Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2018

CYRO DE MATTOS em Antologia Poética que Homenageia Universidade na Espanha


Cyro de Mattos em Antologia
Poética que Homenageia
Universidade na Espanha


Lançada neste mês de outubro, durante o XXI Encontro de Poetas Iberoamericanos, em Salamanca, Espanha,  a antologia poética “Por ochos centurias”, organizada pelo poeta e tradutor Alfredo Pérez Alencart, incluiu o poema inédito  “A Uma Casa de Saber” , do poeta baiano Cyro de Mattos,  dedicado à Universidade de Salamanca.  Figuram também na obra, no elenco dos brasileiros,  os poetas Carlos Nejar, Reynaldo Valinho Alvarez, Astrid  Cabral, Álvaro Alves de Faria, Davi de Medeiros Leite, Paulo de Tarso Correia de Melo e Alíce Spindola.

A antologia, alentado volume de 600 páginas,  é uma publicação da EDIFSA, Editora da  Fundação Salamanca, Cidade de Saber e Cultura, e tem como objetivo homenagear as universidades de Salamanca e São Marcos de Lima, por seus oito séculos de atuação universitária. O livro tem capa do pintor espanhol Miguel Elias, reúne poetas de todos os países iberoamericanos, além de outros, como Israel, Itália, Romênía, Estados Unidos, Croácia, República Checa, Iraque, Alemanha e  Bulgaria, entre outros.

Leia, a seguir, o poema de Cyro de Mattos,  dedicado à Universidade de Salamanca, aqui transcrito.

-  A Uma Casa de Saber -    

Há belezas e sonhos na morada/ Desse sol, que como o fogo arde/ Na palavra cheia de razões.// Safras do saber produzem/ As estações às esperanças./ O que pretendem dizer?// Espelho que me estende a aurora,/ O espírito do homem no elogio/ Dessa vontade em decifrar o ser.// Veste-me com os perfis desse jardim./ As nuvens ensinam-me que a chuva/ É o foi, o é e o será. //Tudo que é labor, / Coisa e forma entre o tempo e o vento./ / Juntamos as lições,/ ouvimos os anos /Com a sua paixão de linguagens.// Converso comigo e os outros/ Nos campos que guardam questões./ Podemos reconhecer um enigma,// A causa de como acontecemos,/ Na penosa mutação das vozes/ À previsão eterna de um hábito.// A exata música com que um dia/  Fray Luís de León ofertou-me/ A flor que se espraia a todo instante.

...................
Cyro de Mattos é escritor e poeta. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia.  Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

* * *

DEUS AGINDO

"Não acabou, há um Deus todo poderoso agindo em seu favor "


 Quando Deus diz: Eu cuido de tudo, então sai da frente e deixa Ele fazer.

Não importa o que seja, não importa o quanto esteja difícil, pesado, incerto, longe, Ele toma frente e faz um movimento tremendo, mas cumpre o que diz.

Ele te conhece como a palma da mão dEle, e sabe, sim, sabe do que você precisa, do que te perturba, do que te incomoda, do que te faz sofrer, do que te arranca lágrimas, e do que te silencia a alma.

Não adianta o vento soprar e querer se mostrar forte pra você, porque o Senhor tem o poder de paralisá-lo. Ele sabe qual o momento que você se sente mais fragilizado e sem direção. Ele sabe o que se passa ai dentro do seu coração sem você dizer uma só palavra.

Ele sabe quem é você, e do porque você ainda esta resistindo, orando, buscando, se machucando, se mantendo de pé mesmo sem estar aguentando, ele sabe da sua fé nesse mar revolto que você esta enfrentando. Deus é tão maravilhoso, que ele coloca anjos ao nosso redor para nos proteger.

Portanto, não pense que você esta sozinha (o), que o seu barco vai afundar, que o seu mundo vai cair, que o seu sonho não vai se realizar, ou que nada em sua vida vai mudar.

Tem um exército comandado por Ele agindo nesse exato momento por você. Pode Descansar agora, o seu reforço chegou...

Bom dia pra você e sua família!


Recebi via WhatsApp, sem menção de autoria

* * *