Total de visualizações de página

sábado, 14 de janeiro de 2017

MEU TEMPO DE CRIANÇA - Mírian Warttusch

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Meu Tempo de Criança  


Eu já fui sim, assim tão pequenina,
Uma boneca de pano, era a minha inspiração!
Nunca deixei morrer meu sonho de criança,
Essa boneca permanece no meu coração.


A pulseirinha que eu estou usando,
Também o anel que está no meu dedinho,
Foram presentes de minha mamãe,
Que hoje eu relembro com muito carinho.


O meu vestido de seda clarinha,
Tinha casinhas de abelha a lhe enfeitar.
Em cada detalhe, ah, uma lembrança,
E eu até sinto vontade de chorar...


Vejam a meia e o meu sapatinho,
O laço de fita, tão grande e chamativo,
Faziam de mim, uma linda princesinha,
Toda vaidosa e cheia de atrativos.


Ai que saudade de quando era menina,
Vejo o encanto de tudo que passou...
Olhos azuis, repletos de inocência...
Que coisa linda esta foto retratou!


Mírian Warttusch

* * *

CANDIDATURA DE LULA É UMA APOSTA NO CINISMO - Josias de Souza

Candidatura de Lula é uma aposta no cinismo 
14/01/2017

Dentro de seis dias, o PT deve deflagrar uma cruzada por eleições diretas e lançar a re-re-recandidatura de Lula. Numa reunião do diretório nacional do partido, o pajé do petismo aceitará o sacrifício de retornar ao Planalto para salvar o país. Não é propriamente um projeto político. Trata-se de uma aposta no poder de sedução do cinismo.

Só há uma coisa pior do que o antipetismo primário. É o pró-petismo inocente, que engole todas as presunções de Lula a seu próprio respeito. Isso inclui aceitar a tese segundo a qual o xamã da tribo petista veio ao mundo para desempenhar uma missão que, por ser divina, é indiscutível.

Todos os líderes políticos cultivam a fantasia da excepcionalidade. Mas nunca antes na história desse país surgiu um personagem como Lula. Dotado de uma inédita ambição de personificar a moral, acha que sua noção de superioridade anistia os seus crimes. E avalia que seu destino evangelizador o dispensa de dar explicações.

Não é a hipocrisia de Lula que assusta. A hipocrisia pelo menos é uma estratégia compreensível para alguém que é réu em cinco inquéritos e convive com o risco real de ser preso.
Melhor ir em cana fazendo pose de presidenciável perseguido do que amargando a fama de corrupto.

O que espanta é perceber que, em certos momentos, Lula parece acreditar de verdade que sua missão sublime no planeta lhe dá o direito de cometer atentados em série contra a inteligência alheia. Desprezadas a lógica e as evidências, sobram o cinismo e a licença dada por Lula a si mesmo para tratar os brasileiros como idiotas. Mesmo sabendo que já não encontra tanto material.


Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista).

É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República.
Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.



* * *

DUETO: DE LUTA E RAZÃO - Eglê S Machado & Oscar Benício dos Santos

Foto de ITABUNA CENTENÁRIA – ICAL 


De Luta e Razão

Dueto formando espontaneamente entre os poetas Oscar Benício dos Santos e Eglê S Machado através de comentários, a partir de uma trova postada no Facebook.

------------


DE LUTA E RAZÃO...

E NESTA LUTA RENHIDA
QUERO MANTER A RAZÃO,
SEMEANDO FÉ NA VIDA
E AMORES EM PROFUSÃO!...

Eglê S Machado

-----------

“E nesta luta renhida”,
Batalha que não tem fim,
É a da morte contra a vida
E desta a favor de mim.
(Oscar)

-----

“É a da morte contra a vida”
Uma luta sem igual,
Que excede toda medida
E jamais chega ao final!...
(Eglê)

-----

“E jamais chega ao final.”
Ah! Que nos dera fosse assim,
Claro, com de Deus o aval,
E a vida não teria fim.
(Oscar)

-----

“Claro, com de Deus o aval”
Chegamos à Eterna Glória,
O que é mesmo, afinal,
Da vida a GRANDE VITÓRIA!...
(Eglê)

-----

“Da vida a Grande Vitoria”
 Não está em fugir-se da Morte,
 Mas esquecer-se da sorte,
 Que é só, somente, ilusória.
(Oscar)

-----

“Mas esquecer-se da sorte”
Mantendo a essência serena,
Pois logo que chega  a morte
Entramos na VIDA PLENA!...
(Eglê)

