Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

AFONSO RATISBONNE

Algo de legislador, de Moisés e de bíblico no judeu convertido ao Catolicismo no dia 20 de janeiro de 1842.

Plinio Corrêa de Oliveira


A fisionomia de Afonso Ratisbonne* [foto] é de uma pessoa que tomou uma resolução firme. O porte, o corpo, todo o conjunto é de um homem possante, que enfrenta qualquer dificuldade. Até pela postura das mãos e dos braços se percebe um homem de decisão forte.

Ele não aparenta introspecção alguma, está completamente posto no mundo exterior, na objetividade, na verdade. Sem devaneios, pois entende que a vida não é feita de ilusões; tem o garbo de um gigante na presença de Deus. Estes aspectos revelam a sua grandeza de alma.

O Pe. Afonso Ratisbonne tem algo de bíblico, Moisés poderia ser assim. Esta fotografia é benfazeja, como também o é a de São Charbel Makhlouf. Mas a fisionomia de São Charbel lembra a de um profeta, enquanto a de Ratisbonne lembra muito a de um legislador.


Como legenda desta fotografia, poder-se-ia escrever: O varão a quem apareceu Nossa Senhora do Milagre [foto ao lado]. Dessa aparição resultou a conversão, que impregnou essa fisionomia com algo de exorcizante. Mil morcegos e mariposas da dúvida, da incerteza, da moleza, da introspecção e da cupidez fogem da presença dele.

Este é um verdadeiro católico, nem um pouco tolo, pois sabe o que deseja. Compreende inteiramente a malícia dos revolucionários e como deve ser o combate aos maus. Ele era um homem riquíssimo, frequentava a melhor e mais alta aristocracia. Sua conversão do judaísmo ao catolicismo deslocou-o desse ambiente para tornar-se sacerdote. O amor que ele tinha a si mesmo, transferiu-o a Deus Nosso Senhor, com todas as suas potencialidades colocadas inteiramente a serviço do amor de Deus.

_____________

* O banqueiro judeu Alphonse Tobias Ratisbonne (1814-1884) converteu-se ao catolicismo em 20 de janeiro de 1842. O extraordinário fato se passou em Roma, na igreja de Sant’Andrea delle Fratte, diante da imagem da Madonna del Miracolo. Nossa Senhora apareceu-lhe e o converteu instantaneamente, de inimigo da Igreja Católica em seu fervoroso apóstolo.

______________

Excertos da conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 25 de agosto de 1977. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

https://www.abim.inf.br/afonso-ratisbonne/

* * *