Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

ITABUNA CENTENÁRIA FRASES – “Entre Aspas”



“Entre Aspas”


Antes de poder vencer, tem de crer que é digno disso.
-Mike Ditka em Sports Illustrated.

----
Sua conduta é apenas uma expressão formal de como você trata as pessoas.
- Molly Ivins, comentarista política.

----
O hoje está sempre aqui. O amanhã, nunca.
- Toni Morrison, Beloved (Knopf).

----
A civilização é a arte de viver em cidades de tal tamanho que todos não conhecem todos os outros.
- Julian Jaynes, The origin of consciousness (Houghton Mifflin).

----
Integridade é dizer a verdade a mim mesmo. E honestidade é dizer a verdade aos outros.
- Spencer Johnson, “Yes” or “No” (HarperCollins).

----
Fala-se muito a favor dos debates e pouco a favor da harmonia.
- Cullen Hightower em Quote.
----
Você tem de ser o primeiro, o melhor ou diferente.
- Loretta Lynn, cantora.

----
Todos nós vivemos em ambientes virtuais, definidos por nossas ideias.
- Michael Crichton, Disclosure (Knopf).

----
A imaginação nos permite escapar do previsível. Permite-nos responder ao fato patente de não podermos voar dizendo: “Preste atenção!”
- Bill Bradley, Volues of the game (Artisan)

----
As pessoas que importam não são as que têm as credenciais, mas as que têm o interesse.
- Max Lucado, And the angels were silente (Multnomah).

----


Uma “boa ideia” de verdade é aquela que deu certo. Portando, jamais poderemos saber se algo é bom ou ruim sem que experimentemos.
- Nelson Sampaio, em O profissional do futuro (Nobel).

----
Um inimigo comum não faz uma amizade verdadeira.
- Richard Stengel em Time.


FONTE:  Rader’s Digest Seleções, Fevereiro 2000

* * *

A POÉTICA TRAJETÓRIA DE DIEGO MENDES SOUSA - Entrevista



É com muita honra e alegria que trazemos um pouco da vida, especialmente da carreira literária (que já conta com 15 anos de labuta), deste jovem e inspirado parnaibano, autor de inúmeras obras, importantes títulos e elogiado por gigantes da Literatura como O.G. Rego de Carvalho e Lêdo Ivo. Estamos evidenciando o poeta Diego Mendes Sousa, que concedeu entrevista a Claucio Ciarlini e Carvalho Filho.



CLAUCIO CIARLINI - Relate-me um pouco sobre a sua origem. Quando e onde nasceu, cresceu, suas principais referências familiares, etc.

DIEGO MENDES SOUSA -  Agora que sou galho, uma tremenda raiz puxa-me os pés.  Nasci na Parnaíba - costa solar, fluvial e marítima do Piauí - na Santa Casa de Misericórdia, ali no bairro São José, às 22h do dia 15 de julho de 1989, sob as peritas mãos da Dra. Gildete. Minha mãe Silvana Pereira Mendes, decerto, não imaginara que - naquela noite de Boi de São João - semeava o seu gemido eterno. Antes do meu batismo católico apostólico romano, chamava-me Igor, nome de príncipe, mas que, por um impasse paterno, me tornei Diego, ou seja, e ainda, um duplo ego em exaltação e em vozes. Um perfeito Narciso! Vim com as dores profundas e com o desejo de santidade. Cheguei da Criação pronto. A poesia fizera-se carne e ressuscitei nesta infância atávica de ler o mundo.

 Meu dom de curandeiro da palavra manifestou-se cedo. Não fui uma criança normal. O tempo foi abrindo clarões em minha mente. O mínimo olhar era motivo de reflexão e de incisão lírica.Hoje, tenho a convicção de que o meu interior era uma multidão de sonhos clamando por liberdade. Também fiquei a saber que era poeta. Que Poeta vem acabado. Cresci em cidades iguais, que possuem os mesmos horizontes oceânicos. Vivi no tríptico Parnaíba - Tutoia - São Luís do Maranhão, nessa ilha de José Sarney, fiz-me autodidata em estudos literários e históricos avançados.

 Muito moço, por volta dos 10 anos de idade, convivi com Josué Montello, José Chagas e Nauro Machado, que me selaram de cultura. Descobri, na casa dos meus avós, que eu era sobrinho-neto do Ferreira Gullar, que a poesia me impregnara desde a linhagem sanguínea. Nunca mais fui o mesmo. Minha avó, Maria José Ferreira Sousa (1925-), foi-me referência absoluta. Mulher de caráter ilibado e de pulso profissional competente e de vanguarda, ela me deu a oportunidade de conhecer todas as artes: pintura, cinema, música, teatro, óperas... Sua biblioteca particular era humanista. Li Rainer Maria Rilke e Marcel Proust nas prateleiras da nossa casa!

