Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

DOM CESLAU STANULA - Do laicato e dos leigos 4

08/01/2018
Jesus é o sumo sacerdote.  

O Novo Testamento não fala do sacerdócio. Só a Carta aos Hebreus trata do sacerdócio de Jesus. A Carta dá a Jesus expressamente o título do Sumo Sacerdote. 

Cristo alcançou de uma vez por todas e para sempre, de maneira perfeita o objetivo fundamental de toda mediação sacerdotal, isto é, estabeleceu a comunhão entre Deus e a humanidade, de maneira, que de hoje em diante se tornaram desnecessárias outros sacrifícios oferecidos, como em Antigo Testamento, pelos sacerdotes.  E tudo por sua condição de ser Filho de Deus encarnado.  

Em Cristo existem, como em nenhum mediador as duas condições requeridas para a mediação:  a confiança em Deus e a solidariedade com os homens.

Depois destes esclarecimentos sobre o sacerdócio, passaremos agora meditar o que é o sacerdócio comum dos fiéis. (Para aprofundar mais veja: Dicionário Teológico o Deus Cristão- Verbete Sacerdócio).

Com o minha benção e oração por você e sua família. 
Dom Ceslau.
----------
09/01/2018
Estamos ano do Laicato

Nestes dias meditamos sobre o sacerdócio em geral. A essência do sacerdócio e a mediação entre Deus e a humanidade. 

São Pedro na 1ª Carta lembra aos seu fiéis o título da sua nobreza: “Vos sois uma raça eleita, sacerdócio, real, uma nação Santa” (2,9). Para entender esta declaração de Pedro lembro que em Jesus nós formamos um só Corpo, um organismo sobrenatural que é a Igreja.  Na Igreja existe o sacerdócio real em diversas formas: em Cristo, no padre e no leigo.

Em Cristo se realiza a plenitude do sacerdócio, isto é, nele se estabeleceu a comunhão com Deus e a humanidade.

No padre, se realiza esta mediação sacerdotal de maneira própria pelo especial sacramento do Sacerdócio que recebe, mas também, como uma participação do sacerdócio de Cristo.

E leigos participam do sacerdócio de Cristo pelo sacramento do batismo que receberam, mas de diversa forma dos ordenados diáconos e padres e bispos.

Aqui, por motivo do ano do Laicato tratarei só desta última forma do sacerdócio, sacerdócio dos leigos.

Sacerdócio real dos leigos não significa que é real, isto é, igual como o dos ordenados (diáconos, padres e bispos). Tem alguns (protestantes e até alguns católicos), que acham que o sacerdócio do leigo é o mesmo que é do padre, que leigos também celebram Eucaristia.... Não. O leigo não celebra Eucaristia nem sacramentos, mas nela participa. (continuaremos).

Com a minha benção e humilde oração na sua intenção e dos seus familiares, desejo Boa e repousante noite. 
Dom Ceslau.
---------------
10/01/2018

Na Igreja todos participamos do sacerdócio de Cristo, mas de diferentes formas. São Padro na sua 1ª Carta disse, “...vós sois ...um sacerdócio real”.

A tradução para o português este adjetivo “real” cria certo desentendimento, porque tem vários significados. Pode significar real, no sentido de existir, de verdadeiro. Mas pode também significar relativo ao rei, digno do rei, régio

Esta palavra em grego: basíleion, foi traduzinha por São Jerônimo para o latim precisamente neste segundo sentido: “regale”, não “reale”. Então no sentido de régio, digno do rei.  São Pedro evocando o que já havia sido dito do povo eleito no Ex.19,5-6 
“... sereis para mim uma porção escolhida dentre todos os povos....reino sacerdotal e nação santa”, queria lembrar que o povo, redimido por Jesus, com mais razão ainda tem esta dignidade e que agora participam da missão de Jesus,  e  desempenham o papel de sacerdotes entre todos os outros povos por meio de testemunho, e exemplo de vida configurada a Cristo. Evangelizar outros com a sua vida.

São Paulo disse: “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).

Esta é a missão que nos vem do sacerdócio comum, Por isso podemos também dizer com ele “Eu completo na minha vida, nos meus trabalhos, o que falta a paixão de Cristo no seu corpo que é Igreja”. Assim cumprimos a missão de sacerdócio comum, baseado no batismo. (continuaremos).
Com a minha benção e oração, desejando uma noite serena e repousante.
Dom Ceslau.
 ----------
11/01/2018

O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial, ou hierárquico, ordenam se um ao outro, embora se diferenciem, na essência e não apenas em grau. Pois ambos participam,  cada qual ao seu modo, do único sacerdócio de Cristo (LG. 10).

Os leigos com as suas atitudes no mundo transformam a face da Terra.

O Papa São João Paulo II, na sua primeira viagem a Polônia, na Praça principal -  Vitória - em Varsóvia, em pleno regime comunista, em forma de oração proclamou o povo polonês para transformar a terra comunista. “E eu choro – eu que sou um filho da terra da Polônia, e que sou também o Papa João Paulo II ,– Senhor, (...) na vigília de Pentecostes: deixe o seu Espírito descer"!
Deixe o seu Espírito descer! e renovai a face da terra. A face desta terra!”.

O povo entendeu a oração e o convite para a ação. A oração e confiança no povo católico realizaram milagre. O comunismo que estava escravizando o povo caiu.

Foram os leigos que se organizaram em grupos, principalmente em Solidariedade, conscientes da sua missão de cristão, exercendo a sua missão de sacerdócio comum, pressionando, conseguiram tirar as cadeias comunistas. O povo ficou libertado. É o exemplo concreto da força do sacerdócio comum dos fiéis! Unidos na fé, na oração, animados pelos sacerdotes e bispos, venceram as barreiras de 70 anos do comunismo!

Com a minha benção e oração. Um boa noite.
Dom Ceslau.
 ----------
 12/01/2018

Muitos poloneses consideram que o marco inicial da derrocada comunista foi o discurso de João Paulo II em 2 de junho de 1979, quando falou a meio milhão de compatriotas em Varsóvia e destacou o trabalho e organização de Solidarność (Solidariedade), primeiro movimento cristão, sindical, não comunista em um país comunista.

Aqui podemos ver claramente como o sacerdócio ministerial e sacerdócio comum ordenam-se um para o outro.

O povo toma consciência que são cristões e responsável pelos destinos da pátria.

Os Ministros ordenados, incentivam, animam mostrando que esta é a vontade de Deus para que o povo fique livre.

De dois lados, nesta situação concreta, houve sacríficos. Muitos leigos sofreram. Mas vários padres também perderam a vida, como por exemplo o Pe. Jerzy Popieluszko, que foi barbaramente sequestrado pelos comunistas, brutalmente torturado e jogado ao rio. Este padre nas homilias animava o povo, foi o mentor espiritual da luta contra a opressão comunista.

Tanto os leigos como a hierarquia cumpriam a sua missão sacerdotal, cada um a seu modo participaram do sacerdócio de Cristo.

Em vez de muitas palavras, este exemplo nos mostra como viver o sacerdócio comum pelos fiéis na renovação da face deste mundo.

Com o abraço e a benção.  Conte com a minha oração. Boa noite.

Dom Ceslau.
.............
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *