Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de maio de 2019

BUSCA-ME



Quando nas horas de íntimo desgosto o desalento te invadir a alma, e as lágrimas te aflorarem aos olhos, Busca-me! Eu sou aquele que sabe sufocar o pranto e estancar as lágrimas.

Quando te julgares incompreendido dos que te circundam, e vires que em torno de ti há indiferença, Aproxima-te de Mim. Eu sou a Luz sob cujos raios se aclaram a pureza de tuas intenções e a nobreza de teus sentimentos.

Quando diminuir o ânimo e te achares na iminência de desfalecer Chama-Me! Eu sou a Força capaz de remover as pedras do caminho e sobrepor-te às adversidades do mundo.

Quando, inclementes, te açoitarem os vendavais da vida, e já não souberes onde reclinar a cabeça, corre para junto de mim! Eu sou o Refúgio em cujo seio encontrarás guarida para teu corpo e tranquilidade para teu espírito.

Quando te faltar a calma, nos momentos de maior aflição, e te considerares incapaz de conservar a serenidade, Invoca-Me! Eu sou a Paciência que te faz vencer os transes mais dolorosos, e triunfar nas situações mais difíceis.

Quando te debateres nos porquês da dor, e tiveres a alma machucada pelos espinhos, grita por mim! Eu sou o Bálsamo que cicatriza as chagas e te diminui os padecimentos.

Quando o mundo te iludir com suas promessas falazes, e perceberes que ninguém pode inspirar-te confiança, vem a Mim! Eu sou a Sinceridade que sabe corresponder à fraqueza de tuas atitudes e à plenitude de teu olhar.

Quando a tristeza e a melancolia te povoarem o coração, e tudo te causar aborrecimento, clama por Mim! Eu sou a Alegria que insufla alento novo e te faz conhecer os encantos do teu mundo interior.

Quando, um a um, te fenecerem os mais belos sonhos, e te sentires no auge do desespero, apela por mim! Eu sou a Esperança que te robustece a fé e te acalenta os ideais.

Quando a impiedade se recusar a relevar-te as faltas, e experimentares a dureza do coração humano, Procura-Me! Eu sou o Perdão que te levanta o ânimo e promove a reabilitação do teu espírito.

Quando duvidares de tudo, até de tuas próprias convicções, e o ceticismo te inundar a mente, recorre a Mim! Eu sou a Crença que te completa de luz e entendimento, e te habilita para a conquista da felicidade.

Quando já não provares a sublimidade de uma afeição terna e sincera, e te desiludires do sentimento de teu semelhante, Aproxima-te de Mim! Eu sou a Renúncia que te ensina a esquecer a ingratidão dos homens, e a esquecer a incompreensão do mundo.

E quando, enfim, quiseres saber quem sou, pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que canta, à flor que desabrocha e à estrela que cintila, ao moço que espera e ao velho que recorda... Chamo-Me Amor... o remédio para todos os males que te atormentam o espírito.

Eu Sou o Seu DEUS-PAI!



(Autor não mencionado)


* * *

HISTORIADORA ROSA MARIA ARAÚJO FALA NA ABL SOBRE O TEMA ‘O RIO INVENTOU A MARCHINHA’



A historiadora Rosa Maria Araújo fará, na Academia Brasileira de Letra, a quarta palestra do ciclo “Poesia cantada: melodia e verso”, sob a coordenação do Acadêmico e jornalista Zuenir Ventura, intitulada “O Rio inventou a Marchinha”, no dia 23 de maio, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Serão fornecidos certificados de frequência.

No dia 30 de maio, quinta-feira, haverá mais uma conferência “Poesia cantada: melodia e verso” com o poeta e professor Eucanaã Ferraz, intitulada “Vinicius de Moraes: a canção como destino”.

A CONFERENCISTA

Doutora em História pela Universidade de Johns Hopkins, EUA, Mestra pela Universidade de Paris X-Nanterre, Rosa Maria Araújo iniciou a carreira de historiadora no CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas (1975-1979), foi pesquisadora do Iuperj (1979-1982) e professora de História da PUC-RIO (1976-1982).

Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi Diretora de Projetos do Rioarte e Secretária Executiva da Comissão Carioca de Promoção Cultural. Foi chefe do Setor de História (1982-1993) e Diretora Executiva da Fundação Casa de Rui Barbosa do Ministério da Cultura (1995-1999). Como coordenadora da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, criou e dirigiu a programação cultural das feiras de 1999 a 2007.

Foi consultora de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, consultora acadêmica do Instituto Arte Viva, Museu de Belas Artes e da Rede Globo, consultora editorial da Editora Paz e Terra e produtora do programa Palavras Cruzadasno Armazém Digital.

Rosa Maria também foi Diretora Executiva da Universidade Candido Mendes e Presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2007-2019).

Autora de artigos e livros, dentre eles: O Batismo do Trabalho, Ed. Civilização Brasileira, 1982; A Vocação do prazer, a família e a cidade no Rio de Janeiro republicano, Ed. Rocco, 1993; e O Imperador das Ideias: Gilberto Freyre em questão, com Joaquim Falcão, Ed. Topbooks, 2001. É coautora dos musicais Sassaricando: E o Rio inventou a marchinha (2007) e É com esse que eu vou: o samba de carnaval na rua e no salão (2010).

16/05/2019


* * *