Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2020

ITABUNA CENTENÁRIA PELA SUA SAÚDE - Chá de maçã com alho aumenta a imunidade e limpa as artérias




O chá de maçã com alho é uma ótima bebida para fortalecer o sistema imunológico.
Chás de plantas medicinais são excelentes para cuidar da saúde.
O chá de maçã com alho é uma ótima bebida para fortalecer o sistema imunológico, pois possui ação anti-inflamatória, antibiótica antimicrobiana.
Além disso, devido às propriedades individuais dos dois ingredientes, favorece todo o organismo.

Benefícios da maçã

As propriedades benéficas da maçã estão em toda a fruta, inclusive na casca e sementes, que também possuem vitaminas essenciais à saúde
A maçã é rica em vitamina C e nutrientes capazes de estimular o sistema imunológico.
Elas possuem fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Desse modo, contribui para que o organismo desenvolva resistência, prevenindo contra gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.
Além disso, segundo estudo publicado pela California State University, mulheres que comeram mais maçãs diminuíram os riscos de contrair asma. Isso se dá pela quercetina, presente na casca da fruta, e antioxidantes que protegem os pulmões dos danos oxidativos e reduz a inflamação.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim
A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel presente na casca da fruta. Essa substância auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).
No entanto, para obter o benefício, você não pode retirar a casca, caso contrário, não terá efeito.
Segundo estudo da Universidade Estadual da Flórida, Estados Unidos, o consumo de duas maçãs por dia também diminuiu o colesterol em mulheres após a menopausa.

Previne o diabetes
A fibra das maçãs ajuda a retardar a absorção de açúcares no corpo.
O destaque é a pectina, que atua no controle da glicemia e também na redução do colesterol ruim.

Faz bem ao coração
Devido às fibras solúveis que reduzem os níveis de colesterol no sangue, os polifenóis e antioxidantes, a maçã ajuda a diminuir a pressão arterial.
Segundo estudo da Medical University of Warsaw, os flavonoides da maçã afastam as doenças cardíacas.

Faz bem ao cérebro
A maçã é fonte de fisetina, um fitoquímico que favorece as células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória.
Além disso, a quercetina presente na fruta atua como um antioxidante, prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Previne doenças oculares
Pelo fato de ser rica em flavonoides e antioxidantes, a maçã ajuda a prevenir os olhos contra os danos dos radicais livres.
Seu consumo regular previne doenças oculares como a degeneração macular, catarata, glaucoma e contribui para o tratamento da cegueira noturna.

Evita dores de garganta
Entre os benefícios da maçã, destaca-se o fato de ela ser considerada um bálsamo para a garganta.
Aliás, o consumo da fruta crua ou até mesmo em chá é recomendado para pessoas que fazem uso intenso da voz, como vendedores, artistas e radialistas.

Retarda o envelhecimento precoce
Devido à grande quantidade de antioxidantes presentes na maçã, a fruta ajuda a inibir os efeitos provocados pelo envelhecimento.
Ou seja, ajuda a retardar o aparecimento de rugas, manchas na pele, ressecamento, queda de cabelo e unhas quebradiças.

Benefícios do alho

O alho possui uma substância chamada alicina, que elimina bactérias e ataca vírus e parasitas. Junto com o ajoeno, outro nutriente do alho, ajuda a bloquear microrganismos causadores de doenças.
Porém, os benefícios vão muito além disso.
Confira!

Fortalece a imunidade
O alho contém vitaminas A e C, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ele é considerado um excelente aliado na prevenção de gripes e resfriados. Além disso, o alho contém antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
O alho atua como descongestionante, eliminando tosse e catarro.
Melhora a circulação sanguínea
Devido ao seu alto teor de vitamina B, o alho ajuda evitar a coagulação do sangue. Ele diminui os níveis da homocisteína, um aminoácido relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e problemas cardiovasculares. Níveis elevados de homocisteína tornam o sangue mais espesso, provocando coágulos.
Importante: pelo fato de ser anticoagulante, o alho não deve ser consumido em excesso por gestantes, pessoas que já sofrem com problemas de coagulação ou por quem passará por cirurgia.

Faz bem ao fígado
O alho é rico em vitaminas A, B e C, que fazem bem ao fígado.
Além disso, possui ação anti-inflamatória, sendo recomendado para pacientes com gordura no fígado.Também ajuda a desintoxicar o organismo, elimina parasitas e toxinas, e até mesmo metais pesados.

Reduz o colesterol
Pelo fato de ser rico em alicina, o alho ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, além de atuar como remédio depurativo, antisséptico e antibacteriano.

Ajuda na digestão
O alho estimula o ácido gástrico, ajudando a processá-los de maneira adequada. Porém, pessoas com tendência a refluxo, gastrite, úlceras, azia e outros problemas estomacais devem consumi-lo moderadamente.


Chá de maçã com alho
Ingredientes:
2 maçãs
2 dentes de alho
500 ml de água

Como fazer:
Lave bem as maçãs, corte em cubos pequenos – mantenha a casca e as sementes -coloque em uma panela, acrescente o alho cortado em fatias, a água e deixe ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos.
Após esse tempo, coe o chá, adoce com mel e tome em seguida.
Faça esse chá com frequência, para poder aproveitar todos os seus benefícios.





* * *