Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva V

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
FILHOS DE ITABUNA (XI) - Marília Benício dos Santos - Por Eglê S. Machado

Postado por Eglê Santos Machado em 10 abril 2010 às 13:26

 QUEM É ESSA MULHER?

Ela é filha de Itabuna? - Sim, é filha legítima da mãe Centenária. É filha de um dos mais notáveis pioneiros de Itabuna, Francisco Benício dos Santos, grande comerciante de tecidos em Itabuna, até 1938. É irmã do advogado Adélcio Benício dos Santos. Porém, o que se sabe mais de Marília Benício dos Santos?

ITABUNA CENTENÁRIA já pesquisou no Google, indagou pessoas e não conseguiu uma foto ou descobrir qualquer referência à autora do livro CARROSSEL em cujo prefácio Lygia Costa Moog diz: “ela nos prende e nos encanta desde o primeiro momento, precisamente pelo fato de que canta a vida, em suas alegrias e em suas tristezas, mas, sempre, na perspectiva feliz da esperança.” Na orelha do livro CARROSSEL consta apenas esta frase de Sandra Helena Vieira: “É um livro calcado na experiência da autora. Através de pequenas passagens do dia-a-dia, ela revela preocupação com os problemas sociais e a religiosidade das pessoas. Aproveita cada texto para fazer uma análise profunda que leva o leitor a uma reflexão interior tão necessária nos dias de hoje”.

Esta publicação data do ano 1984 e Marília a dedica a seus pais, a quem deve o dom da vida e ao seu psicólogo José Marques Junior, que, segundo ela, a ajudou a olhar o mundo de uma maneira mais profunda.

Lendo seus textos muito bem elaborados percebe-se que viveu em locais diversos. Fala das suas andanças na Calçada da Praia do Leblon, na Quinta da Boa Vista, Campo Grande, Belo Horizonte, Galeão, Salvador, Itapoã. Cita também sua volta a Itabuna. 

Dedica um texto com muito carinho à FAZENDA ALMADA, município de Coaraci (BA) Cada texto de Marília revela um pouco da sua alma: Fala do seu concurso no Magistério Primário e que foi Diretora da Escola Paroquial de Santana, em Salvador.

Num texto intitulado “BOAS ENTRADAS – FELIZ ANO NOVO” Marília revela que o seu pai teria uma Casa de Negócio que se chamava CRISÂNTEMO. Outra revelação da autora de CARROSSEL é que frequentava , - não sei se na qualidade de paciente ou funcionária, o CVV - Centro de Valorização da Vida (Órgão de prevenção contra o suicídio).

A ÚLTIMA FRASE DO LIVRO CARROSSEL É:
É TÃO BOM SABER QUE VOCÊ EXISTE E QUE PENSA EM MIM. OBRIGADA MEU DEUS!

ITABUNA CENTENÁRIA (R/SIC) estará postando, semanalmente, textos de Marília Benício dos Santos
E estará sempre, sempre, pedindo à FICC:
“FALE-NOS DA ESCRITORA MARÍLIA BENÍCIO DOS SANTOS!...”

************
MEU DEUS É MEU TUDO (Marília Benício dos Santos)

Eu gostaria que quando dissesse isto, fosse mesmo verdade. Mas meu Deus me perdoe, não é esta a realidade. Quem tem tudo tem a felicidade. Hoje não me sinto feliz. Estou triste, abafada, amargurada. Você sabe por quê. Não tenho razão para sentir-me assim, pois conto com Você. Tenho certeza de que és Pai e me queres bem. E Você sabe que apesar da minha infidelidade, eu O quero muito, mas não ao ponto de dizer: “meu Deus é meu tudo”. Pois se assim o fosse, não o substituiria por ninguém. Tendo Você me bastava e eu diria: “meu Deus me basta”. Mas como estou tão presa a tudo e a todos, precisando dos outros para viver e ser feliz, não posso dizer: “meu Deus é meu tudo”.
Mas meu Deus, agora passou pela minha cabeça, que enquanto eu vivo, dependo de todos e de tudo. Não sou só espírito, sou corpo. Sim, preciso viver a realidade. A minha fantasia às vezes me leva a tomar uma realidade celestial, que só existe na minha cabeça.
Sim, sei que posso dizer que meu Deus é meu tudo, sem excluir as pessoas que amo e também participando de todas as maravilhas deste mundo.
------------------

