Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

CARNAVAL 2018: UNIDOS DE VILA ISABEL- Samba enredo

Samba-enredo

“Corra, que o futuro vem aí!”
Compositores: Pinguim, JP, Marcelo Valência, Julio e Deco Augusto. 
Categoria: Música
Licença: Licença padrão do YouTube
=== 
Ligue o vídeo abaixo:

 === 
Quem quer tocar o horizonte
E conhecer o que virá 
Mergulhe fundo, o passado é a fonte
Quem nunca foi jamais será
O fogo que arde na alma da gente
Aquece quem sente e faz proteger
Forja o sonho, ilumina a mente
Brilha no meu ser. 

O mundo gira nas voltas da Vila
Rodas da vida que movem moinhos
No sopro de um novo tempo, força do pensamento
Conduzindo novos caminhos. 

Destinos moldados na palma da mão
Lições da história pra se folhear
Os livros inspiram a evolução
Um click nos leva pra qualquer lugar
Nas ondas do rádio ou na televisão
Na sétima arte que mostra até mais
Ensinamentos, efeitos bem mais que especiais.

Aventureiros cruzaram o oceano 
Levaram o sonho pro fundo do mar
Riscaram o espaço e deram um passo
Maior que o homem podia imaginar
Hoje pensar em ciência
É ter consciência do que está por vir
Então pra que desistir
Corra que o futuro vem aí 


O povo do samba, é vanguarda popular
Mora nos macacos e no Boulevard. 
Vem aqui aprender, “minha vila tá legal”
“O moderno e o tradicional”


* * *

MARAGOJIPE: SUPER-HERÓI DA FOLIA

Patrimônio Imaterial da Bahia, festa carnavalesca preserva a tradição


Mascarados desfilam ao som de machinhas. Foliões se divertem usando as fantasias mais variadas. O Carnaval na sua essência.
Assim é a folia em Maragojipe, município a 133 km de Salvador.  Com o tema Super-herói da Folia, a festa em 2018, que acontece do sai 10 ao dia 13, mantem a tradição dos antigos bailes, ao som de “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”.

Reconhecido e registrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (IPAC), em 2009, como “Patrimônio Imaterial da Bahia”, na festa, as machinhas tem também o som das centenárias orquestras e charagas maragojipanas. A manifestação tem em sua composição uma diversidade de cores, gestos e práticas ímpares que transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando o verdadeiro carnaval de cunho popular. “O Carnaval de Maragojipe traz a essência das festas carnavalescas, tendo inspiração festas similares que ocorriam na Europa no século XIX. É uma das referências culturais mais expressivas e populares do Estado da Bahia, com forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais, com fortes influências das culturas africana e indígena, retrato do caldeirão cultural que é a cidade de Maragogipe”, disse Francisco Gomes, secretário de turismo do local.



A brincadeira de máscaras e fantasias são o símbolo principal do Carnaval de Maragojipe, que tem sua raiz nos entrudos europeus, muito comparados ao Carnaval de Veneza, mas com a animação e alegria característicos do povo baiano. Através dessas fantasias, diversos turistas participam ativamente do festejo, interagindo com a população local, pintados ou não, muitas vezes até desfilando na tradicional passarela dos mascarados, disputando o concurso de máscaras que acontece durante todo o carnaval.

Maragogipe – Incialmente habitada pelos índios da tribo Maragós, foi palco importante na independência brasileira. Inicialmente, muitos se estabeleceram no local para a extração de madeiras, plantação de mandioca e de cana-de-açúcar, construção de engenhos e casas de farinha. Tornou-se independente em 8 de maio de 1850. Possui seis distritos que são Maragogipe, Coqueiros, Guaí, Guapira, Nagé e São Roque do Paraguaçu.

CRÉDITO: Francisco ​​Gomes​


------
Laboratório da Notícia - 3272 4263

WhatsApp: (71) 98794-1251

* * *

REFLEXOS DO CARNAVAL ANTECIPADO! - Antonio Nunes de Souza

Reflexos do carnaval antecipado!


Como não posso deixar de ser político, mesmo sem me entranhar na política nacional, já que para mim, na obrigação de cidadão itabunense é acompanhar e fiscalizar a administração de nossa comunidade, e o que está fazendo em seu favor a câmara de vereadores.

Ao acordar tive o prazer de ver que, mediante uma denúncia de um vereador, a justiça estava dando uma busca na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, que é comandada pelo meu amigo e contemporâneo Daniel Leão, porém, auxiliado pelo outro amigo Jorge Vasconcelos, conhecido como Tomate, que, segundo informações, foi na verdade o mentor e organizador da festa momesca, responsável pela contratação, não só dos artistas, como também de todos os detalhes ligados ao evento.

Como suponham-se que os gastos extrapolaram nas notas e contratações, a justiça deu uma busca e apreensão em toda documentação, para que seja constatada a lisura do trabalho, ou se lamentavelmente, aconteceu algo fora das normas e dos padrões.

Esperamos que seja constatada e comprovada uma posição de veracidade. Porém, caso seja encontrada alguma falha abusiva e fora dos padrões, que os responsáveis sejam punidos, além de ressarcir o que ficar apurado nos gastos ocultos.

Esse trabalho da justiça já era esperado há bastante tempo em nossa cidade em várias vertentes, uma vez que, comentam e noticiam algumas atitudes e ocorrências obscuras e, sem nenhuma explicação, tudo passa em brancas nuvens!

Vamos aguardar essa interveniência judiciária, além outras que são necessárias, para que tenhamos uma administração clara, confiável e elogiável!

Creio que se todos os colunistas se preocupassem com suas cidades, seríamos muito mais beneficiados, que estar dando opiniões repetidas por toda mídia nacional e internacional, fato comprovado pelas televisões diariamente “ao vivo e a cores”!

Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *