Total de visualizações de página

domingo, 2 de junho de 2019

ERA UMA VEZ UM SEM-TERRA… Francisco Machado


1 de junho de 2019

Aquilino Sirtoli


·        Francisco Machado

Nas cercanias da cidade de Ronda Alta (RS), no acostamento de uma estrada, aproximadamente 1000 famílias de sem-terra encontravam-se acampadas.

Certo dia, nos idos de 1980, elas receberam a visita do Coronel Sebastião Curió. Este militar perguntou-lhes: gostariam de ir para o norte do Mato Grosso? Era terra promissora no centro-oeste do Brasil, ainda não desbravada.

A proposta era tentadora: o governo bancava a mudança em caminhão, oferecia grátis aos interessados viagem de ônibus, concedia 200 hectares para o plantio e cada família receberia, durante 18 meses, um salário mínimo.

Assim, ambas as partes ganhavam: os sem-terra sairiam das condições inumanas e degradantes do acampamento. O governo colonizaria o interior do país, trazendo desenvolvimento, prosperidade e desinflaria a agitação agrária nascente no agrupamento que se transformaria no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Com a desaprovação do líder do acampamento, João Pedro Stedile, Aquilino Sirtoli, de Tapejara, foi uma das 205 famílias que aceitaram a benéfica e vantajosa proposta.

Com a esposa, Jurema e a filhinha de 6 anos foram para o Mato Grosso, numa viagem de três dias, no final da qual recebeu, conforme prometido, 200 hectares de terra.

Hoje, com 70 anos, Aquilino relembra as agruras que passou no acampamento: “A gente era da roça, morávamos num barranco de beira de estrada. Era como pegar uma favela e trazer para cá”, diz Aquilino, com seu inseparável chimarrão. “O governo juntou nossos caquinhos, botou num caminhão e viemos. Chegamos aqui era só terra e mosquito, a única coisa que havia era um batalhão do Exército”, acrescenta.

No início foi difícil. — “Eu pensei em voltar, mas a Jurema me impediu. Ela me disse: ‘Você não dizia que ia vir mesmo sem mim? Agora, nós vamos ficar’. E graças a Deus nós ficamos” — afirma ele.

Após cinco meses morando debaixo de uma lona, ele conseguiu construir sua primeira casa de madeira. Enfrentou também dificuldades com o plantio. O Instituto Nacional para Colonização e Reforma Agrária (Incra), proibia que se plantasse soja.

— “Queriam que a gente cultivasse só frutas e hortaliças para subsistência, diziam que assim era a reforma agrária”, afirma.

Enfrentando toda espécie de problemas, Aquilino não desistiu. No Banco do Brasil pegou seu primeiro empréstimo. Não conseguiu pagá-lo. Ficou com o crédito bloqueado. Perseverou e em 1985 conseguiu comprar um trator, acrescentando que levou mais cinco anos para sair do sufoco.

Em 1990, no Mato Grosso, com o boom da soja, Aquilino conseguiu prosperar. Comprou mais terras. Aumentou a produção. Plantou soja e milho. Emprega hoje, quatro famílias. Tem três filhos trabalhando na terra. Ele diz ter uma admiração enorme pelos militares que o levaram para o Centro-Oeste. 

Ele não concorda com as táticas empregadas pelo MST, movimento de cujo embrião ele, de uma certa forma, participou.

— “O MST é das piores coisas que existem. Invadir as terras dos outros, queimar as coisas, fazer maldade, isso não funciona”, declarou o Sr. Aquilino, acrescentando: “Eu nunca me envolvi com política. Eu só queria plantar”.

Aquilino e sua família moram hoje em Lucas do Rio Verde, cidade que enriqueceu com as culturas do milho e da soja, que cresce em ritmo extraordinário. Com 65 mil habitantes, dobrou de tamanho nos últimos 10 anos. Das 205 famílias pioneiras, 150 já tinham voltado para o Sul nos primeiros dois anos.

Hoje o ex-sem-terra, Aquilino Sirtoli, é dono de fazenda com dois mil hectares (10 vezes o lote original) no Mato Grosso e proprietário de confortável casa no centro de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá).

O leitor não concorda, depois desse exemplo, que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe? Deus Nosso Senhor deu ao homem inteligência, saúde e outros dons, que, como sementes, devemos cultivar e fazer prosperar. Assim procedeu o Sr. Aquilino, o ex-sem-terra e hoje próspero fazendeiro.

____________



* * *

ABL PARTICIPA DA III SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS E DISPONIBILIZA VISITAS, EXPOSIÇÃO E PALESTRA EM SUA SEDE



A Academia Brasileira de Letras, por intermédio do Arquivo Múcio Leão, será uma das instituições que participarão ativamente na III Semana Nacional de Arquivos, de 3 a 6 de junho, em todo o Brasil.

Um dos pontos altos da participação da ABL será a palestra “Entre o sigilo e o acesso – a regulação jurídica dos arquivos pessoais”, proferida por Sérgio Branco (autor dos livros Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras AlheiaO Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público; e O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo).

O Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, diretor do Arquivo Múcio Leão, fará a apresentação da Conferência programada para o dia 4 de junho, terça-feira, às 15h00, na Sala José de Alencar do Centro Cultural do Brasil, Avenida Presidente Wilson, 203, 1.° andar, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Por intermédio do Arquivo Múcio Leão e sua equipe técnica, liderada pela arquivista Sra. Maria Oliveira, os participantes da Semana – e o público em geral – conhecerão a Exposição “As casas da Casa” (mostra de fotos dos prédios que a ABL ocupou ao longo dos 120 anos de fundação) e farão uma visita ao acervo audiovisual do Arquivo da ABL.

Os inscritos na III Semana também poderão fazer uma visita técnica ao Arquivo e ao Núcleo de Conservação e Restauração (basta enviar um e-mail para arquivo@academia.org.br), no dia 5 de junho, quarta-feira, das 14h às 15h30, e participar de Visita Guiada ao Petit Trianon, sede da ABL (e-mail para visita.guiada@academia.org.br), no dia 3 de junho, segunda-feira, das 14h às 15h. O Petit Trianon abriga as sessões solenes, ordinárias e comemorativas, e os tradicionais chás das quintas-feiras. A Visita Guiada conta com a participação de atores que descrevem a História da Academia e de seus membros desde a sua fundação há 120 anos.

Contatos: www.academia.org.br / arquivo@academia.org.br ou pelo telefone (21) 3974-2541, no horário de 9h às 18h.

29/05/2019


* * *

A FÁBULA DO BURRO


Um dia, o burro de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o burro de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.

O burro não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele e chorou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos, o burro aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burro a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai lhe jogar muita terra nas costas. Principalmente se já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que lhe jogam para seguir adiante.

Recorde-se das 5 regras para ser feliz: 

1. Liberte o seu coração do ódio. 

2. Liberte a sua mente das preocupações.

3. Simplifique a sua vida. 

4. Dê mais e espere menos. 

5. Ame-se mais e aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não o problema.

(Recebi via WhatsApp, sem menção de autoria)

* * *

PALAVRA DA SALVAÇÃO (133)


Solenidade da Ascensão do Senhor – Domingo, 02/06/2019

Anúncio do Evangelho (Lc 24,46-53)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

---
Ligue o vídeo abaixo e acompanhe a reflexão do Pe. Roger Araújo:
---
Ascensão: benção que se expande sobre a humanidade

Macha Chmakoff

 “Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os.
Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu” (Lc 24,50-51)

Agora que estamos chegando ao final do tempo pascal, vale a pena notar que a Páscoa, chave, centro e  ponto de partida da fé cristã, é um acontecimento de uma riqueza tal que é impossível descrevê-lo com uma só imagem. Por isso, celebramos o mistério pascal durante cinquenta dias, e logo prolongamos esta celebração cada domingo. Trata-se de um acontecimento único, embora nós, para entendê-lo melhor, o celebremos por etapas. Dito de outra maneira: Paixão, Páscoa, Ascensão e Pentecostes são a mesma realidade. Pode-se falar de quatro momentos, mas, na realidade são distintas perspectivas do mesmo Mistério.

Quê estamos celebrando com a Ascensão? A Ascensão é mais um aspecto da cristologia pascal.

Cristo alcançou, na Ascensão, uma situação e um estado de infinitude que lhe permite preencher tudo com sua presença definitiva, e para comunicar-nos sua presença divina. Portanto, não se trata de uma Ascensão para um lugar físico que o afastaria para longe da humanidade.

A nuvem que o “oculta”, enquanto subia ao céu, não está nos indicando sua “ausência”, mas uma forma distinta de sua presença. Daqui em diante, Jesus estará presente entre nós através de seu Espírito, cuja missão é ser memória permanente e dinâmica para que não nos esqueçamos do que Ele disse e fez.

Precisamos recordar que, terminada a presença histórica de Jesus, vivemos o “tempo do Espírito”, tempo de criatividade e de crescimento responsável. O Espírito não nos proporciona a nós, seguidores(as) de Jesus, “receitas eternas”. Mas nos dá luz e ânimo para buscar caminhos sempre novos a fim de prolongar hoje o modo original de ser e de atuar de Jesus. Assim Ele nos conduz para a verdade completa de Jesus.

Lucas, o único evangelista que fala de ascensão, termina seu relato apresentando-nos os discípulos como que pasmados, olhando para o alto e a alguns personagens vestidos de branco que lhes repreendem: “Homens da Galileia, porque estás aí olhando ao céu?”

Como Jesus, a única maneira de alcançar a plenitude da vida não é “subir”, mas é “descer” até o mais profundo de nosso ser. Aquele que mais desceu é o que subiu mais alto.

Jesus deixou suas pegadas cravadas na terra, mas os discípulos ficaram assombrados com o olhar fixo nas alturas. Ao céu só se chega caminhando para as profundezas de nosso ser, pois só no mais profundo de cada um (céu interior), podemos encontrar o divino.