Comentário de roberto henrique dantas 1 dia atrás

PROVERBIO ORIENTAL = "QUANDO OUÇO, ESQUEÇO! QUANDO VEJO LEMBRO! QUANDO FAÇO, ENTENDO, COMPREENDO E APRENDO."

ESTE TEXTO FEITO PELA IRMÃ EGLÊ É UMA FONTE DE LUCIDEZ CRISTALINA EM QUE ANJOS VEM BEBER NELA. QUE ÁGUA TÃO DOCE QUE FONTE TÃO BELA.
VAMOS SORVER ENTÃO, UM POUCO DESSA ESSÊNCIA, TAMBÉM:

O TÍTULO = APRESENTAÇÃO DE UMA FILHA DA NOSSA TERRA, A PROTAGONISTA DA HISTÓRIA. OUVIDA, MAS ESQUECIDA.

INTRODUÇÃO = AO VER O TÍTULO, ATIVAMOS NOSSA MEMÓRIA PELA LEMBRANÇA E APELAMOS ATRAVÉS DE UM PEDIDO DE LICENÇA, À NOSSA RECORDAÇÃO:
QUEM É ESTA MULHER?

CONTEÚDO: AQUI TEMOS UM ROSÁRIO DE RESPOSTAS, RECORRENDO POR UM CAMINHO, À BORDO DE UM CARROSSEL, GIRANDO EM TORNO DO TEMPO E AO VENTO. E AÍ, PASSEIA PELA HISTÓRIA PASSANDO PELAS VEREDAS DA VIDA DA NOSSA QUERIDA PERSONAGEM DE VIRTUOSO E MÁGICO NOME: MARÍLIA, QUE ALÉM DE BENÍCIO É DOS SANTOS TAMBÉM.

PRÉ-FINAL: UMA FRASE DE AGRADECIMENTO E UMA PROPOSTA EM FORMA DE PROVOCAÇÃO.

CONCLUSÃO: UM PEDIDO DE PERDÃO E CLEMÊNCIA PELA FRAGILIDADE HUMANA, SUA DEMANDA.

A PARTIR DAÍ, O TUDO MAIS É SILÊNCIO! FICANDO EM ESTADO DE FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE E AMOR,
QUE É O ESTADO-MAIOR DE TODOS ELES.

SÓ POSSO AFIRMAR QUE: COMO DIZIA, MEU PAI, O SR. JOSE DANTAS DE ANDRADE, = "NEM NO NORTE NEM NO SUL, NUNCA VI COISA IGUAL, UM TEXTO TÃO ILUMINADO, QUE NEM ÁRVORE DE NATAL".

QUEM AGRADECE, SOMOS TODOS NÓS, MEMBROS E AINDA NÃO-MEMBROS DESSA REDE SOCIAL QUE JÁ NASCE CENTENÁRIA.

A SENHORA É A LUZ, RAIO, ESTRELA E LUAR, MANHÃ DE SOL QUE UM DIA, QUE VIVER VERÁ...

* * *

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva IV

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
E-MAIL ENVIADO AOS MEMBROS DE ITABUNA CENTENÁRIA, SOBRE O “PROJETO FLAPPI” DE GERALDO MAIA

Caro amigo,

A nossa Rede Social ITABUNA CENTENÁRIA  tem a honra de abrigar muita gente interessada  no crescimento da nossa centenária cidade, principalmente na área cultural. Dentre os seus membros, o itabunense Geraldo Maia, ator e diretor teatral, autor do Projeto FLAPI.  Ele solicitou a colaboração desta Rede Social para apresentar o seu projeto aos membros deste site solicitando de todos "sugestões e contribuições, para agregar mais e mais valores ao mesmo e a partir daí formatar o projeto e enviá-lo para as grandes empresas estatais e privadas, nacionais e internacionais, etc."

