Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

29 DE SETEMBRO: DIA DO CORAÇÃO – Eglê S Machado

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
29 de Setembro: Dia do Coração 


Vinte e nove de setembro

É o dia do coração,

Esse maleável amigo

Que exerce tanta atração;

Se ele palpita  eu me lembro

Do poder da Criação,

Mas quando corre perigo

Me inspira aflita oração.


É O VENERÁVEL  MEMBRO
DE PAZ, AFETO E PERDÃO!

Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

UM MUSEU IMPORTANTE QUE FOI CASA DE CORONEL DE CACAU ESTÁ DESATIVADO

Um Museu Importante que foi Casa
de Coronel de Cacau está Desativado

                                                 Cyro de Mattos

            A Fundação Henrique Alves dos Reis foi forçada  a ficar desativada  em 1990, em razão da falta de recursos e, com isso, o município de Itabuna sofreu uma grande perda dentro do contexto cultural de seus espaços mais importantes. A Fundação era mantida com os rendimentos de 2.500 arrobas de cacau que a fazenda Sempre Viva produzia anualmente. O baixo preço do produto àquela época e a carestia imposta por uma inflação galopante fizeram com que  se tornasse inviável a sua manutenção. Em época mais recente, ainda como fator negativo para reativar a fundação Henrique Alves dos Reis, interferiu o advento da praga da vassoura-de-bruxa, contribuindo para a quase devastação da lavoura cacaueira.

            Idealizada por dona Elvira dos Reis Moreira para perpetuar a memória do pai, coronel Henrique Alves dos Reis, desbravador e  chefe político de grande influência no município,  a Fundação foi instalada em 11 de setembro de 1978, mas em 10 de maio de 1974 já existia  o Museu Casa Verde, que passou depois a integrar o patrimônio da instituição. Funcionava no local onde,  no princípio do século XX, existia um armazém para a comercialização e  depósito do cacau.  Com a destruição do armazém, foi erguida em seu lugar a Casa Verde, datada de 1887, onde moraram o coronel Henrique Alves dos Reis e sua mulher, dona Cordolina Loup dos Reis, a filha Elvira e o genro, Miguel Moreira, que foi prefeito de Itabuna.

            O Museu Casa Verde preserva o passado da conquista e do domínio dos coronéis do cacau, um tempo áureo da civilização grapiúna visível nas peças e indumentárias dos séculos XIX e XX, pertencentes à família do coronel Henrique Alves dos Reis. O mobiliário ali exposto é em madeira trabalhado na Áustria e em Portugal, conservando o museu um acervo constituído de mais de 2.500 peças de cristais de Baracat, prata, coleções belíssimas de biscuits franceses, aparelhos de  café e jantar de Limoges e da Inglaterra, conjunto de talheres de Cristophe, móveis em estilo Luís XV, bandejas, jarros,  e bacias em louça chinesa, floreiras em electroprata, além de objetos pessoais; fardamentos, espadas, moedas em prata dos primeiros anos do século XX, vestidos, chapéus e leques.

            Documentos valiosos sobre a memória política da cidade estão ali guardados, assim como vários números do jornal O Intransigente, um dos primeiros veículos da imprensa local, cuja primeira página  do primeiro número foi impressa em seda pura.

            A Universidade  Estadual de Santa Cruz  - UESC – e o seu Centro de Documentação e Memória Regional – CEDOC – assumiram no final do século XX  a administração do Museu Casa Verde, da Fundação Henrique Alves dos Reis, em Itabuna, contribuindo  assim para formar, por extensão, o diálogo entre a memória, que é o lugar de onde emerge a história, e as pessoas que forem visitar um espaço formador do desenvolvimento sócio-cultural da comunidade baiana e, em particular, da grapiúna.

            Reativar, manter e disponibilizar ao público o Museu Casa Verde, criado em 1974, significou não só preservar a memória da civilização cacaueira com o seu modo singular de vida, mas também possibilitou a construção de novos conceitos de manutenção histórico-patrimonial, em sintonia valiosa com o conhecimento autêntico do passado regional. No Museu Casa Verde percebe-se e compreende-se que ali está manifesta uma linguagem que vem do começo da civilização do cacau, formada pelos falares  e fazeres no dia-a-dia, doméstico, urbano e religioso, dentro e fora  da residência dos pioneiros que conquistaram a terra coberta de mata virgem.

            Naquela oportunidade, a  reativação do Museu Casa Verde foi, ainda, um modo  eficaz de desconstituir a postura ilimitada de que modernidade e progresso, nos tempos velozes  da internet, andam de mãos dadas como meios incontornáveis para a exclusão do que seja antigo. Deu-se  oportunidade através de uma universidade criativa, e que se tornou uma sólida instituição cultural do Sul da Bahia, para conhecer e apreciar, pesquisar e estudar, duas mil peças de aspectos com os seus significados, significantes e elementos da natureza histórico-social, os quais servem sobretudo para a compreensão mais abrangente da Região Cacaueira Baiana e da História do Brasil.

            No entanto, depois de alguns anos de proveitosa atuação, a parceria foi dissolvida. E,  passados tantos anos,  o Museu  Casa Verde continua desativado, causando prejuízos de natureza histórico-cultural  à comunidade  e ao Sul da Bahia, o que é lastimável.
------------------
A Casa Verde
Cyro de Mattos


O sol partindo-se nas gargalhadas.
O tempo tendo os pulsos firmes, eis
O coronel Henrique Alves dos Reis.

Na selva indômita o fino bordado
De Dona Cordolina, leves asas
Do amor que na valsa voa e suspira.

Sombras caminham no aroma de noites
Gemidas, os lençóis rangem na alcova
De Dom Miguel e Dona Elvira. A cava

Hora do rebento que nunca veio.
Ai, solidões a sugar o triste seio.
Grave paisagem grava o relógio

Na parede. Em cada coisa que toco,
Em cada voz que escuto,  em cada traço
Que adivinho. Gestos longínquos há

De um certo pássaro agora, que canta
Em mim e invisível ganha o silêncio.
Estranha vertigem do verde,  ser

Esta casa, flor que já não trescala,
Rio que não passa. No exílio ser
Turvo sonho na poeira dos marcos.

Quem sabe por que razão os cristais
Foram a manhã dessa casa? A seda
Cativou com tão suave perfume?


(Poema inspirado na casa que  serviu de residência a Henrique  Alves dos Reis, coronel do cacau,  e sua família, em Itabuna (rua Miguel Calmon),  do livro Cancioneiro do Cacau,  Segundo Prêmio Internacional de Literatura Maestrale Marengo d’Oro, Genova, Itália, e Prêmio Nacional  Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores/Rio).
----------

            Cyro de Mattos é escritor e poeta. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. Publicado nos Estados Unidos, Dinamarca, Rússia, Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. Doutor  Honoris Causa pela UESC.

* * *

RODADA DE FIM DE SEMANA DO CAMPEONATO CITADINO NA AABB ITABUNA

Velanes em campo na AABB Itabuna.

Citadino de Futebol de volta com três jogos na AABB


Depois de uma breve parada no fim de semana passado, quando o Supermaster do clube disputou e foi campeão de um torneio entre AABBs em Jequié, o Campeonato Citadino de Futebol MiniCampo prossegue neste fim de semana.

A Hoop Confecções é líder geral e primeira colocada do Grupo B com 14 pontos, seguida da Clínica COTEF, vice-líder geral e segunda colocada no mesmo Grupo B com 10 pontos ganhos. Também com 10 pontos a equipe Drogarias Velanes lidera o Grupo A, seguida do Shopping Jequitibá com 8 pontos.

A 8ª rodada terá os seguintes jogos:

Sexta 29/09/2017
19h15: Academia Prime  x Aragão Plásticos
20h25: Baraúna/LEVAE x Cães de Guerra

Sábado 30/09/2017
15h00: Thumy Gás x Drogarias Velanes

Nestes horários a entrada é livre, com direito a estacionar dentro do clube, assistir aos jogos, levar os pequenos no parque (playground) e se servir do bar e lanchonete da AABB, inclusive para almoçar antes dos jogos. Uma opção de lazer interessante para adultos e crianças em Itabuna nos finais de semana.


Contatos – Rodrigo Xavier (Digão): (73) 9.9147-7188 (Tim)  / Vladistone Menezes: (73) 9.8801-3743 (Oi)


Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.8877-7701 (Oi) / (73) 9.9133-4523 (Tim)

* * *