Fiz amizade com Benjamim Santos, Tarciso Prado, Alcenor Candeira Filho, Rubem Freitas e Assis Brasil (nomes literários da Parnaíba) através dela. Minha avó foi a minha primeira salvação! Tomei gosto pela cultura popular e memorialística por intermédio das orientações do meu avô, Aldi do Espírito Santo Anunciação Sousa (1933-2014), carnavalesco e pintor, mestre em serigrafia. Deixou a sua marca na história da Parnaíba com o Bloco Bafo da Onça. Meu avô foi a minha primeira intensidade humana! De marchinha em marchinha, fui cantando os tormentos de uma alma extremamente triste e sombria, sob passos de caranguejos e siris.


CLAUCIO CIARLINI - Em que momento e em quais condições nasce o Poeta Diego Mendes Sousa? Quais são suas referências?

DIEGO MENDES SOUSA - Sempre quis ser escritor.
Pensava em ser Romancista, ter estatura intelectual de um Victor Hugo ou de um Thomas Mann, que li em tenra idade. Em 1997, ganhei um livro intitulado "Bíblia Ilustrada Para Crianças", presente amoroso da minha avó Maria José. Aquilo foi o fascínio inicial! Veio a se integrar com "A Casa da Paixão" de Nélida Piñon, que recolhi (pela capa de uma fêmea desnuda e coberta de sol) no ano seguinte, em 1998, em um sebo do centro histórico de São Luís. Bebi o sagrado e o profano ao mesmo instante. Fui um menino maduro que entrou na idade da razão antes do tempo. A narrativa poética e erótica de Nélida causou-me um choque raro, de tanta beleza! Aí, disse para mim mesmo: quero ser um poeta-romancista! Só depois descobri que isso se chamava prosa poética. Na verdade, o desejo de ser escritor precedeu o poeta. Este poeta convicto, nasceu em 2003, quando viu, em uma ladeira da Rua do Sol, na Ilha do Amor, uma mulata subindo. Revi o texto de Nélida Piñon em uma atmosfera concreta: uma mulher, a metáfora do sol, os contornos do canônico, a poesia explodiu em mim! De repente, a imagem transformou-se em verso e escrevi o primeiro poema: "Os momentos possuem as ladeiras obscenas."

Deixei o romance que havia rascunhado nos meses anteriores a julho de 2003, intitulado O Filho de Athenas (que ainda hoje dorme na gaveta, porque sou da caneta e do papel) e ingressei no mistério sem volta e obscuro da grande Poesia. Daí até a publicação da primeira obra literária, levei três anos, trazendo a lume o livro Divagações, em 2006, já enevoado da magia de Rimbaud e de Lêdo Ivo, para além da alquimia de Lorca e de Gerardo Mello Mourão.


CLAUCIO CIARLINI - Comente sobre as suas obras, quando e por quais contextos elas foram lançadas?

DIEGO MENDES SOUSA - A preparação para a publicação do meu primeiro livro de poemas foi uma epopeia, uma costura entre o segredo e a vontade de revelação. De forma independente e sem comunicar a ninguém, fui a uma pequena gráfica na Avenida Álvaro Mendes, no bairro Nova Parnaíba, onde morava e pedi um orçamento. Tratava-se da GuidoArt, de propriedade do Guido, que era leitor assíduo e poeta, além de ser detentor de uma excelente biblioteca, onde identifiquei a obra completa do simbolista piauiense Da Costa e Silva, pai do Alberto da Costa e Silva, africanista e membro da Academia Brasileira de Letras. No meu silêncio habitual, juntei as mesadas que ganhara da minha avó. Passei quase um ano para conseguir levantar o montante necessário. "Divagações" foi escrito entre os anos de 2003 e de 2005, nas cidades de São Luís e Parnaíba. Somente no fim de 2006, consegui lançá-lo, em noite festiva, com o patrocínio familiar. Antes, em março de 2006, levei "Divagações", em manuscrito, para a leitura acurada do Dramaturgo Benjamim Santos.
Envergonhado, por acreditar que meus versos eram feios e desregrados, tive Benjamim Santos como primeiro leitor e único amigo. Qual espanto! Pois Benjamim bradou que eu era o maior bardo da Parnaíba, no momento em que cheguei em sua residência, para saber notícias da sua leitura. Não acreditei, é claro, mas ali a semente germinou.

