Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DEPUTADOS REJEITAM VOTAÇÃO NOMINAL DO PACOTE ANTICORRUPÇÃO

Com a decisão, não haverá registro da posição de cada um no painel.
Deputados articulam emenda com anistia para quem praticou caixa 2.

24/11/2016
Bernardo Caram Do G1, em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na tarde desta quinta-feira (24) um requerimento para que todas as votações que envolvem o pacote de medidas anticorrupção fossem nominais, ou seja, com registro no painel eletrônico do voto de cada deputado. Antes, os parlamentares aprovoram regime de urgência para a tramitação da proposta.
Partidos de oposição defendiam que as votações em plenário fossem nominais para que ficasse explícita a posição de cada deputado na votação de uma eventual emenda de anistia para quem praticou caixa 2 antes da edição da lei. Sem o registro no painel eletrônico, a votação será simbólica, isto é, o presidente perguntará quem aprova ou não, e os deputados levantarão as mãos ou permanecerão como estão.


O requerimento havia sido apresentado pelo PSOL. Grandes bancadas, como as de PMDB, PT, PSDB, DEM e PR, orientaram os deputados das bancadas a se posicionarem contra a votação nominal.
Após o resultado, alguns deputados pediram verificação nominal para a votação do requerimento, mas a solicitação foi negada, sob o argumento de que não havia número de deputados suficiente para fazer o pedido.
Um princípio de tumulto e gritaria se iniciou no plenário. “É evidente que há má fé. É evidente que se prepara uma maracutaia. Está se preparando para que a sociedade não possa conferir quem votou pela anistia do caixa 2”, disse o líder do PSOL, Ivan Valente (SP).
“Está se materializando o grande acordo”, criticou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).
A emenda
Uma proposta de emenda ao pacote de medidas de combate à corrupção prevê
anistia ao caixa 2 nas esferas penal, civil e eleitoral. O documento, sem assinatura, circulava desde a madrugada desta quinta-feira (24) nos corredores da Câmara.
saiba mais
Nesta quarta, foi aprovado em comissão especial o relatório do pacote de medidas de combate à corrupção. O texto precisa passar pela análise do plenário e pode sofrer alterações com a apresentação de emendas pelos parlamentares.
Entre as possibilidades aventadas, está a apresentação da emenda que poderia anistiar quem praticou caixa 2 antes da edição da lei.
O texto teria sido negociado em uma reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes e deputados de vários partidos para articular a aprovação do trecho.
Pacote anticorrupção
Veja abaixo quais foram as propostas de combate à corrupção apresentadas pelo relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS):
Medida 1 - Prevenção à corrupção, transparência e teste de integridade
(o teste foi derrubado)

Prevê a aplicação de teste de integridade no serviço público, sem consequência penal, apenas no âmbito administrativo. O objetivo é flagrar o servidor em algum ato de corrupção. Os tribunais terão que divulgar informações sobre o tempo de tramitação de processos com o propósito de agilizar os procedimentos.
Medida 2 - Crime de enriquecimento ilícito de funcionários públicos
Torna crime o enriquecimento ilícito de servidores, além de prever o confisco dos bens relacionados ao crime.
Medida 3 – Aumento das penas e inserção de tipos na Lei de Crimes Hediondos
Eleva a pena para diversos crimes, incluindo estelionato, corrupção passiva e corrupção ativa. Esses delitos serão considerados hediondos quando a vantagem ou prejuízo para a administração pública for igual ou superior a dez mil salários mínimos vigentes à época do fato.
Medida 4 – Aperfeiçoamento do Sistema Recursal Penal
Regulamenta o pedido de vista, que é o prazo adicional pedido por um juiz para analisar um processo antes de proferir o seu voto.
Medida 5 – Agiliza a tramitação da ação de improbidade administrativa
Acelera os procedimentos da ação de improbidade. Nos casos em que a prática do ato de improbidade administrativa também configurar infração penal, a legitimação será feita exclusivamente pelo Ministério Público. O acordo será celebrado apenas com quem quiser colaborar primeiro.
Medida 6 - Ajustes na prescrição penal
Prevê mudanças na lei para dificultar a ocorrência da prescrição de penas, que é quando o processo não pode seguir adiante porque a Justiça não conseguiu conclui-lo em tempo hábil.
Medida 7 - Nulidades Processuais
Altera regras para declarar situações que acarretam na anulação de processos.
Medida 8 - Responsabilização dos partidos políticos e tipificação do caixa dois eleitoral
Os candidatos que receberem ou usarem doações que não tiverem sido declaradas à Justiça eleitoral irão responder pelo crime de caixa dois, com pena de dois a cinco anos de prisão. O texto prevê multas para os partidos políticos.
Medida 9 - Ação de extinção de domínio e perda ampliada
Com o objetivo de recuperar o lucro do crime, o texto prevê o chamado “confisco alargado”, em casos como o de crime organizado e corrupção para que o criminoso não tenha mais acesso ao produto do crime para que não continue a delinquir e também para que não usufrua do produto do crime.
Medida 10 – Reportante (whistleblower)
Dá amparo legal para quem fizer denúncias em defesa do patrimônio público e a probidade administrativa, além de questões relacionadas a direitos humanos, sistema financeiro e prestação de serviços públicos, entre outros tipos.
Medida 11 - Acordo penal
Permite a realização de acordos entre defesa e acusação no caso de crimes menos graves, com uma definição de pena a ser homologada pela Justiça. O objetivo é tentar simplificar os processos.



