Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

A HISTÓRIA DO NATAL - Eglê S Machado


NATAL - Cyro de Mattos


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

Natal 

Tudo é canto pelos ares, chão e mares.
Todas as manhãs acesas, o mundo esplende de paz.
Luz nunca vista ilumina seres e coisas.
Põe amor nas vistas, de tão pura, no mesmo chão
por onde os bichos andam.
O menino pergunta:
- Por que tanta luz?
O pai responde:
- Em Belém nasceu Jesus.

Cyro de Mattos é escritor e poeta. Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e do Pen Clube do Brasil. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz.

* * *

A PLENITUDE DA GRAÇA DE NATAL - Plinio Corrêa de Oliveira


24 de dezembro de 2018
Adoração dos Reis Magos – Escola Flamenga, séc. XVII. Coleção Particular.

♦  Plinio Corrêa de Oliveira*

Nossos espíritos estão voltados para a celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossas almas se preparam para as alegrias desse dia, que descem do Céu e transcendem todas as dores terrenas. O Santo Natal é uma data de consolação interior. O que quer dizer Natal santo e Natal feliz? Qual a conjugação de significados entre “santo” e “feliz”?

Segundo o mundo, essas palavras se excluem. A santidade é o caminho da austeridade e renúncia, portanto o contrário do que o mundo entende por felicidade. Contudo, o verdadeiro católico sabe que o Natal é ocasião de graças inefáveis, alegrias interiores extraordinárias, acompanhadas de uma unção celeste que geralmente desce sobre os homens. E o motivo especial dessa alegria é tornar palpável que o Verbo de Deus se fez carne e habituou entre nós.

A alma humana fica como que transposta para outro nível, para uma clave superior de cogitações, em que nos desligamos das vicissitudes de todos os dias e nos tornamos capazes de perceber o sobrenatural. Sentimo-nos iluminados pelo sorriso de Nossa Senhora, por sua promessa de que, para além de todas as desventuras e de todas as alegrias desta vida, nos aguarda outra ordem de coisas, diante de um Deus infinitamente benigno, acessível, meticulosamente carinhoso, pronto a perdoar e a nos socorrer. Um Deus que, por vontade própria, se tornou obediente Àquela que é também a nossa Mãe.

Cada um de nós pode pedir à Santa Mãe de Deus que aproxime o Menino Jesus de nossa alma, fazendo-nos sentir toda a plenitude da graça do Santo Natal e nos dê força de alma para suportar em paz as dificuldades.

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que Nosso Senhor pode nos deixar em dificuldades a fim de recolher méritos para socorrer algumas almas mais fracas. Assim, devemos aceitar as dificuldades de bom grado, oferecê-las com alegria ao Menino Jesus como um presente de Natal.

Quando se comemora o momento augusto em que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou o claustro magnífico da beatíssima Virgem Maria, em que os anjos apareceram, os pastores acordaram, a estrela brilhou, São José se extasiou, a natureza toda se revigorou, devemos pedir a Nossa Senhora que abra para cada um de nós uma torrente de graças, nos dê forças para enfrentar as grandes lutas do próximo ano, e que ele seja um ano de grandes misericórdias e conversões. Assim Ela fará por nós incomparavelmente mais do que estamos fazendo por Ela, abrirá as vastidões de nossos caminhos, expulsará os demônios, preparará as almas para o anúncio do advento de seu Reinado na Terra.
____________
(*) Excertos de uma mensagem de Natal, gravada por Plinio Corrêa de Oliveira em 21-12-91. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.


* * *

PAPA FRANCISCO VISITA O PAPA EMÉRITO: “FELIZ NATAL, PAPA BENTO!”


Redação da Aleteia | Dez 24, 2018

Vatican Media

O Papa Reinante visitou o Papa Emérito especialmente para saudá-lo pelo Natal

A Santa Sé divulgou que, na última sexta-feira, 21 de dezembro, por volta das 18h15 do horário italiano, o Papa Francisco foi até o mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do próprio Vaticano, para visitar o seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, e saudá-lo pessoalmente por ocasião do Natal.

O mais recente encontro entre os dois Papas tinha sido em outubro, quando Francisco visitou Bento na véspera da canonização do Papa São Paulo VI, de Santo Oscar Romero e de outros cinco então beatos que hoje são santos.

Francisco também tinha ido até o mosteiro em junho, por ocasião do consistório. Junto com os 14 novos cardeais, o Papa Reinante quis ter um momento de encontro e oração com Bento XVI.

O Papa Emérito tem dedicado os últimos anos da sua vida neste mundo à oração e ao aprofundamento em estudos teológicos, mantendo-se à disposição do Papa Francisco para tudo em que puder ajudar. No entanto, Bento deixou bem claro que não quer nem pode intrometer-se em nenhuma decisão de Francisco, que é o único Papa Reinante.

A ambos, toda a Igreja deseja de coração um Feliz Natal!




* * *

CRENÇA - Cyro de Mattos


Amigos e Amigas,
Boa noite.
Com o poema do anexo, desejo-lhes um Natal com abraços e ternuras, Cyro de Mattos

--------
Crença

Cyro de Mattos

Por que os homens
Amam a droga
E não da abelha
Os favos de mel?
Por que os homens
Amam as balas
E não a paz
Sem nenhum fuzil?

Mas eu creio nessa manhã
Anunciada em Belém
Por um menino rei
Em seu berço de palha.

Eu gosto de ouvir
Sua canção na estrada
Falando duma união geral,
Que viver vale a pena
Quando a vida é uma dança
Com os homens como irmãos,
Cantando como passarinho,
Sorrindo como criança.


Cyro de Mattos  é escritor e poeta. Membro efetivo das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de  Ilhéus. Doutor Honoris  Causa pela Universidade  Estadual de Santa Cruz. 

* * *