----

“Entramos na vida plena”
Ao sairmos da gaiola,
LIvres da vida terrena
Voamos pela portinhola.
(Oscar)

-----

“Voamos pela portinhola”
-  Que imagem mais bonita!
E vamos dar cabriola
Na imensidão infinita!...
(Eglê)

-----

“Na imensidão infinita”
Almas se perdem nos céus,
Mas se encontram com Deus
Na Sua morada, onde habita.
(Oscar)

-----

“Na Sua morada, onde habita”,
O nosso Deus soberano
Livra-nos de sofrer dano
Porque em nós acredita!...
(Eglê)

-----

“O nosso Deus Soberano”
Reina só, mas não é Rei.
É o Superior Decano,
Que rege a Divina-Lei.
(Oscar)

-----

“É o Superior Decano”
Rege a Lei e a nossa vida,
É nossa meta  querida
E jamais comete engano!...
(Eglê)

-----

“E jamais comete engano”.
E por não compreendê-Lo
Aqui não Lhe faço um apelo
Pois poderia ser profano.
(Oscar)

-----

“E por não compreendê-Lo”
Sofremos de desencanto
Neste terrível duelo
Entre o mendaz e o santo!...
(Eglê)


-------------

SOBRE OS AUTORES:

OSCAR BENÍCIO DOS SANTOS – O Poeta Oscar Benício dos Santos nasceu em Itabuna BA no dia 08 de dezembro de 1926, filho do desbravador de Itabuna e historiador Francisco Benício dos Santos e de dona Adelaide. Estudou em Itabuna e depois em Salvador no Instituto Baiano de Ensino e no Colégio Maristas. Fez o curso de Odontologia na Faculdade Federal da Bahia. Ao se formar montou consultório em Salvador e também cuidava  das suas fazendas de cacau em Itabuna e de gado em Itaju do Colônia. Hoje reside na sua Fazenda Guanabara em Itabuna. É autor do livro CACAU EM VERSOS lançado com grande sucesso na 1ª Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC no dia 21/10/2013.



"CACAU EM VERSOS é um belíssimo álbum, com ilustrações magníficas. Cada verso ali impresso é como uma gota de suor. É como uma chama que o caçula de Dona Adelaide  e do historiador e desbravador Francisco Benício ficou encarregado pelo destino de manter acesa. Para iluminar Itabuna e fazê-la vibrar na esperança de que dias melhores virão..." (Eglê S Machado)

Existem vários textos da obra de Oscar Benício dos Santos postados no Blog Itabuna Centenária, Artes & Literatura- ICAL.


-----

EGLÊ SANTOS MACHADO - Poetisa. Participou com 24 trabalhos, de seis coletâneas do GRUPO EDITORIAL BECO DOS POETAS & ESCRITORES LTDA. Também participou de cinco edições, nas áreas Literatura e Fotografia, da Bienal “Talentos da Maturidade” do banco Santander. É filiada a alguns sites culturais na Web. Também  mantém na Web o  ITABUNA CENTENÁRIA-ICAL  http://cemanosdeitabuna.blogspot.com.br/, blog  direcionado para a Cultura e Artes, principalmente de Itabuna e região Grapiúna. Também administra o blog POÉTICA http://eticanapoesia.blogspot.com.br/ . Gosta de fotografia e de fotografar  Itabuna. É filiada ao CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA e membro da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).

TWITTER:     https://twitter.com/eglesm


* * *

NA CONTRAMÃO, NICOLE KIDMAN PEDE APOIO A TRUMP

Na contramão, Nicole Kidman pede apoio a Trump

ANSA ,
O Estado de S.Paulo
13 Janeiro 2017  
Atriz está promovendo seu novo filme 'Lion: Uma Jornada Para Casa'
Foto: Jens Kalaene/EFE
Em "Lion: Uma Jornada Para Casa", Nicole faz Sue, uma australiana que adota uma criança indiana junto com seu marido.

Diferentemente de outras estrelas de Hollywood, a atriz Nicole Kidman demonstrou apoio ao presidente eleito, o republicano Donald Trump, e pediu reforço aos norte-americanos. Durante entrevista à BBC, a atriz, que promovia seu novo filme Lion: Uma Jornada para Casa, disse que a população devia apoiar o magnata, uma vez que ele foi eleito pelo país para governar a casa Branca.

"O que tenho a dizer é que, agora ele foi eleito, e nós, como país, temos que apoiar quem quer que seja o presidente, porque é assim que um país cria sua base", afirmou Kidman.