Atendendo a solicitação deste produtor cultural estou enviando a minuta do projeto FLAPI  solicitando o carinho de sua atenção, lendo-o e dando sua opinião (seja ela qual for), que poderá ser enviada para nossa Rede Social e/ou diretamente para o e-mail do autor www.geraldomaia2007@gmail.com.Poderemos também encaminhar esta e-mail para todos  os nossos contatos, que ao conhecerem o projeto poderão, quem sabe, engrossar as fileiras de aderentes. Também participem respondendo ao Fórum que será aberto para discussão do assunto na nossa Rede Social ITABUNA CENTENÁRIA. Sua opinião é de muita valia seja ela a favor ou contra.

Sugerimos  que visitem a página do autor Geraldo Maia, nesse site e vejam a  sua biografia para conhecê-lo mais. No final da minuta do projeto FLAPI  temos mais informações sobre  este produtor cultural.

Para deixar todos os membros de R/SIC a par de tudo, junto ao anexo com a minuta do projeto FLAPI estou  enviando toda a correspondência sobre o assunto, que foi trocada entre o Sr. Geraldo Maia e a administradora de ITABUNA CENTENÁRIA Sra. Eglê Santos Machado.

Agradeço pela sua atenção. Abraços.

-----
Para Geraldo Maia 

Caro Geraldo, vou te contar o que está a  acontecer. O Roberto Henrique parece que pirou de vez, rsrsrsrs. Há algum tempo que ele está nervoso, me enchendo o saco. Imagina que na semana passada, num bate papo do chat de R/SIC onde costumamos conversar, ele queria me forçar a ir à prefeitura, ali, aqui, acolá e como eu lhe disse que não faria isso que o que eu poderia fazer era continuar  oferecendo o site para ele, você , eu mesma e quem mais quisesse gritar, reivindicar, etc. ele ficou bravo comigo e me esculachou, culpando-me por todas as mazelas do mundo. Eu disse-lhe também umas boas  e no dia seguinte ele já estava todo alegrão de novo dizendo que a nossa briga serviu para ele, conforme eu mesma lhe havia dito, pesquisar na Internet e achar aquela “AGENDA 21”. Eu fiquei animada, mas já desconfiava que não fosse fácil como ele supunha. Procurei me informar sobre o assunto e uma amiga, Tânia Suzart, disse-me que o irmão dela, em Itapebi, trabalhou duro para implantar essa AGENDA 21 na cidade, o prefeito disse que bancaria aluguel de uma sede, contas de água, luz, telefone, e tudo o mais. Para encurtar a história o rapaz disse que a prefeitura pegou uma parte do dinheiro, não pagou nada de aluguel e outras contas, e agora  a tal de AGENDA 21 está querendo que eles devolvam o dinheiro; estão numa enrascada daquelas.

Eu nem falei disso ao Roberto. Ele é uma criatura muito boa e fica indignado com a falta de iniciativa e apoio. Eu só digo a ele que estamos no Brasil  e já sabemos como  tudo funciona aqui. Aí ele fica zangado é comigo rsrsrsrs. Diz-me cada coisa! Eu é que não ligo. Hoje ele tirou a foto do site, disse-me pelo bate papo que vai se recolher um pouco, pediu-me desculpas e disse que vai acompanhar ‘na moita’ tudo da R/SIC. Acho que ele está com um problema pessoal: uma vez ele me disse que estava desempregado, não sei se é verdade, pois ele brinca muito. Se ele morasse aqui em Itabuna eu já teria ido atrás para bisbilhotar, dar-lhe uma palavra amiga; mas ele vive em Amargosa e Feira de Santana.

