Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ESPIRITISMO – Francisco Benício dos Santos


Espiritismo 

De como me tornei adepto desta consoladora filosofia


            Viajava eu da antiga Tabocas para Bahia, e ao aportar, num domingo, ao atracar do saveiro, que me conduzia da lancha à terra, “ao cais das amarras”, onde hoje está o prédio dos Correios, lá encontrei Pio, espantado pela coincidência de achar-se ele ali, à minha espera.

            Perguntei-lhe depois de estreitá-lo num longo abraço:

            - Que coincidência agradável?!

            - Já lhe esperava, na sessão disseram-me que você vinha ali...

            Trocei. Era lá possível tal coisa?

            Fomos para a república. Lá estavam todos os amigos e fizeram-me ruidosa recepção.

            À noite, fomos passear, como de costume, e ai voltarmos, não consegui conciliar o sono. Passei a noite insone. Sentia que algo mexia com a minha rede, onde repousava.

            No dia seguinte, segunda feira, havia sessão em um grupo, por Pio e Santos frequentado. Convidaram-me, relutei, porém fui.

            O grupo era em Itapagipe, em casa de um ferreiro de nome Antonio, que era médium, de faculdades desenvolvidas.

            As sessões eram presididas pelo próprio Antonio, que acumulava as qualidades de médium e presidente dos trabalhos.

            Fiquei na terceira fila e bem distante da mesa dos trabalhos.

            Aberta a sessão e feitas as preces do ritual, faz-se silêncio e a concentração precisa para a incorporação das entidades do além.

            Acho-me possuído de medo terrível. O coração dá tais pancadas que parece pretender saltar fora da caixa peitoral.

            O médium estremece, toma de um lápis, escreve algo sobre um pedaço de papel pautado e, virando-se para mim, o entrega. Leio: “Deus vos guie e ilumine os vossos passos. Olimpia”.

            Fico petrificado.

            De novo o médium levanta-se, toma posição de tribuno, enrija-se, alça o peito e com ênfase diz:

            Augusto Conte. “As verdades e as mentiras de Augusto Conte”.

            E eloquente, fluente, faz verdadeira conferencia em torno do tema epigrafado.

            Perora brilhantemente, deixando a plateia deslumbrada, e eu espírita convicto.

            Havia recebido o meu batismo de fogo e encontrado a minha estrada de Damasco.

                        À noite, não consegui dormir. A minha mente despertava para pensar melhor e compreender coisas e fatos que mereciam esclarecimentos e estudos.

            Pio já possuía alguns livros doutrinários e filosóficos, de Kardec e Flamarion. Passei dos de Kardec aos de Leon Denis, e quanto mais lia, mais a leitura me atraía e achava gosto em saborear e assimilar os sublimes conceitos, os belíssimos ensinamentos e a pura moral naqueles livros. Com a fé sempre revigorada, com a chegada de Pio e Santos em Itabuna, fizemos sessões em casa de Santos, e,  tempos depois, fundamos um grupo espírita, que tomou o nome de “Deus na Natureza”, cuja presidência foi ocupada por Santos, servindo de médium a sua esposa, dona Rosa.

            Esse grupo proporcionou-nos belas sessões, depois mudaram para a casa onde tenho hoje e depósito da loja. Neste local, adquirimos biblioteca e organizamos a sociedade em molde mais completo, mais amplo.

            Martinho Conceição e Oscar Fontes já faziam parte dele e aí tínhamos sessões de assistência aos necessitados.

            A enchente de 1914 levou a casa, e nós nos mudamos para outra, que tomou nova denominação.

            Martinho fazia parte da diretoria do novo grupo espírita, que se chamava “Perseverança”, até que a mudança de Santos levou Martinho a assumir a presidência  e, finalmente, construir um prédio na praça da Boa Vista, onde tem o citado grupo a sua sede do qual eu e Loura fazemos parte.


(MEMÓRIAS DE CHICO BENÍCIO)
Francisco Benício dos Santos

* * *

NESTA QUARESMA... – Aí vai a Lição do Papa Francisco


Preste Atenção... Estamos no Período de Quaresma... Para os que vão ficar 40 dias Sem Beber, Comer Chocolate, Sem Refrigerante, Sem fumar, sem fofocar e Etc... De nada adianta isso Para Ser Uma Pessoa Melhor... Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor: 

...................
  
1. Sorrir; um cristão é sempre alegre!
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo).
3. Lembrar ao outro o quanto você o ama.
4. Cumprimentar com  alegria as pessoas que você vê todos os dias.
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você.
7. Animar a alguém.
8. Reconhecer os sucessos  e qualidades do outro.
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa
10. Ajudar a alguém para que ele possa descansar.
11. Corrigir com amor; não calar por medo.
12. Ter delicadezas com os que estão perto de você.
13. Limpar o que  sujou, em casa.
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos.
15. Telefonar ou Visitar mais Seus Pais.

O MELHOR JEJUM

Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
Jejum de tensões e  encher-se com orações.
Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
Jejum de falta de perdão e encher-se  de reconciliação.
Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros...

Papa Francisco
* * *

DÁDIVA DE VIVER


Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina. Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente...

Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança.

Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver. Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você. Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre.

Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver. Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você, vivo, atuante, compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo e você faz parte dele.

Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face. Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar.  Respire forte e intensamente, oxigenando as ideias, o corpo, a alma. Sinta o gosto pela vida.

Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida. Aquela flor miúda que, em meio à urze, sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande. Sinta-se vivo ao apreciar o voo da borboleta ou do pássaro à sua frente. Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo-se e desfazendo-se sobre seus olhos. Quão maravilhosa é a vida!

Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão. Quanta vida há no chão... Minúsculos seres caminhando na terra, na grama... A formiga na sua luta diária pela sobrevivência... A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, e tantas coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir-se vivo. Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe.

Somos caminhantes da estrada da vida, somando, a cada dia, virtudes às nossas caminhadas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes. Aprenda a dar valor à dádiva de viver. Isso fará o seu dia se tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus. Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece. Aprenda a dar graças pela dádiva da vida.


"Gotas de Crystal" gotasdecrystal@gmail..com

(Autor não mencionado)



* * *