Vi que era possível enfrentar o vasto mundo literário, bem como pensar em uma próspera trajetória na Literatura. Na minha estreia, não existiam as redes sociais nem as festas literárias que hoje estão espalhadas por todo o Brasil. Fiz tudo no corpo a corpo, via Correios, sem sair da Parnaíba, e projetei-me nacionalmente com "Divagações". O passo seguinte pretendia maturidade conquistada e comecei a esboçar a cosmogonia de "Metafísica do Encanto", também produção independente, publicado em 2008 e que conquistou o Prêmio Olegário Mariano da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, por melhor livro de poemas do ano. Em 2009, recebi o convite de Waldir Ribeiro do Val, editor das Edições Galo Branco do Rio de Janeiro, para integrar a importante Coleção 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor, que abraçava nomes fortes como Carlos Nejar, Astrid Cabral, Antonio Olinto, Antonio Carlos Secchin, Ives Gandra da Silva Martins, Anderson Braga Horta, Gabriel Nascente, Aricy Curvello, Lourdes Sarmento, Darcy França Denófrio, dentre outros de reputação poética inconteste. Conheci o amor da minha da vida, a minha alma gêmea, a minha Musa Altair e escrevi para ela "Fogo de Alabastro" (2011), um livro lírico, muito rico em imagens sonoras e sutilezas universais. Elaborei "Candelabro de Álamo" (2012), que foi distinguido com o Prêmio Castro Alves da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2013. Sucederam-se "O Viajor de Altaíba" (2013); "Alma Litorânea" (2014); "Tinteiros da Casa e do Coração Desertos" (2015); "Gravidade das Xananas" (2015); "Coração Costeiro" (2016); "Fanais dos Verdes Luzeiros" (2017); e o que sairá em breve, "Rosa Numinosa" (2018).


CLAUCIO CIARLINI -  Como você enxerga o Diego Mendes Sousa do primeiro livro e o poeta de agora, depois de passada mais de uma década e tantos eventos?

DIEGO MENDES SOUSA - A poesia é um misterioso passar pela plenitude das vivências humanas e das planificações sobrenaturais. Vejo-me caminhando no escuro, porque a criação poética é inesperada. Ora dar-se generosa, ora teima em ser ingrata. A epifania da poesia instiga a espera.
 Noto que mudei deveras, na forma de sublinhar as imagens que me assaltam de repente... uma espécie insight. Todo poeta se abisma em um círculo. Seus temas escapam. Sua visão de mundo cresce. Suas experiências se contradizem ou se desdizem. No entanto, a essência mantém-se ali, no centro dos seus motivos e dos seus sentimentos. A poesia é um ato de coragem e de justiça consigo mesmo. É a porta de saída para as misérias e as tristezas do ser. Ela também festeja as alegrias, mas essas, vêm disfarçadas de amplidão no tempo. É a abertura da claridade, quando afastada a pertinência da solidão. Escrever é estar no vazio dos pensamentos. É uma alquimia de sonhos transmutada em palavras. Fiz o meu percurso isolado. Não tive grupo ou movimento de diálogo com outros poetas. Não participei do barulho das ruas, tudo isso por escolha mesmo, de forma pensada. Como sou tímido, reservei a introspecção do meu canto e fui andarilho dos meus próprios versos.


CLAUCIO CIARLINI -  O que podemos esperar do próximo livro de Diego Mendes Sousa?

DIEGO MENDES SOUSA - Estou trabalhando a publicação de "Rosa Numinosa". Uma obra diferenciada por seu teor místico, que escala cenas bíblicas, com profecias que carrego ínsitas dentro de mim. Tenho o dote da vidência. Consigo ler a palma da minha mão! Minha miragem é de um cigano que calha almas ou de um xamã que prepara o espírito no além tempo. Como poesia é mistério, a dose amarga do meu jardim é uma rosa que se despetala imaginariamente ou desabrocha para o destino.

A rosa é o símbolo da delicadeza. Por ser a demonstração do que é refinado e valorativo, a rosa serve ao amor e à beleza. Numinoso é o estranhamento sagrado. Desvendar a poesia é um gesto divino, que merece metafísica e ambição ritualística. Nessa liturgia de virtude, o poeta guarda a luz e a fortuna do que há de vir e salta para o futuro dos enigmas que harmonizam a grandeza dos seus gestos sobrenaturais.

Nesse livro, reafirmo ser a poesia um dom que escolhe o rosto necessário.


CLAUCIO CIARLINI - Como você analisa a literatura parnaibana, a de outrora e a de hoje?