Hoje tentei, tentei conversar com ele no chat, mas ficou caladão, não respondeu nada. Pedi-lhe para me dar o seu telefone para eu ligar, não deu. Eu não sei o que fazer para ajudá-lo, ele não se abre, não diz nada. Eu não o conheço pessoalmente, mas todo esse tempo de contato virtual chegou a uma amizade muito grande. Tem umas irmãs dele aqui em Itabuna, mas eu fico sem jeito de falar disso com elas

 Bom, meu amigo, estou te dizendo tudo isso porque sei que deves estar estranhando o silêncio da nossa rede sobre teu Projeto FLAPI. Mas podes ficar à vontade para continuar gritando. Quem sabe, Roberto não se anima, e volta a trabalhar? Ele é muito inteligente, sabe se expressar, entende de tudo e é grande pesquisador, mas agora vamos dar o tempo que ele precisa.

SE quiseres mandar um recado para ele o e-mail é rhod1@oi.com.br  podes dizer-lhe que eu te contei tudo.  Te contei estas coisas confiada na linda frase que dissestes no site:

“Nada dando certo, em termos de FLAPI, o ganho dessa amizade, desse conteúdo relacional, supera qualquer ganho material e social. Já valeu tudo, porque, para mim, coisas não podem ser mais importantes que pessoas, e não são.”

Abraços, Eglê

* * *

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva III

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
RSIC/ICAL -  Mensagens em Outubro 2010: E SE...


Comentário de roberto henrique dantas

E SE...
ESTA SENSACIONAL CRIAÇÃO DO CANAL FUTURA COMBINA EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM A REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA.
E SE, A R/SIC SE TORNASSE O CANAL DE COMUNICAÇÃO DA FUTURA NAÇÃO GRAPIÚNA?
E SE, A R/SIC REALIZASSE O SONHO DO MENINO-GRAPIÚNA?
E SE, A R/SIC ELUCIDASSE A INDAGAÇÃO DO AMADO MESTRE JORGE AMADO?

*************
Comentário de roberto henrique dantas:

A R/SIC LIGA VOCÊ AO FUTURO DA NAÇÃO GRAPIÚNA, QUESTIONE, MUDE, PARTICIPE.
E SE A R/SIC... SE TORNASSE...
LIBERE A SUA IMAGINAÇÃO!
E SE...

***********
Comentário de roberto henrique dantas:

MEUS IRMÃOS E IRMÃS, VAMOS COLOCAR AQUI TODOS OS NOSSOS - E SE...
SE VOCÊ TIVER UMA IDEIA OU UMA VISÃO DO FUTURO, OU UMA PROPOSTA, OU UMA VONTADE EM QUE O SITE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA, A NOSSA QUERIDA E AMADA R/SIC, VIESSE A SER UM DIA, EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO, EXPRESSE AQUI A SUA CRIAÇÃO.
ESTAREMOS ATENTOS PARA CONHECER A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO DOS HOMENS E MULHERES QUE VIVEM, MORAM, TRABALHAM E SONHAM COM UMA REGIÃO GRAPIÚNA, SOBERANA, AUTÔNOMA, INDEPENDENTE, VISIONÁRIA, FABULOSA, DOURADA.
COLOQUEM AQUI NESTE ESPAÇO O QUE VOCÊS SONHAM E DESEJAM O QUE A NOSSA REGIÃO GRAPIÚNA, PODE E DEVE SER, NO FUTURO.
LIBERE A SUA IMAGINAÇÃO, E SE...

************************
Comentário de egle santos machado:

E SE...
...de repente todos os membros de Itabuna Centenária  resolverem fazer valer o poder que têm de transformar esta rede na porta voz da Região Grapiúna, tendo  para isso apenas que abrir mão, por  algum tempo do seu afã tão somente de diversão, de “curtição” nos inúmeros sites de relacionamento existentes que a nada levam ou elevam a pessoa. Como gente que tem sentimento, que ama Itabuna, que tem o desejo de crescer e ver sua cidade e sua região grandes, que,  integrante de um site social que tem futuro, se comprometa  a dar a sua parcela de contribuição através da  R/SIC, cujo objetivo desde a sua criação há quase dez meses além homenagear nossa cidade centenária, é  ser a voz de  Itabuna e  da região Grapiúna. Poderemos denunciar  mazelas apresentando ideias de soluções, apoiar sua cultura, cobrar da universidade local, das faculdades, de entidades representativas um engajamento efetivo.  Somos muitos membros, (alguns suspensos que poderão ser reintegrados quando desejarem). Coesos poderemos fazer a diferença,  na amorosa  cruzada para a (re)conquista da grande nação Grapiúna  e o resgate da sua vocação  cidadã.
Obs: ITABUNA CENTENÁRIA -R/SIC fica aguardando uma resposta sua...

