Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de março de 2023

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA  


Depois dos 60 anos, pode-se experimentar muitos tipos de doenças.

- Mas, o que mais me preocupa é a doença de Alzheimer.

- Não apenas porque eu não poderia cuidar de mim mesmo, mas,  porque isso causaria muitos inconvenientes para os membros da minha família.

- Um amigo médico ensinou a outro amigo, um exercício com a língua que é eficaz para reduzir o aparecimento da doença de Alzheimer, e esse exercício também é útil para reduzir e melhorar:

1 - Peso corporal

2 - Hipertensão

3 - Coágulo sanguíneo no cérebro

4 - Asma

5 - Miopia

6 - Zumbido no ouvido

7 - Infecção na garganta

8 - Infecção do ombro / pescoço

9 - Insônia

 

Os movimentos são muito simples e fáceis de aprender. Todas as manhãs, quando você lavar o rosto, na frente de um espelho, faça o seguinte exercício:

- Estique a língua e mova-a para a direita e depois para a esquerda por 10 vezes seguidas.

- Desde que ele começou a exercitar sua língua diariamente, houve uma melhora na retenção de seu cérebro.

- Sua mente ficou clara e produtiva, e outras melhorias aconteceram

- 1 Ver melhor de longe

- 2 Sem tonturas

- 3 Maior bem-estar geral

- 4 Melhor digestão

- 5 Pouca gripe 

- 6 Ele se sente mais forte e mais ágil.

 Notas:

- O exercício da língua ajuda a controlar e prevenir a doença de Alzheimer.

A pesquisa médica descobriu que o exercício tem uma conexão com o grande cérebro.

Quando nosso corpo se torna velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que a nossa língua fica rígida, por isso tendemos a mordê-la.

- Ao exercitar a sua língua, você estimulará o seu cérebro.

Cada pessoa que recebe este boletim informativo deve repassar, para  ajudar a combater a doença de Alzheimer e melhorar qualidade de vida das pessoas e acabar com tremores nas mãos e pernas.

 

Vivendo e aprendendo. Compartilhe!

(Recebi via WhatsApp, sem menção de autoria)

* * *

O espelho biseautê

Ignácio de Loyola Brandão

 


Para Paulo Caruso, amigo de uma vida. Abri o e-mail de Raquel Naveira, escritora mato-grossense, veio uma poética crônica. Ela, assim que publica na sua terra, envia aos amigos. Fui atraído pela frase: 'Restaurou a antiga penteadeira, com o espelho de cristal bisotado e a banqueta de couro, que ficava no quarto dela, a sua mãe'. Bisotado. Há quanto, quanto tempo não lia, sentia, esta palavra?

Vi dona Maria do Rosário, diante da penteadeira - também se dizia psyché - com espelho bisotado, às vezes chamado de bisotê. Depois, Fanny Marracini ensinaria que em francês é biseauté. O que significava? Por mais que olhasse para o espelho, não entendia, só via mamãe feliz. Papai me dizia, 'não sei o que é, mas sua mãe quando se senta na penteadeira, fica tão bonita'. Seria o biseautê? Mas o que era aquilo?

Perguntava, não respondiam. Desconfiei que não soubessem, ou fosse coisa que criança não podia saber. Quantas vezes eu entrava na sala, todos murmuravam 'tem criança' e se calavam.

Custava me explicarem o que era biseautê? Ou bisotado? Essa coisa que fazia mamãe bonita, feliz quando saía para o cinema, para a reza na matriz, para uma festa? Mal ela saía, eu ia para o quarto e ficava a olhar para o espelho, para meu rosto, a fim de saber se eu estava mudado, era mais bonito. Não, não estava, era feio. Esquisito, me condenavam.

Um dia, percebi que na margem do espelho havia um pequena região diferente. Um mínimo rebaixo. Chanfrado, disse vovô Vital. Quando me olhei nele, me vi bonito. Somente naquela moldura. Assim descobri o que era biseautê. Beleza. Cada vez que entrava no quarto, me olhava naquele estreito território, onde eu era bonito. Seria o mesmo com mamãe?

Um dia, vi mamãe pentear o cabelo, passar ruge, apanhar uma bola de vidro com quatro letras, Coty, passar o perfume, meu pai entrou: 'Você está mais linda do que nunca!'. Seria também aquele perfume?

Um dia, dia mais horrível, a funcionária que ajudava na faxina deixou cair o cabo do escovão que dava brilho no assoalho, e o espelho partiu-se em mil. A dor de mamãe. 'Meu espelho, me fazia tão linda.' Ajudei a pegar os cacos, encontrei pedaços do bisotado. E se eu guardasse um pedacinho dele, poderia mudar minha cara quando estivesse sozinho? Mudando a cara, as meninas da classe sorririam para mim, afilhado dono do bar me daria um naco do lanche dela, tão apetitoso. Um dia, a professora leu minha redação, chamava-se composição, e disse: 'Nota cem. A melhor redação do ano. Quero que todo mundo leia para saber como se faz'. Tirei meu espelho do bolso, olhei, ouvi: 'Você é o menino mais bonito da classe', dito pela Neuce, irmã da professora Lourdes.


É JORNALISTA E ESCRITOR, AUTOR DE 'ZERO' E 'NÃO VERÁS PAÍS NENHUM'.

O Estado de S. Paulo, 12/03/2023

 

https://www.academia.org.br/academicos/ignacio-de-loyola-brandao

---------------

Ignácio de Loyola Brandão - Décimo ocupante da Cadeira 11 da ABL, eleito em 14 de março de 2019 na sucessão do Acadêmico Helio Jaguaribe.

* * *