DIEGO MENDES SOUSA- Sim, temos uma Literatura proeminentemente parnaibana, seja através de autores nascidos na terra, seja de escritores que na Parnaíba aportaram. O risco da Literatura deve ser universal. Parto do princípio de que ao pintar a própria aldeia, o ser humano intensifica a matiz identitária e ultrapassa o entendimento de si mesmo, pois expõe os seus reais liames culturais, ao revelar usos e costumes que abrem perspectivas a outrem. Até aqui, Parnaíba não teve o seu grande poeta, mas tem o seu grande romancista que atende por Assis Brasil. Parnaíba preservou ou preserva exímios beletristas natos, que ouso nomeá-los: Ovídio Saraiva, Jonas da Silva, Berilo Neves, Renato Castelo Branco, Jeanete de Moraes Souza, Joana Guimarães Neves, Doralice Craveiro de Carvalho, Lena Castelo Branco, Everaldo Moreira Véras, Benjamim Santos,  Alcenor Candeira Filho, José Galas, Manoel Ricardo de Lima, Daniel Ciarlini e Ithalo Furtado, que  esboçaram ou esboçam um projeto nítido e permanente do fazer Literatura. Parnaíba abraçou Luíza Amélia de Queiroz Brandão, Humberto de Campos (de quem sou fã), Benedito dos Santos Lima, R. Peti, Fontes Ibiapina, Lozinha Bezerra e tantos outros.

Quando declaro que Parnaíba não teve o seu Grande Poeta, faço atendendo o chamado autêntico  de que grande poeta é aquele que funda a sua cidade interior, ultrapassa um estado geográfico, ganha um país inteiro e ecoa mundos como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Camões, Fernando Pessoa, Erza Pound, Pablo Neruda, Ariano Suassuna... Gênios raros e graves. De 2015 para cá, com a implantação do Sesc Caixeiral, observo que Parnaíba vive um boom cultural em todas as artes.

 Em especial, na Literatura, com o sopro jovial do livro "Versania", que fincou - de fato - novos e interessantes nomes na cena literária da cidade e que prometem dicções e linguagens. E quem sabe, não estará nascendo aí, os rumos inventivos de um poder extraordinário de dizer as mesmas coisas, de uma maneira mais revolucionária e bela?


CARVALHO FILHO -  O que você prospecta acerca do pensamento segundo o qual o poeta deve ser porta-voz do seu tempo? 

DIEGO MENDES SOUSA- Não somente porta-voz, mas também testemunha do seu tempo. O Poeta anuncia o presente e alarda o futuro, ao mesmo tempo em que preserva o passado. E nessa imersão de tempos, acaba por ser a memória sentimental da sua gente sanguínea, dos seus conterrâneos e dos seus contemporâneos. A poesia é sempre a boa nova. Ela é a ressurreição da beleza em último estágio.
Primeira dentre todas as artes, mergulha essencialmente em cada peça artística, seja na música, na pintura, no cinema... Bach é perfeição! Van Gogh, enigma! Pasolini, alucinação! A poesia medeia a criatividade. É porta-estandarte da loucura e do onírico, precedendo o abismo das visões. Sinto-me predestinado a escrever o testemunho vertical e horizontal das misérias e das glórias humanas, como porta-voz de um grande crime interior, repleto de tormentos e dores ainda maiores.


CARVALHO FILHO - Por que a poesia? Gostaria que você explicasse um pouco da sua escolha pela poesia.

DIEGO MENDES SOUSA - Fui escolhido. Estou indo de encontro a uma tendência em vigor de que o poeta deve trabalhar a linguagem, como se a poesia fosse apenas carpintaria. Antes de tudo, acredito no sobrenatural. O escritor carioca Marcus Vinicius Quiroga intitula-se poeta-operário. E de fato, a sua poesia é trabalhada, pensada e tematizada. A gaúcha Maria Carpi é magnífica em sua literatura filosófica e plástica, fruto de um aprofundamento conceitual sobre as coisas do mundo.Sou da linhagem do absoluto. Não trabalho. Recebo o jorro de luz de mãos beijadas. Sou do outro mundo, o das constelações e o do sublime. Sou um vate iluminado. Nasci, cresci e morrerei sendo o que sou: um legítimo poeta, inaugural e instantâneo.Pedra bruta, parte de um raio eternizável. Um demônio da beleza, um anjo do introspecto.


CARVALHO FILHO - Rubem Alves dizia que “A poesia é uma perturbação do olhar. O poeta vê o que não está lá. Para ele, as coisas são transparentes, abrem-se para outros mundos”. Estaria Rubem Alves correto? E se estiver, por quais meios um poeta, você, por exemplo, pode manter o olhar perturbado para a vida?