* * *

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva II

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Foto criada há 2 anos
"ITABUNA: Fragmentos de Memória em Cem anos de História"

Texto de abertura do Calendário produzido pela Comissão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para as Comemorações do Centenário de Itabuna.

Selecionar é escolher. 
Os critérios para realizar a seleção podem ser definidos de distintas formas de acordo com os princípios de cada um e com as distintas situações que vivenciamos. Há certas ocasiões em que selecionar é tão vital para prosseguir que enquanto não realizamos essa tarefa ficamos dando voltas sem sair do lugar. Selecionar o que seria tão significativo lembrar sobre uma cidade numa época em que a esperança de vida aumenta ao mesmo tempo em que tudo muda vertiginosamente, foi um desafio assustador. A seleção mostrou-se tão difícil porque nos colocou diante de decisões sérias que por muito tempo foram adiadas. O diálogo tornou-se profundo, inquietante, revolucionário e nos colocou frente a frente com a responsabilidade de agir.
O que não poderia ser esquecido no momento de comemorar o centenário de Itabuna? 
Nesses tempos de crises de valores e de referências, as comemorações tendem a demonstrar que o acontecimento “rememorado, em razão do seu valor simbólico, visa, sobretudo, ao devir. Em busca de um consenso o poder político investe nas lembranças das grandes datas,  de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. Por trás de todas as comemorações encontra-se, portanto, a questão do tempo que se manifesta na sua relação com o passado da História e o presente da memória.
Nesse calendário produzido no boja das atividades desenvolvidas pela Comissão da Universidade Estadual de Santa Cruz para as Comemorações do centenário da cidade de Itabuna se tentou encontrar um consenso entre a memória individual, aquela que cada um lembra um jeito diverso, segundo o que lhe interessa e o que amealhou durante a sua experiência de vida, e a memória coletiva, que é aquela formada pelos fatos e aspectos julgados relevantes e que são guardados como memória oficial da sociedade mais ampla. Perseguimos então a memória compartilhada pesquisando entre os itabunenses, nativos ou moradores, e de diversos seguimentos sociais, marcos da trajetória e história da centenária cidade.
A seleção foi realizada. Demoramos no processo seletivo por receio de omitir, de exceder, mas a fala balizada dos nossos depoentes nos encorajou a apresentar as imagens-fato, doze momentos da trajetória da cidade que estão na memória dos itabunenses para que possamos comemorar, e então, reviver de forma coletiva a memória dos acontecimentos considerados como fatos sinalizadores, a sacralização dos grandes valores e ideais de uma comunidade. Enfim nesse fenômeno das comemorações, a história se conjuga a memória, procurando na distância do acontecimento passado uma aproximação com o presente histórico.

                       (Postado na RSIC/ICAL no início do ano 2010)

* * *

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
FELIZ 2010, ITABUNA!...

Postado por Eglê Santos Machado em 1 janeiro 2010 às 3:30


... Este é um ano especial, para Ti, para Teus Filhos e para Teus Amigos!

Afinal é o ano 2010. Completarás 100 anos! E estás cada vez mais Moderna, Bela, Cativante e Amada, oh! Itabuna...

Criei esta Rede Social, ITABUNA CENTENÁRIA, para te homenagear,  e até o dia 28 de Julho, dia do teu Centenário, estarei falando contigo, crescendo contigo, cantando contigo e contando tua vida de heroísmo, sofrimentos, alegrias e glórias.
Claro que conto com a bem-vinda e generosa contribuição dos amigos, dos visitantes e de todos os teus filhos altruístas e generosos.
Quero que tenhas a certeza de que é o meu coração que falará a ti. Este coração de filha adotiva que te ama intensamente, que foi por ti acolhida e cuidada, que casada com um teu filho legítimo, gerou e pariu para ti um casal de filhos, e que te presenteou com quatro netos, filhos teus...