A artista de 49 anos, que tem dupla nacionalidade - dos EUA e da Austrália - também pediu para os norte-americanos deixarem de lado a controvérsia em torno das eleições e acreditarem no republicano.

"Normalmente resisto a comentar sobre política, seja nos Estados Unidos ou na Austrália, onde nasci. Hoje posso dizer que estou comprometida com uma causa, que é a luta feminista".

Emma Stone, Natalie Portman, Matthew McConaughey, Andrew Garfield, Felicity Jones, Dakota Fanning, Amy Adams, Chris Pine, Hailee Steinfeld, Taraji P. Henson, Michelle Williams, Greta Gerwig e Mahershala Ali ironizaram Trump num vídeo recente cantando a música  I Will Survive, de Gloria Gaynor. Trump tomará posse da maior potência mundial em 20 de janeiro.

No entanto, os astros Robert De Niro e Meryl Streep foram enfáticos ao reprovarem o republicano. Durante a entrega do prêmio Globo de Ouro, Streep aumentou o tom e teceu críticas à política norte-americana, principalmente ao magnata e suas promessas durante sua campanha eleitoral, mas sem citar o nome do presidente eleito. (ANSA)





* * *

O CIEE E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - Arnaldo Niskier

O CIEE e a educação à distância


Uma experiência notável de EAD no Brasil está sendo realizada sob a liderança do Centro de Integração Empresa-Escola de São Paulo. No ar desde março de 2005, hoje dispõe de 37 cursos de curta duração, contemplando um total de 2,5 milhões de matrículas registradas.

O programa, em plataforma própria, é gratuito e tem por objetivo capacitar, aperfeiçoar, aprimorar e atualizar o estudante de ensino médio ou superior, além dos que se devotam à educação profissional. Isso facilita muito a inserção do jovem no movimentado mercado do nosso país.

Todo esse trabalho já rendeu mais de 2 milhões de treinamentos, utilizando os seus cursos classificados como atitudinais, conceituais e técnicos. Os primeiros se referem a aspectos voltados ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos essenciais do dia a dia, ambiente acadêmico e de trabalho. Os cursos conceituais operam assuntos variados sobre língua portuguesa (atualização gramatical, produção de textos), métodos e técnicas de pesquisa, atendimento ao cliente. Os últimos apresentam conteúdos voltados à tecnologia, como pacote Office, Fundamentos de Rede e Flash.

Há um grande envolvimento de empresas e instituições de ensino no projeto, que trabalha também com um formato de tutoria que promove a participação dos jovens em todas as etapas dos cursos, esclarecendo dúvidas em no máximo 24 horas. Para isso, a plataforma de gerenciamento é essencial.
São fornecidos certificados digitais gratuitos, assim como apostilas de apoio. O sucesso pode ser medido pelo crescimento expressivo do programa administrado pela Superintendência Executiva do CIEE/SP.

Entre os cursos oferecidos, podemos citar: Matemática básica, Cidadania e meio ambiente, Métodos e técnicas de pesquisa, E-mail e internet: uso adequado no ambiente corporativo, Microsoft Excel, o que dá um total de cerca de 30 mil matrículas/mês. Todos com o objetivo de capacitar, aprimorar, atualizar e promover o conhecimento, potencializando aptidões e talentos nas empresas. Nessa empreitada, o CIEE coloca toda a sua experiência de 51 anos, como entidade-líder no campo da filantropia.

O maior número de jovens encontra-se no estado de São Paulo, mas o atendimento se faz também em outras regiões, inclusive no Nordeste, onde é possível estabelecer um ambiente propício para o aprendizado e a construção do conhecimento de forma correta e agradável, pois conta com ilustrações de grande qualidade. Talvez esta seja a razão da existência de uma evasão diminuta, que se reduz a cada ano. São utilizadas palavras-chave estimulantes; são constituídas turmas especializadas, acompanhadas de uma tutoria altamente competente, que orienta os jovens e os incentiva a participar dos benefícios do aprendizado. A última conquista do projeto foi a entrada do Rio de Janeiro no circuito, com a adesão entusiástica do seu CIEE. Há um enorme interesse da sua população, que vê a educação à distância como um projeto de primeira ordem e de grande futuro.

Diário da Manhã (GO), 11/01/2017

FONTE: Academia Brasileira de Letras (ABL)



Arnaldo Niskier - Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da ABL, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz. Recebeu os acadêmicos Murilo Melo Filho, Carlos Heitor Cony e Paulo Coelho.

* * *