Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COLÔNIA DE FÉRIAS: UMA DIVERTIDA TRADIÇÃO DE 18 ANOS DA AABB ABERTA TAMBÉM PARA NÃO SÓCIOS

Há 18 anos que as atividades da colônia não param.

AABB Itabuna tem colônia de férias para crianças de 6 a 14 anos


Pais que têm muito o que fazer nesses próximos dias, especialmente de 5 a 15 de dezembro, podem também proporcionar muito o que fazer para seus filhos, aproveitando toda a estrutura da AABB Itabuna: esportes, lazer, arte, gincana, brincadeiras, jogos, oficinas. Tudo que eles mais gostam de fazer no lugar em que mais gostam de ficar.

É a Colônia de Férias da AABB Itabuna em sua 18ª edição anual.  Sempre no período que antecede as festas de fim de ano para dar tranquilidade aos pais que têm tantos compromissos nessa época devido ao Natal e Ano Novo que se aproximam.

A programação diária – terça a sexta, das 7h30 até 11h30 – tem tanta coisa que chega mesmo a tirar o fôlego dos pequenos. Esportes como natação, vôlei, handebol, futebol de campo, futsal, baleado. Atividades como caminhada ecológica, passeio ciclístico, caça ao tesouro, gincana. Lazer com brincadeiras tradicionais, jogos, recreações, festivais, oficinas.

Dirigida para crianças de 6 a 14 anos, a Colônia de Férias da AABB Itabuna tem turmas por idade e é orientada por educadores com muita experiência pedagógica em escolas e em programas de integração socioeducativa. Informações e inscrições na secretaria do clube pessoalmente – Rua Espanha s/n – São Judas – ou pelos telefones (73) 3211-4843 e (73) 3211-2771.


Contatos – professores Joceone Reis (9.9133-6475) e Riane Dantas Xavier (9.9127-9136)
Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: 9.8877-7701 e 9.9133-4523

* * *

DOM CESLAU STANULA REFLEXÕES - Vida de Cristão – As Virtudes Teologais

26/11/2017
Vida de Cristão

”Ocupai-vos com tudo o que verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo oque há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor”
(Fl 4,8)

As reflexões que se seguem tem o enfoque cristão. Queria falar de vida cotidiana, a sua motivação, e a sua missão de fazer o bem. Como ponto de partida queria falar sobre as virtudes. O que é a virtude.
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

Em religião, define-se a virtude como “o hábito ou qualidade permanente da alma que lhe dá inclinação, felicidade e prontidão para conhecer e praticar o bem e evitar o mal”. Neste sentido o Catecismo da Igreja Católica define: “A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si” (n. 1803). Para Aristóteles, o filósofo da antiguidade, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, mas o costume para que seja virtude deve estar entre dois polos: defeito e excesso, o que é a moderação. A virtude adquirida pelo próprio esforço, chamamos a virtude natural. Um hábito (seja bom ou mau) consolida-se pela repetição de atos.

Por exemplo, a virtude de veracidade, adquirimos tentando sempre não ocultar a verdade. Como este conceito da virtude precisam ter em conta os pais e educadores...

Com a benção, oração e abraço de verdade. 
Boa Noite.
Dom Ceslau. 

====

27/11/2017
As Virtudes Teologais

As virtudes humanas adquiridas pela educação, por atos deliberados (...) são purificadas pela graça divina. (CIC 1810)

Deus também pode infundir diretamente uma virtude na alma, sem esforço da nossa parte. Pode conferir a uma alma o poder e a inclinação para realizar certas ações sobrenaturalmente boas. Uma virtude deste tipo – o hábito infundido na alma diretamente por Deus – chama-se sobrenatural, a virtude sobrenatural.

Entre estas virtudes, as mais importantes que recebemos são três: fé, esperança e caridade. Estas virtudes chamam-se teologais (ou divinas) porque dizem respeito diretamente a Deus: cremos em Deus, em Deus esperamos e a Ele amamos. O Catecismo declara: “Não é fácil para o homem ferido pelo pecado manter o equilíbrio moral.  O dom da salvação, trazida por Cristo, nos concede a graça necessária para perseverar na conquista das virtudes” (CIC Nº 1811).

Estas três virtudes, junto com a graça santificante, são infundidas na nossa alma pelo sacramento do Batismo. Deus aumenta a nossa fé.