Postarei fotos tuas e do teu povo, textos, poesias, notícias... Um pouco de tua história, tuas conquistas, tuas frustrações, esperanças, torcendo para que possas apreciar a boa intenção e pedindo ao Senhor energia e inspiração para realizar o melhor possível. E te homenagear como mereces.

VAMOS LÁ, ITABUNA? Comecemos com a contagem regressiva:

01 de Janeiro de 2010 – FALTAM 208 DIAS PARA O CENTENÁRIO DE ITABUNA. 

- PAZ E BEM!... 

====

POSTAGEM NA RSIC SOBRE A FESTA DO CENTENÁRIO DE ITABUNA

Às 2:01 em 15 março 2010, roberto henrique de oliv. dantas disse...

Irmã Eglê enviei um e-mail - zumacosta@yahoo.com.br - para o professor Claudio Zumaeta, solicitando uma exposição sobre o projeto "olhares de um século", antes do dia 31 de março.

Valéria deu uma ótima ideia - simples e prática - da seguinte forma:
construirmos um painel histórico cronológico DIVIDIDOS por décadas com fotos, depoimentos, apresentação de personalidades, eventos e acontecimentos importantes, etc.
que poderíamos apresentar conjuntamente no espaço do projeto olhares de um século contribuindo assim para o engrandecimento da festa do centenário. O trabalho em equipe por associação facilita e viabiliza a realização e concretização da nossa proposta. Vamos aguardar a resposta.

Esta rede social criada pela senhora já se tornou uma COMUNIDADE, PELO CRESCIMENTO E PARTICIPAÇÃO QUE VEM ACONTECENDO.

ISTO É MUITO BOM E IMPORTANTE PARA QUE TENHAMOS FORÇA DE PRESENÇA E VOZ JUNTO COM AS INSTITUIÇÕES OFICIAIS E A SOCIEDADE ITABUNENESE COMO UM TODO.

E COM CERTEZA IRÁ CONTINUAR APÓS OS FESTEJOS.

ESTE PAINEL SERÁ NOSSO CARTÃO DE APRESENTAÇÃO PARA SER LEVADO À ESCOLAS, INSTITUIÇÕES CULTURAIS, ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS, FILANTRÓPICAS, ESPAÇOS ONDE SE REALIZAM EVENTOS ATUANDO COMO UM FATOR CATALIZADOR E ESTIMULADOR NA FORMAÇÃO DE NOVAS REDES SOCIAIS.

PENSEI NO SÍMBOLO DO APANHADOR DE SONHOS PARA A NOSSA LOGOMARCA - VC CONHECE ALGUM ARTISTA DA REGIÃO QUE POSSA CRIA-LO?

==============

COMUNIDADE "ITABUNA CENTENÁRIA" E O PROJETO OLHARES DE UM SÉCULO

•             Postado por roberto henrique de oliv. dantas em 15 março 2010 às 2:37
           
EIS ABAIXO A RESPOSTA-CONVITE DO PROFESSOR CLAUDIO ZUMAETA APOS UMA SOLICITAÇÃO DE EXPOSIÇÃO SOBRE O PROJETO OLHARES DE UM SÉCULO, ONDE ELE DECLARA A SUA SATISFAÇÃO DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DO ITABUNA CENTENÁRIA:

