Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2019

CONHEÇA A INDÍGENA QUE IRÁ À ASSEMBLEIA GERAL DA ONU

Ysani Kalapalo foi convidada pelo próprio governo Bolsonaro

21/09/2019 

Ysani Kalapalo é youtuber e fala sobre vida dos indígenas do Xingu Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro embarca para os Estados Unidos nesta segunda-feira (23), junto com sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e comitiva.

Eles irão para Nova Iorque para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Junto com a comitiva está a indígena Ysani Kalapalo, convidada pelo próprio presidente para participar do evento.

Ysani é youtuber e influenciadora digital. Ela faz vídeos sobre a vida em sua aldeia no Xingu e costuma comentar os rumos da política. Ysani é apoiadora do governo atual, de direita, e crítica da grande mídia.

A indígena afirmou, inclusive, que as queimadas na Amazônia não tem a ver com decisões de Bolsonaro e configuravam fake news para prejudicar o governo.

Ela sentará ao lado dos ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Ernesto Araújo, de Relações Exteriores, durante o discurso do presidente.


* * *

HOMEM INSUPORTÁVEL – Cyro de Mattos

                                                 
                            Homem Insuportável 

Cyro de Mattos


          Não que fosse cheio de rancor. Depressivo, pessimista.

          Alimentada era a alma com as coisas boas da vida.

          Só que ninguém queria chegar perto dele para um dedo de prosa. Vizinhos evitavam encontrá-lo. Não queriam cruzar com ele no mesmo passeio.

          A pobre mulher faleceu daquele odor horrível. Generosa, sacrificada. Uma santa, os vizinhos comentavam. Durante anos suportar o cheiro malcheiroso do marido.

          Comigo ninguém pode, nem percevejo nem bode, dizia contente, sorrindo. Acostumado à solidão da casa.

          Desde pequeno o pavor de água. A mãe empurrava–o para o banheiro aos gritos. Ameaçava-o com os piores castigos.  Resistia até quando podia. A presença do pai com a taca na mão intimidava-o. Ficava sem saída. Um horror quando a água do chuveiro batia na pele fétida. Chorava alto.

          Quando ficasse grande, sairia de casa para não sofrer o castigo diário. Banho de água fria ou quente nunca mais.
 
          Jovem, em plena força da idade, cada dia mais distante de um banho para refrescar o corpo no verão. Demorava dias. Mesmo que fosse rápido. Num abrir e fechar de olho. Resistia.

          O cheiro insuportável aderindo à pele, grossa como casca de madeira, com o lodo dos anos passando, encrespando, cascuda.
 
          Aproveitava o calorão do tempo abafado como numa estufa. Passeio sob o sol a pino.  Voltava para a casa com o corpo molhado de suor. Tirava a roupa, torcia a calça, a camisa. Deixava aquele caldo oleoso ir caindo da roupa na bacia. Aí, sim, jogava-o no corpo aos poucos.  Não se enxugava. Lograva com isso o suor extraído do corpo, suficiente para banhá-lo como se água fosse.
 
          No ônibus ninguém se aventurava a ficar perto dele. Passageiros espirravam. Tapavam o nariz. Alguns esbravejavam.

          Urubus ficavam assanhados no telhado, pressentiam que ele circulava entre os cômodos da casa.

          Os vizinhos nem conseguiam mais dormir.

          Achou conveniente ir morar na cadeia. Conviver com aquela gente imunda. Como ele. Certamente não gostava de tomar banho.

          Os presos fizeram greve de fome. Exigiram que saísse o mais breve da cadeia. O mau cheiro vindo de sua cela deixava todos eles enfurecidos, gritando, ameaçando-o de morte.

          Sem querer mais transtornos, decidiu morar nos arredores da cidade. Lugar solitário. Somente ele, ninguém mais. Junto do lixão.

          Teve um dia que trancou portas e janelas. E lá dentro, no escuro, permaneceu para sempre. Protegido dos clamores, ameaças, xingamentos. Em seu reduto intransponível. Somente ele com a fedentina do corpo.

          Deleite das horas, absorvidas com o maior prazer.


Cyro de Mattos - Ficcionista e poeta. Publicado em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, dinamarquês, russo. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. É membro titular da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras de Ilhéus. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC.

* * *