Não causa estranheza que, ao narrar a despedida de Jesus deste mundo, Lucas descreva de forma surpreendente: Jesus ergue as mãos e “abençoa” seus discípulos. É seu último gesto. Jesus volta ao Pai levantando as suas mãos e abençoando os seus seguidores. Ele entra no mistério insondável de Deus e sobre o mundo faz descer sua benção. Jesus deixa atrás de si sua benção. Os discípulos, envolvidos por sua benção, respondem ao gesto de Jesus indo ao templo cheios de alegria. E estavam ali “bendizendo” a Deus.

Saboreando com mais profundidade a narrativa da Ascensão, caímos na conta da insistência de Lucas no tema do bendizer de Jesus: “levantando as mãos os abençoou e enquanto os abençoava, se afastou deles...”.

Ao fixar a atenção no seu “bendizer” e fazendo uma tradução ao pé da letra do verbo grego “eu-logeo” (“eu”= bem; “logeo”= dizer), ficamos surpresos de que Jesus sobe aos céus dizendo coisas boas de seus discípulos e deixando um “informe final” sobre eles, claramente positivo.

É como se, antes de partir, Jesus tivesse redigido sua avaliação para prestar contas ao Pai e, para alívio nosso, revela-se satisfatória e elogiosa: somos boa gente, com pontos da vida a serem melhorados com certeza, mas, no conjunto, estamos bem. Ele leva anotadas muitas coisas boas de nossas vidas para contá-las ao Pai.

Vamos agora contemplar o gesto das mãos de Jesus que abençoam.

Jesus sempre gostou de “abençoar”. Abençoou as crianças, os pobres, os doentes e desventurados. Seu gesto era carregado de fé e de amor. Ele desejava envolver aqueles que mais sofriam, com a compaixão, a proteção e a benção de Deus.

A partir de então, seus(suas) seguidores(as) começam sua caminhada, animados por aquela benção com a qual Jesus curava os doentes, perdoava os pecadores e acariciava os pequenos.

Nós, seguidores(as) de Jesus, somos portadores(as) e testemunhas de sua benção no mundo.

Como cristãos, esquecemo-nos que somos canais da bênção de Jesus. A nossa primeira tarefa é ser testemunha da Bondade de Deus. Manter viva a esperança, não nos rendermos diante de tanto “maldizer”.

Deus olha a humanidade com ternura e compaixão.

Já faz muito tempo que esquecemos isso, mas a Igreja deve ser, no meio do mundo, uma fonte de benção. Num mundo onde é tão frequente “maldizer”, condenar, prejudicar e difamar, é mais necessária do que nunca a presença de seguidores(as) de Jesus que saibam “abençoar”, buscar o bem, dizer bem, fazer o bem, atrair para o bem.

A benção é uma prática enraizada em quase todas as culturas como o melhor desejo que podemos despertar para com os outros. O judaísmo, o islamismo e o cristianismo lhe deram sempre grande importância. E, embora em nossos dias tenha sido reduzida a um ritual quase em desuso, não são poucos os que ainda destacam seu conteúdo profundo e a necessidade de recuperá-la.

Abençoar é, antes de mais nada, desejar o bem às pessoas que encontramos em nosso caminho. Querer o bem de maneira incondicional e sem reservas. Querer a saúde, o bem-estar, a alegria..., tudo o que pode ajudá-las a viver com dignidade. Quanto mais desejamos o bem para todos, mais possível é sua manifestação.

Abençoar é aprender a viver a partir de uma atitude básica de amor à vida e às pessoas. Aquele que abençoa esvazia seu coração de outras atitudes pouco sadias, como a agressividade, o medo, a hostilidade ou a indiferença. Não é possível abençoar e ao mesmo tempo viver condenando, rejeitando, odiando.

Abençoar é desejar a alguém o bem do mais profundo de nosso ser, mesmo que nós não sejamos a fonte da benção, mas apenas suas testemunhas e portadores. Aquele que abençoa não faz senão evocar, desejar e pedir a presença bondosa do Criador, fonte de todo bem. Por isso, só se pode abençoar numa atitude de agradecimento a Deus.

A benção faz bem a quem a recebe e a quem a pratica. Quem abençoa os outros abençoa-se a si mesmo. A benção fica ressoando em seu interior, como prece silenciosa que vai transformando seu coração, tornando-o melhor e mais nobre. Ninguém pode sentir-se bem consigo mesmo enquanto continua maldizendo o outro no fundo do seu ser. Não é possível ser canal de benção do Criador se do próprio coração brotam palavras de intolerância, de preconceito e julgamento. “Maldizer” o outro é maldizer-se a si mesmo.

Texto bíblico:  Lc 24,46-53

Na oração: Fazer memória dos momentos em que você foi canal de benção para muitas pessoas.

- Você usa as redes sociais para “bendizer” ou “mal-dizer”?

Pe. Adroaldo Palaoro sj

* * *