Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DOIS ESCRITORES RESGATAM MEMÓRIA DO CRONISTA FERNANDO LEITE MENDES


A editora baiana Via Litterarum acaba de publicar a antologia O Gigante e a Bicicleta e Outras Belas Crônicas, de Fernando Leite Mendes, baiano de Ilhéus, com prefácio, notas e organização dos escritores Cyro de Mattos e Ivo Korystowski. 

Para o escritor e poeta Cyro de Mattos, Fernando Leite Mendes, que nos deixou aos 48 anos, nada deve aos cronistas melhores de sua época, década de 50 no Rio de Janeiro, como Carlinhos Oliveira, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Drummond, Carlos Heitor Cony, Stanislaw Ponte Preta, Fernando Sabino e Rachel de Queiroz, dentre outros. A antologia O Gigante e a Bicicleta e Outras Belas Crônicas é acrescida de prefácio, depoimentos e pesquisa iconográfica realizada pelos organizadores. 


Cyro de Mattos
é autor de vasta obra, de vários gêneros, membro das Academias de Letras da Bahia, de Ilhéus e de Itabuna, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz, também editado no exterior, além de detentor de prêmios importantes. Publica quinzenalmente uma crônica na revista da crônica RUBEM, de Brasília. 

A ilustração da capa é da artista plástica e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Jane Hilda Badaró.


Ivo Korytowski
é jornalista, tradutor e romancista premiado pela União Brasileira de Escritores (Rio). Reside em São Paulo. É o editor dos conceituados blogs Literatura & Rio de Janeiro & São Paulo e Sopa no Mel.

Para selecionar as crônicas que compõem esse livro póstumo, seus organizadores fizeram ampla pesquisa na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Estão previstos lançamentos presenciais para 2021, nas cidades de Salvador, Ilhéus e Itabuna.

 

http://www.academiadeletrasdeitabuna.com.br/2020/10/dois-escritores-resgatam-memoria-do.html


* * *