da cruz, foram sempre entendidas como uma entrega de toda a Igreja a Maria. E nós, pelo batismo somos a Igreja de Jesus, portanto: Maria é nossa MÃE.

Durante o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI declarou solenemente que: “Maria é Mãe da Igreja, isto é, Mãe de todo o povo cristão, tanto dos fiéis como dos pastores” (21. 11.1964). “Conhecer Maria segundo a doutrina católica é conhecer Jesus e a Igreja, pois Maria foi peça chave, indispensável, no plano de Deus para a Redenção da humanidade”. (idem).

Sempre sentimos a maternal proteção de Maria. Não precisamos argumentos teóricos, porque temos a experiência diária como Ela a nossa Mãe perpetuamente nos socorre. Esta é a doutrina, experiência e a convicção constante e ininterrupta da Igreja.

Reflexão: Nunca estou órfão!!! 

Com a benção e a proteção da Mãe, uma Boa Noite.

Dom Ceslau
23.10.17.



Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

LIVRE ARBÍTRIO É PARA ISSO? - Antonio Nunes de Souza

Livre arbítrio é para isso?


Qualquer turista estrangeiro que chegar ao Brasil, mesmo não sendo carnaval, o que ele presencia é a coisa mais incrível de um povo, que vive num país infestado de criminosos, políticos ladrões, quadrilheiros, traficantes que de dentro dos presídios comandam verdadeiros exércitos de bandidos e organizam as distribuições de drogas, metade da população vivendo na faixa da miséria comendo nas latas de lixo, desemprego assustador, favelas com casas de papelão, moradores de ruas, bairros de consumo de crack, sequestros, crimes hediondos, homofobia, maus tratos e crimes contra as mulheres, estupros de crianças geralmente feitos pelos parentes, professores, padres, pastores, etc., e com esses absurdos e outros de pequenos e grandes portes, quando aparece um trio elétrico na rua, ou a formação de um pagode, todos saem dançando, rebolando, cantando como se estivessem morando na suíça!

Essa parte do nosso curioso país é incrível e, se não fosse vista pelas televisões, cinemas e revistas, contado apenas, acharíamos que era um bruto exagero! Não sei se existe um país como o nosso em termos de acatamento de misérias que nos são passadas e repassadas. Que eu saiba, somente na África muitos países são massacrados pelos seus canalhas golpistas e ditadores!

Por que será que acolhemos essas absurdas atitudes dos políticos em suas administrações e legislações e, burramente, tornamos a votar nesses mesmos abutres e roedores animais?

Será que nos falta dignidade, vergonha, ou desprezo por falta de cidadania?

Essas perguntas são coerentes, lógicas, justas e sensatas, que mereciam respostas menos abstratas e mais atitudes, com uma dose menor de passividade.

Será que tão propalado e difundido “LIVRE ARBITRIO” que é traduzido (?) na Bíblia sagrada, tem realmente veracidade?
Pois, na minha ótica jamais caberá que um Pai Poderosíssimo deixe seus filhos sofrerem essas grandes misérias, e não interceda favoravelmente, para colocar as coisas numa ordem humanas e salutar!

Nós, como pais, durante toda vida, estamos sempre orientando, facilitando, guiando nossos queridos filhos, para que seus comportamentos sejam corretos e sensatos. Por que razão Deus, nosso Pai maior do Universo, vê todas essas crueldades e fecha os olhos, deixando para seus ministros que nos conformem com o ditame do “livre arbítrio!”

Deixo a pergunta no ar: LIVRE ARBÍTRIO É PARA ISSO?


Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

QUARTAS DE FINAL CAMPEONATO CITADINO: 27 E 28/10 NA AABB ITABUNA

Shopping Jequitibá em campo na AABB.

Citadino de volta à AABB, agora já nas Quartas de Final


Depois de uma parada no último fim de semana, por conta da participação da AABB Itabuna numa jornada esportiva em Aracaju, o Campeonato Citadino de Futebol volta com força total: agora começa a fase de Quartas de Final, com 4 jogos de ida, sendo 2 na sexta à noite e 2 no sábado à tarde. Pela ordem, os jogos de ida são:

Sexta (27) à noite
19h15 – Aragão Plásticos x Drogarias Velanes
20h25 – Pizzaria 1ª Opção x Shopping Jequitibá

Sábado (28) à tarde
15h40 – Madeireira Mauá x Hoop Confecções
16h50 – Thumy Gás x Clínica COTEF


O Citadino é a maior competição entre empresas da Bahia, reunindo equipes formadas em Itabuna, Buerarema, Ibicaraí e outras cidades que já não mais participam nessa fase final.

Vale também lembrar que a AABB libera o acesso de todos, sócios e não sócios, nos horários dos jogos. E que na sexta à noite tem música ao vivo com Silvano e Carla na Cabana do Tempo, ao lado do campo, onde a galera pode resenhar ao sabor de petiscos e bebidas de qualidade a preços mais em conta, já que o clube não cobra nem couvert artístico nem 10% de gorjeta.

Contatos – Rodrigo Xavier: (73) 9.9147-7188 (Tim)  /  Vladistone Menezes: (73) 9.8801-3743 (Oi)
Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.8877-7701 (Oi) / (73) 9.9133-4523 (Tim)
* * *




ABL HOMENAGEIA SEUS PATRONOS E FUNDADORES, COMO PARTE DAS COMEMORAÇÕES DOS 120 ANOS

Cadeira 10: Patrono Evaristo da Veiga (1799-1837) - 
Fundador Rui Barbosa (1849-1923)

Exposição Patronos e Fundadores
- desenhos de Cássio Loredano


A Academia Brasileira de Letras abre, dia 31 de outubro, terça-feira, às 16h30min, a Exposição Patronos e Fundadores – 120 anos da ABL, com desenhos de Cássio Loredano. A mostra faz parte das comemorações de seus 120 anos de fundação, completados em julho.

A série foi encomendada ao artista em 2002, pelo então Presidente da ABL, Acadêmico, Embaixador e Historiador Alberto da Costa e Silva. Representa, de acordo com os responsáveis pela exposição, “um aspecto importante na produção do artista e pouco conhecida do público. Constitui uma das mais importantes interpretações do perfil psicológico dos primeiros membros efetivos e seus escolhidos patronos”.

A exposição segue a sequência numérica das 40 cadeiras acompanhadas de texto biográficos dos Patronos e Fundadores.

24/10/2017




* * *