* * *

SERINHAÉM – AZUL DO MAR PROFUNDO: NOVO LIVRO DE TICIANO LEONY SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO DIA 1 DE DEZEMBRO

Serinhaém – azul do mar profundo

Novo livro de Ticiano Leony será lançado no próximo dia 1 de dezembro


Tendo o mar como fonte de inspiração, Ticiano Leony lança seu mais novo livro, Serinhaém – azul do mar profundo. O contador de história, podendo ser considerado um dos melhores da sua geração, fará o lançamento no próximo dia 1º de dezembro, a partir das 18h30, na loja de Carlos RodeiroBahia Marina.

Editado pela Caramurê Publicações, o livro conta com 224 páginas onde além do texto homônimo ao título da publicação, tem contos como “O amigo cubano”, “Uma carta fora do Baralho”, “Quem tem com que me pagar”, “Cais da Salvação” e “Os Santos”. 

“Dizem que meus casos são bons, distraídos, alguns engraçados e outros muito plausíveis, reais e até tristes. Acontece que os casos não são meus, não me pertencem. Eu apenas os compilo e escrevo, procurando lhes dar a veracidade necessária”, revela o autor. 

“Este novo livro de Ticiano Leony confirma o acerto da decisão que ele tomou de se dedicar à literatura. Por causa dela, ele ganhou em muitos sentidos e nós ganhamos também porque, para além do talento nato, este autor reuniu bagagem de mais de meio século para compartilhar com o seu leitor a narração de histórias vividas e refletidas e convertidas em arte”, disse o bacharelAntônio Luiz Figueira, que assina a orelha. 

Ticiano conta casos ouvidos e vividos. Em nenhum momento esconde sua inspiração nos casos do dia a dia das gentes com as quais conviveu, anotados em papeizinhos que depois de transcritos vão para o livro. “Claro que enrolo, floreio, construo o ambiente mais apropriado, até mudo de lugar a narrativa para disfarçar e não constranger quem me confiou um segredo, uma particularidade”, conta o cronista.

Serinhaém contém também histórias cujo cenário é a Salvador dos últimos 50 , 60 anos, prendendo o leitor, entrevendo relações interpessoais entre amigos, de pai para filho e entre patrão e empregados que segundo Figueira podem contribuir para “estudos sociológicos da capital baiana” desses anos.

O autor é engenheiro formado pela Universidade Federal da Bahia, já foi fazendeiro e empresário. Este é o seu terceiro livro. Em 2014, publicou “Baraqueçaba, Casos do Acaso”  em 2015, “Orobó, O Périplo Apoteótico de um Sertanejo Assinalado” todos pela Caramurê Publicações. Nesses últimos, os personagens são da terra. Agora, em Serinhaém o ambiente é o mar, o sol, o horizonte e os personagens são os pescadores, navegadores, saveiristas e marujos, as criaturas são os peixes e o tempo é a chuva, o vento e as tempestades.

Serviço​
Serinhaém – azul do mar profundo
​Autor:  Ticiano Leony
Editora:​ Caramurê Publicações
​Paginas: 224 pp
​Valor: R$ 40​,00​
Lançamento, dia 1, a partir das 18h30 na loja de Carlos Rodeiro, Bahia Marina.

-- 
OBS: ENVIAR RESPOSTA SOMENTE PARA O EMAIL jornalismo@laboratoriodanoticia.com.br

Mais informações à imprensa:
Laboratório da Notícia - 3272 4263
WhatsApp: (71) 9 8794-1251
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia

Instagram: @laboratoriodanoticia 

* * *

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES - Augusto Cury

Filhos brilhantes alunos fascinantes

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.


Augusto Cury - é um escritor de psiquiatria e libertação do EU para se tornar diretor da sua própria história. Seus livros já venderam mais de 25 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 70 países. 
Wikipédia

* * *