Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Uma Nota Triste

Cyro de Mattos



            Lamento informar o falecimento de meu amigo, um conferencista magnífico, eterno mestre, Professor Hélio Rocha, aos 99 anos e quase nove meses, ocorrido na tarde de ontem. Ele era uma enciclopédia de saber, de tudo falava, e bem, seduzia com suas conferências intercaladas com palmas entusiasmadas da plateia.
           Editor da revista Afirmação, na qual colaborei com João de Goes Berbert, Renato Prata, Orlando Sena, Caetano Veloso, Noênio Spínola, Ildásio Tavares e tantos outros jovens intelectuais que nos idos de 60 frequentavam a Livraria Civilização na Rua Chile, como se comparecessem a um lugar abençoado em busca de verdades nos livros de autores renomados.
Foi professor a vida inteira, não teve outra atividade, amoldou a consciência de várias gerações. Uma pessoa digna do nome intelectual e da denominação de mestre do ensino, um homem simples e prestativo. Participei do documentário sobre sua vida realizado pelo cineasta Cícero Bathomarco. Quanta honra prestar depoimento sobre uma pessoa que muito contribuiu para a minha formação de escritor.
           Aprimorou o sentimento de mundo de várias gerações. Um conferencista iluminado, notável artista da oratória e da escrita, um profissional da inteligência, uma pessoa decentíssima.
 Sobre esse ícone do ensino na Bahia, ficará na memória o seu exercício de professor docente, como se fosse um iluminista contemporâneo. As suas aulas não se limitavam ao adorno da pompa do conhecimento, ao âmbito da mera informação do conteúdo, à limitada e repetitiva transmissão de saberes.  Como se referiu o professor Jorge Portugal, “HÉLIO informava e formava. Fosse nas salas da UFBA e UnB, fosse numa sala de cursinho pré-vestibular.” Falava de literatura, história, política, pintura, música, teatro, e principalmente de filosofia, sempre com profundidade e elegância. Jazz e música clássica foram duas de suas predileções para enriquecer o espírito.
             Ele estará sempre em nosso convívio, os que tiveram a sorte de conhecê-lo e se tornar gente através de seus exemplares ensinamentos.  Nossa amizade nasceu em 1959, a ele devo uma porção de minha formação intelectual. O sepultamento será hoje, às 16 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

 

Cyro de Mattos - Cyro de Mattos é escritor e poeta. Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e do Pen Clube do Brasil. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz. Um dos idealizadores da Academia de Letras de Itabuna (ALITA).

* * *