Com a benção e oração.
Dom Ceslau.

====

28/11/2017
As Virtudes Teologais II

As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna. (CIC 1813). São três: Fe, Esperança e Caridade.

A fé acreditamos no Deus Criador, que é o Pai, no Deus Salvador, que é Jesus Cristo e no Deus Santificador, que é o Espírito Santo. Cultivando a fé, compreendemos que Deus é uno e trino e que tudo isso nos foi revelado nas Sagradas Escrituras e na Tradição na Igreja. Cremos, então, que Deus é a verdade.

A Esperança é a virtude que nos ajuda a desejar e a esperar tempos melhores aqui na terra e a ter a certeza de que conquistaremos a vida eterna, que é a nossa felicidade. “A esperança é a virtude pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos céus e a vida eterna” (CIC 1817); Hb 10,23; Rom 1,17).

A Caridade é a “virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus (CIC 1822) Jesus fez da caridade um novo mandamento. Deu-nos o exemplo “amou até o fim” (J 13,1;15,12; J 15,10).

Reflexão: Recebendo estas virtudes gratuitamente de Deus, isto nos compromete motivar a vida com esta força de Deus.

Um boa Noite. Com a benção e oração. 
Dom Ceslau.

===

29/11/2017
As Virtudes Teologais III

É interessante notar as diferenças significativas entre a virtude natural e a sobrenatural. Uma virtude natural, porque se adquire pela pratica frequente e pela autodisciplina habitual, torna-nos mais fáceis realizar os atos dessa virtude. Por exemplo, se nos torna mais agradável ser sinceros do que falsos. Porém uma virtude sobrenatural, que é diretamente infundida não torna necessariamente mais fácil a pratica da virtude, por exemplo da fé. Não é difícil encontrar uma pessoa que, possuindo a virtude da fé em grau eminente, tenha tentações e duvidas durante toda a vida. A dúvida não significa falta de fé. A dúvida significa que a pessoa pensa, se questiona, busca...

Outra diferença entre a virtude natural e a sobrenatural é a forma como cada uma cresce. Uma virtude natural como por exemplo a paciência adquirida, aumenta com a prática repetida e perseverante dos atos. Uma virtude sobrenatural, porém, só aumenta pela ação de Deus, isto é, tudo o que aumenta a graça santificante aumenta também as virtudes infusas. Crescemos em virtudes tanto quanto crescemos em graça. E aqui vem o poder e a necessidade da oração.

Com a benção e minha oração. Boa Noite. Um repousante sono.

Dom Ceslau.

===

30/11/2017
As Virtudes Sobrenaturais

Além das virtudes teologais, existem outras quatro virtudes sobrenaturais que, juntamente com a graça santificante, são infundidas na alma pelo batismo.

Estas virtudes dizem a respeito às pessoas e coisas em relação a Deus, chamam-se virtudes morais, ou cardeais que são: prudência, justiça, fortaleza e temperança

O adjetivo “cardeal
” deriva do substantivo latino: cardo, cardinis, que significa “gonzo”, dobradiça, e são assim chamados por serem virtudes “gonzo” ou “dobradiça” pois delas dependem as demais virtudes. Veja CIC Nº 1805)

Estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Bíblia sob outros nomes. Poderíamos dizer que estas quatro virtudes contem a semente das demais virtudes.

Meditação: estas virtudes norteiam a minha vida?
Com a minha oração e a benção.
Dom Ceslau


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

======
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *



1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Na campanha contra a Aids utiliza-se como símbolo o laço vermelho que é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

No ano de 2015 o Ministério da Saúde lança a campanha do DEZEMBRO VERMELHO que só foi aprovado como Projeto de Lei no ano de 2017 pela PLC 60/2017.

A mobilização em torno do Dezembro Vermelho deverá se apoiar em parcerias entre o governo, entidades da sociedade civil e organismos internacionais, obedecendo às diretrizes traçadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e ISTs.

Em Itabuna o GAPA-ITABUNA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS) desenvolve o trabalho de prevenção as ISTs/HIV/Aids e Hepatites Virais e assistência às Pessoas Vivendo com HIV há 28 anos. Neste dia mundial de combate a Aids a instituição vem reforçar a importância do envolvimento de toda a sociedade com as campanhas de prevenção, principalmente entre os jovens por ser este o grupo mais atingido nos último anos.

PROTEJA-SE!


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *