Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ASSIM... TÃO DE REPENTE – Mirian Warttusch

Assim... Tão de repente

Aguardo a chegada da noite, deslumbrada!
Ansiosa, procuro ver no céu, a lua...
Mas os raios de sol ainda ali fazem morada,
Fulgindo sobre a cidade e em cada rua.

A lembrança boa que acalenta o coração,
É como uma alavanca doida, a impulsioná-lo.
Tanto mais lembro de você, com emoção,
Mais ele pulsa - e nem quero aquietá-lo.

Será saudade este sentimento desvairado,
Que teima em pulsar se tu estás ausente?
Ou este envolvimento nada projetado,
Será amor que sinto assim, tão de repente?

Parece, ao contrário, coisa tão antiga,
Como se me habitasse desde que nasci,
Já o trazia em mim, ao som de uma cantiga,
Que minha mãe cantava para eu dormir.

 

Mírian Warttusch

* * *

ENTREVISTA- EGLÊ, UMA MULHER GRAPIÚNA - Por Raquel Rocha


 Nascida na zona rural de Itabuna, Eglê Santos Machado não terminou o segundo grau. Abriu mão de trabalhar e estudar para cuidar de seus filhos, coisa cada vez mais rara hoje em dia. Mesmo sem diplomas e títulos, o contato com os livros a fez uma mulher sábia, com grande bagagem de conhecimento e escritora de lindos poemas. 

Desde 2009 administra o Blog Itabuna Centenária onde fala de cultura, cidadania, política, educação e poesia.  

Em janeiro de 2014 concedeu-me  gentilmente esta entrevista, onde fala de sua infância, suas experiências e e sobre a região cacaueira. Tudo para que pudéssemos conhecer um pouco mais da história dessa mulher genuinamente grapiúna.
Obrigada Querida Eglê

ENTREVISTA

Por Raquel Rocha

Relembrando seu tempo de professora, como foi a experiência de lecionar na zona rural?
As crianças e os adolescentes da zona rural tinham a escola como a coisa mais importante da vida, eram amorosas e atentas às aulas. A professora era amada e sua palavra era lei. Como eu era muito jovem (havia alunos e alunas da minha idade, alguns até mais velhos) lecionar era como brincar de escola. Porém conseguia conduzir a sala de aula e ministrar as lições com responsabilidade e paciência, mesmo porque a mamãe estava disfarçadamente de olho em tudo o que acontecia naquela enorme sala com quase cinquenta estudantes.

Você presenciou o auge da riqueza da região cacaueira e a sua falência. O que você acha que piorou ou melhorou em Itabuna comparando o passado com o presente?
Nasci e vivi até os 18 anos numa fazenda de cacau, administrada pelo meu pai. Era muito grande e no auge da safra empregava pelo menos vinte trabalhadores; os empregados casados tinham uma média de três filhos, a esposa e algumas vezes um casal de idosos pais de um dos cônjuges. Os domingos eram muito divertidos, pois todos os trabalhadores e familiares reuniam-se para as compras na despensa da fazenda. Compravam carne seca, arroz, sal, açúcar, sabão, fósforo, fumo e querosene; frutas, verduras e outros produtos colhiam nas roças da fazenda. O rio lhes dava muitos peixes. Alguns criavam galinhas, porcos, fabricavam farinha. O dono da fazenda só tinha interesse no cacau. Morava na cidade, aparecia na fazenda quando muito uma vez ao ano. O assunto cacau era o importante, tudo girava em torno do cacau, de barcaças, de chuvas no tempo certo, de sol para a secagem das amêndoas, de boas tropas para transportar o cacau seco para os armazéns da cidade.
Quando começou a falência na região cacaueira eu já morava em Itabuna, mas pude muito bem perceber o tamanho da calamidade, pelas pessoas que antes trabalhavam nas fazendas e jaziam abandonadas nas periferias da cidade, crianças seminuas, famintas; e o pior, muitos pais de famílias enxotados e agredidos, quando pegos em alguma roça na beira das estradas cortando um cacho de bananas para amainar a fome urgente dos filhos. Foi muito triste ver tudo isso, eu que sempre vi tanta fartura na fazenda.

 Quando começou com o ITABUNA CENTENÁRIA?
No final de 2009. Nasceu quase por acaso com o objetivo de homenagear a cidade que festejaria centenário em 2010, por isso o nome. Foi bem difícil o início, pois eu e algumas amigas mal sabíamos o básico em computação.

Quantos colaboradores o site tem? Quem são eles?
ITABUNA CENTENÁRIA  abriga 282 membros. Já teve mais. Poucos interagem, a maioria por dificuldade em  lidar com o site. Além do mais o Facebook é bem mais divertido. Esta semana eu comentava com um novo membro que quem não tem alguma bagagem literária ou gosta de pesquisar na Internet não consegue fazer algo na RSIC. Temos poetas,  escritores, padres, O Bispo de Itabuna, pastor protestante, atletas, psicólogo, gente da região e muitos de outros estados. Alguns são membros, mas me enviam textos por e-mail para eu postar. Todas as postagens feitas são compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Google + que são como vitrines da RSIC.

Qual a linha editorial do site? Sobre quais assuntos você gosta de escrever?
Como se trata de uma rede social, sempre que entra um novo membro, depois dos votos de boas-vindas é pedido que leia o regulamento que  sugere que em suas postagens conste sempre a fonte, que as relações entre os membros sejam de cordialidade, gentileza e, sobretudo de respeito, para fomentar uma convivência pacífica e harmônica. Eu gosto de escrever  poesias, mas no site posto artigos referentes a manifestações artísticas  na cidade e quaisquer textos enviados por contatos, confrades e amigos, dando preferência a textos referentes a Itabuna e Região Grapiúna.

O que vale a pena ser preservado em nossa região?
Esta força do povo e sua capacidade de em momentos difíceis praticar a gentileza e conservar a esperança.
   
Como você vê a vida cultural em Itabuna?
Tem altos e baixos, mas desde o segundo semestre do ano passado percebo que tem se mantido bem efervescente.

 O que a poesia representa em sua vida?
 A poesia é inata em minha vida. Respiro. Faço poesia!



Resplende a Luz.  Transborda a Alegria
A Paz mostra sua serena face,
Triunfa a Vida em sua inteireza
Vibra o imenso da amizade!
Funciona a tática da delicadeza
Que faz de cardo relva tenra e branda!
Repouso em ombro quente, amigo
Sem  ferida, sem vergonha de chorar.
Após a  solidão, final feliz!

Eglê S. Machado
 ---



* * *