"ALEA JACTA EST" - A SORTE ESTÁ LANÇADA

"Eglê, boa noite!
inicalmente quero lhe agradecer por sua atenção, gentileza e interesse. É sempre muito bom encontrar pessoas com disposição para entender que o CENTENÁRIO não pode ficar "preso" nas mãos da vaidade, do egoísmo e das mesquinharias políticas: o CENTENÁRIO É UMA DATA ÚNICA! TEMOS QUE VIVENCIÁ-LO PLENAMENTE! TEMOS QUE, AO MESMO TEMPO, CONTARMOS A NOSSA HISTÓRIA E FAZERMOS A NOSSA HISTÓRIA. Por tudo isso ficaria muito FELIZ de poder contribuir, modestamente, para a amplitude desta data magna. Podemos, portanto, combinar um dia, antes do lançamento oficial do Projeto, para que eu possa explicitar seus detalhes.
DESDE JÁ GOSTARIA MUITO DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DO 'ITABUNA CENTENÁRIA!'
obrigado, mais um vez
Abraços
C. Zumaeta"

 =====
Caro Irmão Roberto Henrique Dantas,

Como já disse admiro pessoas que correm atrás de um ideal. Por isso coloquei ITABUNA CENTENÁRIA à disposição dos membros da família e dos amigos de DANTINHAS para ser a voz de todos. Eu quero ajudar, no que puder como pessoa física, apenas desejando e pedindo aos membros da Rede que não permitam que toda esta beleza de projeto descambe para a área  da política partidária fato este que, se acontecer, obrigará ITABUNA CENTENÁRIA a uma reação.

Não entendi o porquê de a resposta do professor Zumaeta estar dirigida a mim. Você como membro da Rede tem o direito de usar o seu próprio nome e pode fazê-lo à vontade, ok?

Muito boa a ideia da querida Valéria. Prova de que as ideias simples são as melhores. Esse Painel histórico cronológico é “uma boa”. Só que para torná-lo realidade, como só nos restam 15 dias, temos de contar com o a adesão de todos os membros da rede. Temos professores, advogados, artistas plásticos, muita gente que pode ajudar. Material não nos falta; o livro do seu pai é o que de melhor temos, mas se os membros se mexerem conseguiremos mais ainda, principalmente imagens, e a Internet está aí. Porém precisamos apresentar um trabalho bem elaborado, liderado e sob coordenação de alguém muito entendido no assunto (quem sabe, MARUSE), pois vai ter muita gente com uma lupa procurando identificar falhas para cair em cima da gente, de ITABUNA CENTENÁRIA.

Quanto à Rede Social ter-se tornado COMUNIDADE eu discordo de você, mesmo porque a gente pode chamar de comunidade, mas para o NING será sempre uma Rede Social, mas isso não vem ao caso, pois como Rede Social ou Comunidade, ITABUNA CENTENÁRIA terá crescimento e participação, será forte ou não junto às instituições, a partir da atuação de cada um de nós, seus membros. A Rede continuará após os festejos, sim, (um pouco mais liberal quanto ás postagens), afinal de contas até o ano 2.109 nossa cidade continuará centenária. De qualquer forma foi bom você usar o termo COMUNIDADE, pois ficou mais  chamativo, não acha?

Quanto a Logomarca da Rede Social, é muito bem bolado o símbolo O APANHADOR DE SONHOS proposto por você, mas teremos que direcionar esta logomarca especificamente para o PROJETO OLHARES DE UM SÉCULO, pois há algum tempo eu e Tânia Suzart que também é membro desta rede estamos discutindo e  trabalhando o Símbolo de ITABUNA CENTENÁRIA que é muito simples mas  tem tudo a ver com o objetivo inicial da criação do site (ver o post FELIZ 2010 ITABUNA!... de 01/01/2010). É uma ideia despretensiosa que deverá prosseguir após 28/07/2010, indelével e atual, mesmo quando alguns dos seus membros se afastarem, o que também é natural.  No entanto, uma segunda logomarca poderá ser postada nas páginas de todos os  membros que assim o desejarem. Não abandonemos, portanto, essa ideia de O APANHADOR DE SONHOS. Quanto ao artista  para criar tal símbolo, Itabuna é um celeiro de ótimos Designers. Neste ano já foi criada a Marca dos 100 anos de Itabuna (foto acima) com um concurso promovido pela Prefeitura Municipal, concorrido por artistas de vários estados e vencido por um  jovem itabunense (veja postagem do blog Logotipo Itabuna – 100 anos datado de 20/01/2010)

* * *