DIEGO MENDES SOUSA - Rubem Alves definiu a mosca-azul. O olhar do poeta perturbado, a transparência no ver. O Poeta é isso e algo mais longe! Vejo a vida pela ótica profunda de um lobo anterior à noite. Toda caçada promete alimento. Ser poeta é comer cru, ao sangue de uma procura pelo sem fim. A poesia é uma carne viva que dói - antes, durante e depois de uma fé inabalável pelo ritmo dos clarões anímicos. Em um poema escrito na mocidade e registrado em "Divagações"(2006), eu disse: "Perturbado é o que não escrevo."


CARVALHO FILHO -  Por fim, há algo que você gostaria de dizer aos leitores?

DIEGO MENDES SOUSA - Peço, humildemente, que me leiam. Atravessar esta vida de dissabores e de crueldade, merece recompensa! O escritor também escreve para ser amado por um público leitor, não apenas para expressar as suas quedas noturnas e as suas ascensões linguísticas. Escrevo por acreditar que o mundo é mutável, que os pássaros voam e o destino é incerto. Até porque, mais tarde, a noite será metálica, na compleição poderosa do deserto firmamento. Na grande inspiração da existência, com a musa da crença viva, espero que os meus poemas invadam o vazio irreparável e nostálgico do meu leitor. Este pedido partirá sozinho às lágrimas de sangue. Canto. Evoé!
..............

Entrevista com Diego Mendes Sousa publicada originalmente no jornal O Piagüí (Parnaíba-Piauí).


* * *

MOURÃO TEM O DIREITO DE PARTICIPAR DOS DEBATES, EM SUBSTITUIÇÃO A BOLSONARO


12/09/2018

Nada impede - e tudo recomenda - que o vice na chapa do candidato Bolsonaro, general Hamilton Mourão, participe dos debates dos candidatos à presidência da República no lugar do titular da chapa, Jair Bolsonaro.

E duas são as razões: uma, por questão de civilidade, de igualdade, de educação e fidalguia, que se exige de todos os candidatos. Estes, independente da consulta que o vice Mourão está fazendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para saber se pode comparecer na ausência do titular Bolsonaro, deveriam - todos - emitir nota oficial concordando e até mesmo convidando Mourão para os debates. Seria um gesto nobre, de grandeza, de sublimação política e de reverência aos donos da festa, que são os eleitores brasileiros.

A segunda razão é de razoável analogia jurídica. Explica-se: se eleito e não puder comparecer à diplomação, Bolsonaro poderá ser representado por procurador, com poderes específicos para tal fim, conforme autoriza a Resolução nº 19766/96 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E quanto à posse perante o Congresso Nacional?

Diz a Constituição Federal que a posse do presidente e do vice-presidente eleitos será em sessão no Congresso Nacional, onde o compromisso será solene e publicamente prestado. A presença de ambos, portanto, é indispensável, por se tratar de ato personalíssimo (artigo 78).

Mas se Bolsonaro - se eleito - ainda não puder comparecer à posse? Neste caso, a Constituição Federal manda aguardar dez dias. E se a posse não ocorrer o cargo será declarado vago. Mas existe uma condição suspensiva na própria Constituição. Se o não comparecimento é por motivo de saúde, tanto é motivo de "força maior" e aí o tratamento constitucional é outro. Dispõe o parágrafo único do artigo 78:

"Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago".

Dissecando o que diz a CF: se apenas o vice-presidente comparecer à posse e o presidente não - e a ausência precisa ser por motivo de força maior -, o vice toma posse, assume o cargo até que o presidente tenha condições de assumir.

Ora, se eleito e não comparecendo à posse por motivo de força maior, Bolsonaro é o presidente da República. Ainda não empossado, mas é o presidente. E quem se senta na cadeira presidencial, provisoriamente, é o vice. Mas o presidente está presente. Apenas ainda não tomou posse por motivo mais do que justo, que é o seu tratamento de saúde.

Ora, se o vice da chapa, se eleito o titular, está habilitado a tomar posse e governar o país enquanto durar a impossibilidade do titular, por que não poderá, este mesmo vice, participar dos debates anteriores ao pleito, no lugar do candidato à presidência, substituindo-o, no caso de motivo de força maior que impeça o comparecimento aos debates do titular?

Vamos aguardar a decisão do TSE, que certamente vai autorizar.


Advogado no Rio de Janeiro e especialista em Responsabilidade Civil, Pública e Privada (UFRJ e Universidade de Paris, Sorbonne). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

* * *