Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

POBRE NORDESTE


Pobre Nordeste...

Além de sofrer estiagem, ter população mais carente, etc., vê agora suas lindas praias infestadas de borras de petróleo, aumentando suas agruras, com privações da pesca, turismo, etc.

Neste triste episódio senti falta de manifestações de ajudas da Noruega, França e Alemanha, notórias advogadas do meio ambiente do planeta!

É porque tu, Nordeste, é pobre, e pobre quase não tem patrono.

Aposto que se essas borras de petróleo aparecessem no rio Amazonas, logo, mais do que de repente, a Noruega, França e Alemanha ofereceriam ajuda pra resolver o problema, porque segundo ditos países a Amazônia é de todos.

Mas tu, pobre Nordeste, é só do Brasil!


(Recebi via Whats, sem menção de autoria)

* * *

SÃO JUDAS TADEU - Dom Ceslau Stanula


28 out. 2019


Bom dia... O céu esperando o aparecimento do seu rei, o sol, avermelhou-se hoje cedo, para anunciar o grande Apóstolo e mártir de Jesus Cristo, São Judas Tadeu.

Verdadeiro missionário. Desconhecido, até pelas Escrituras, falam quase nada dele, mas a piedade popular o aclama como testemunha de Jesus Cristo e protetor dos evangelizados, e isto basta. Que os apóstolos nos conduzam com segurança pelos caminhos e sendas da fé.

Com a oração e a bênção matinal, Dom Ceslau.


Dom Ceslau Stanula – Bispo emérito da Diocese de Itabuna. Escritor, membro da Academia Grapiúna de Letras - AGRAL.

* * *

SÃO JUDAS TADEU


28 de outubro de 2019

“Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor (Mt 10, 1-4).

Neste dia 28 de outubro a Igreja celebra a festa de São Judas Tadeu – provavelmente irmão de Tiago Menor, de acordo com a Tradição pregou na Mesopotâmia e teria sido martirizado com São Simão, na Pérsia. É autor de uma Epístola, inserida no Novo Testamento, em que vitupera energicamente a soberba e a luxúria, bem como os “falsos profetas”. Não há abundância de dados a respeito da vida desse Santo Apóstolo, não obstante, por seu poder de intercessão, seja objeto de extraordinária devoção popular.

Esta imagem de São Judas Tadeu — venerada na Basílica San Giovanni di Laterano (obra do escultor Lorenzo Ottoni (1704-1709) — é uma das poucas que o apresenta com traços próprios a um verdadeiro Apóstolo. Normalmente a iconografia apresenta sua fisionomia adulterada e com aparência de uma pessoa mole e sentimental; como um “santinho” e não como o grande e heróico santo que foi.


* * *

ACADÊMICO JOSÉ MURILO DE CARVALHO COORDENA, NA ABL, O SEMINÁRIO “BRASIL, BRASIS” DE OUTUBRO INTITULADO “BRASIL, PAÍS SEM FUTURO?”


A Academia Brasileira de Letras dá continuidade à sua série de seminários “Brasil, brasis” de 2019 com o tema Brasil, país sem futuro? A coordenação é do Acadêmico e escritor José Murilo de Carvalho (sexto ocupante da Cadeira 5, eleito em 11 de março de 2004) e conta com as participações do economista Armando Castelar e do escritor Julio Ludemir. O coordenador-geral dos seminários “Brasil, brasis” de 2019 é o Acadêmico e professor Domício Proença Filho. O evento será realizado no dia 29 de outubro, terça-feira às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro.)
O Seminário Brasil, brasis, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, tem o patrocínio do Bradesco.
Os Convidados
Armando Castelar Pinheiro é coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e professor da Escola de Direito-Rio da FGV e do Instituto de Economia da UFRJ. Anteriormente, trabalhou como analista da Gávea Investimento, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES. Castelar é ph.D em economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), mestre em administração pela COPPEAD/UFRJ e em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É articulista dos jornais Valor Econômico e Correio Braziliense.
Julio Bernardo Ludemir nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Olinda, Pernambuco. Estudou jornalismo, mas nunca concluiu o curso. Tem dez livros publicados, a maioria ambientados nas favelas cariocas. A reportagem “Rim por Rim” foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008. É um dos roteiristas de “400 contra um”, que o cineasta Caco de Souza adaptou da autobiografia de William da Silva Lima, um dos criadores do Comando Vermelho.
É um dos idealizadores da FLUP, Festa Literária das Periferias, cuja principal característica é acontecer em favelas cariocas. A iniciativa ganhou o prêmio Faz Diferença de 2012 do jornal O Globo, o Excellence Awards de 2016 da London Book Fair e Retratos da Leitura de 2016 do Instituto Pró-Livro.
É também um dos idealizadores da Batalha do Passinho, que levou para Londres e Nova York. Com os dançarinos do Passinho, criou o espetáculo “Na Batalha”, primeiro grupo de funk a se apresentar no Teatro Municipal do Rio deJaneiro, tema de documentário que estreou em 2016.
23/10/2019


* * *