Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

27 DE AGOSTO - DIA DE SANTA MÔNICA


Saiba mais sobre a vida de Santa Mônica - A Padroeira das mães cristãs

Em 27 de Agosto comemora-se o dia de Santa Mônica, famosa entre as mães cristãs pela sua perseverança, amor, devoção e fé. Ficou vários dias em oração para conseguir converter seu filho mais velho, Santo Agostinho, e com sucesso em seu pedido dedicou tudo para lhe ensinar o que aprendeu ao decorrer de sua vida.

Deus sabe o que cada filho precisa e deve encontrar na vida, e é baseado nisso que O procuramos para que seja feita a Vossa vontade. Um canal que transmite nossa energia ao encontro do Pai é o elo estabelecido por meio dos Salmos e orações.


História de Santa Mônica

Mônica nasceu em 332, na África. Filha de família abastada, foi criada por uma escrava. Segundo os manuscritos desde criança sempre foi muito religiosa e dedicava a vida sempre a ajudar os pobres com paciência, amor e carinho.

Mônica casou-se com Patrício, um nobre conhecido na época, mas infelizmente sofreu muito, porque ele era um homem rude e violento.

Após algum tempo, Mônica teve 3 filhos: Agostinho, Perpétua e Navigio. Mas Agostinho que era o mais velho, lhe causou muitas tristezas, isso porque ele não media suas ações e acabou sofrendo muito. Mônica, assistindo todas as atitudes do filho e não desistindo do poder de transformação que a oração traz, resolveu proibi-lo de entrar em casa. Mas mesmo assim ela nunca deixou de rezar pela conversão do filho.


Fé e perseverança

Mônica, com toda devoção e fé, rezou durante 30 dias pela conversão de Agostinho, e depois de muita perseverança, suas orações foram atendidas, e mais tarde seu filho mais velho se tornou o “Santo Agostinho”, que inclusive escreveu sobre a mãe:

“Ela foi o meu alicerce espiritual, que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus.”


Morte e Canonização

O falecimento de Mônica ocorreu no ano de 387, aos 56 anos. Mas só em 1420, que Papa Martinho V descobriu o paradeiro de seu corpo e o transportou para Roma.
Canonizada pelo Papa Alexandre III foi declarada como Padroeira das Mães Cristãs.
 ....

Oração a Santa Mônica pelo filho 

“Sob o peso do meu fardo corpóreo, volto-me a ti, querida Santa Monica, e peço tua ajuda e intercessão.
Do teu lugar no céu, imploro que olhes pelo meu filho (NOME), que perdeu-se na fé e em tudo o que tentamos ensinar-lhe.
Eu sei, querida Mônica, que nossos filhos não pertencem a nós, mas a Deus, e que Deus muitas vezes permite que eles se percam para que isso seja parte de sua jornada em direção a Ele.

Seu filho, Agostinho, também se perdeu; mas encontrou a fé e chegou a acreditar e, nessa crença, tornou-se um verdadeiro professor.

Ajuda-me, portanto, a ter paciência e a acreditar que todas as coisas – inclusive esse movimento decepcionante longe da fé – acontecem de acordo com os propósitos de Deus.

Por causa da alma do meu filho, oro para entender e confiar nisso. Santa Mônica, por favor, ensina-me a persistir fiel na oração, como tu fizeste pelo bem de seu filho. Inspira-me para que eu me comporte de maneira a não afastar o meu filho de Cristo, mas apenas o conduza gentilmente em direção à Sua luz maravilhosa.

Por favor, ensina-me o que sabes sobre este doloroso mistério de separação, reconciliação e reorientação de nossos filhos para o céu.

Ó Santa Mônica, santa das mães, amante de Cristo e da Sua Igreja, roga por mim e por meu filho [Nome], para que possamos ganhar o céu, juntarmo-nos a ti e oferecermos um constante e agradecido louvor a Deus.

Amém.”
 ....

Aclamações para Santa Mônica

“Com vossas lágrimas de amor,
Mãe do grande Agostinho,
destes à Igreja um Doutor,
destes ao céu um serafim.
Salve a vós, mulher bendita,
muda e só em vosso quebranto,
que pressagiastes com vosso pranto
novos triunfos da Cruz!
Cada lágrima que rola
por vosso pálido semblante
é um reflexo radiante
do sol da eterna luz.
Com vossas lágrimas de amor…
Como solo lamentador
de tortura solitária,
suba ao céu vossa prece
do vale da dor;
Deus vos escuta, e os vossos frutos,
do poder de Deus,
cai um gigante rendido:
e é o filho de vosso amor!
Com vossas lágrimas de amor…”




* * *

ITABUNA CENTENÁRIA SORRINDO: Reciclando


Em casa de pobre:


Morre uma toalha, nasce um pano de chão;

Morre um molhe de tomate, nasce um copo;

Morre uma “brusinha”, nasce um pano pra tirar pó;

Morre uma margarina, nasce uma tupperware;

Morre um refrigerante, nasce uma jarra;

Morre um sorvete, nasce um pote de feijão;

Morre uma sacola de mercado, nasce saco de lixo ou uma touca de cabelo.

A salvação do meio ambiente é ser pobre. Pobre, sim, sabe reciclar!


(Autor desconhecido)

* * *

SÓ POR HOJE


Só Por Hoje

Só por hoje tentarei viver somente este dia e não tentarei solucionar todos os meus problemas de uma vez. Posso fazer alguma coisa por doze horas que me assustaria se eu achasse que tivesse que continuar a fazê-la pelo resto da vida. Só por hoje serei feliz. Parece ser verdade: A maioria das pessoas é tão feliz quanto tenha decidido ser.

Só por hoje me ajustarei à realidade, e não tentarei ajustar tudo à minha própria vontade. Aceitarei o que o destino me reservar, e me adaptarei a ele. Só por hoje tentarei fortalecer  minha mente. Estudarei e aprenderei alguma coisa útil. Não serei um ocioso mental. Lerei alguma coisa que requeira esforço, raciocínio e concentração.

Só por hoje exercitarei minha alma de três maneiras: praticarei uma boa ação para alguma pessoa, sem que ela fique sabendo; se alguém ficar sabendo, não será válido. Farei pelo menos duas coisas que não quero fazer só para me exercitar. Não demonstrarei a ninguém que meus sentimentos estão feridos; eles podem estar feridos, mas hoje não o demonstrarei.

Só por hoje serei agradável. Terei a melhor aparência possível, me vestirei bem, manterei minha voz baixa, serei cortês, não criticarei ninguém. Não encontrarei defeitos em nada, nem tentarei melhorar ou controlar ninguém, a não ser eu mesmo. Só por hoje terei um programa. Talvez não o siga exatamente, mas o terei. Evitarei dois aborrecimentos: a pressa e a indecisão.

Só por hoje passarei meia hora tranqüilo, completamente só, relaxando. Durante essa meia hora, em algum momento, tentarei ter uma melhor perspectiva da minha vida. Só por hoje não terei medo. Principalmente não terei medo  de desfrutar do que é belo. não terei medo de acreditar que na mesma medida que dou para a vida, a vida dará a mim.


"Gotas de Crystal" ppscrystal@yahoo.com..br

(Autor não mencionado)

* * *