Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

DIA DO PERDÃO DE ASSIS: 02 de agosto



Perdão de Assis: saiba o que é e como receber indulgência plenária


São Francisco de Assis pode ser considerado um dos santos mais conhecidos mundo afora.

Nesta terça-feira, 2, celebra-se o “Perdão de Assis”, na Festa de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como “Porciúncula”. Essa é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e todos os fiéis que têm especial afeição pelo santo italiano.

Compreender o verdadeiro significado da Porciúncula também é importante para adentrar na essência desta data. Para os franciscanos, ela é muito mais que a igreja pobre e simples que os monges beneditinos concederam a Francisco e seus companheiros, que cresciam em número de forma significativa.

“Foi ali que São Francisco ouviu o Santo Evangelho do envio missionário dos 12 apóstolos e, após pedir explicações ao padre ao final da Missa, exclamou: ‘É isso que desejo e quero!’. É o local da grande descoberta da vocação, é também onde Santa Clara se consagrou e os frades se congregavam para tomar decisões, rezar, se encontrar. Ali nasceu a forma franciscana de vocação à vida evangélica. Quando falamos em Porciúncula, reunimos todos os elementos e valores da nossa espiritualidade; representa a essência do carisma”, explica.
Saiba mais

Para entender melhor o significado da data, é preciso remontar ao ano de 1216.

De acordo com as Fontes Franciscanas – conjunto de escritos que sintetizam os acontecimentos da vida do santo –, Francisco estava rezando na igrejinha da Porciúncula, próximo a Assis, quando o local ficou totalmente iluminado e o santo viu sobre o altar o Cristo e, à sua direita, Nossa Senhora, rodeados por uma multidão de anjos.


Perguntado sobre o que desejava para a salvação das almas, Francisco respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor teria lhe respondido: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (o Papa)”.

Logo após, Francisco apresentou-se ao Santo Padre Honório III, partilhou a visão que teve e o Papa concedeu sua aprovação. “Não queres nenhum documento?”, teria perguntado o Pontífice. E Francisco respondeu: “Santo Pai, se é de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”.

Alguns dias após, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse: “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”.
Indulgências

As indulgências têm o poder de apagar as consequências dos pecados (penas temporais) que já foram perdoados pelo sacramento da confissão (que perdoa a culpa). A indulgência pode ser parcial, que redime parcialmente dessa pena, ou plenária, que apaga totalmente a pena temporal dos pecados.

Para se receber a indulgência, os fiéis precisam da confissão sacramental para estar em graça de Deus (oito dias antes ou depois); participar da Missa e Comunhão Eucarística; visitar uma igreja paroquial, onde se reza o Credo e o Pai Nosso e rezar pelas intenções do Papa. A graça da indulgência pode ser pedida para si mesmo ou para um falecido.




* * *

INSISTÊNCIA DE LULA É ESTÍMULO A BOLSONARO - Merval Pereira


O maior estímulo à candidatura à Presidência da República de Bolsonaro é a tentativa de Lula de se manter na disputa. A estratégia do ex-presidente é clara, embora seja uma missão quase impossível colocar sua fotografia na urna eletrônica para que seja real o slogan já escolhido: Fulano é Lula, Lula é Fulano.

Se sua foto aparecesse na urna, seu eleitorado teria a sensação de que estaria votando nele, e pouco importaria o nome que estivesse por trás daquela fotografia. Seria a indicação de que Lula é que governaria e, mais que isso, a possibilidade de o futuro presidente petista conseguir alguma maneira de tirá-lo da cadeia.

Para Bolsonaro, a pior coisa seria Lula ter um acesso de bom senso e organizar a campanha presidencial do PT, ou das esquerdas unidas, em torno de um dos nomes que estão na disputa, possivelmente o candidato do PDT, Ciro Gomes, bem cotado nas pesquisas eleitorais, embora seja suplantado sistematicamente pela candidata da Rede, Marina Silva.

Outra decisão do ex-presidente que só faz acirrar os ânimos e dar mais gás ao antilula que Bolsonaro encarna é a radicalização da disputa política, que ontem teve mais um episódio esdrúxulo: seis pobres coitados selecionados por João Pedro Stédile para fazer greve de fome em favor de Lula criaram uma balbúrdia em frente ao Supremo Tribunal Federal.

Ao assumirem, pela boca de Stédile, que não se fechará para a comida, que fazem a greve de fome para pressionar o STF a permitir que Lula — que também não adere à greve de fome — seja candidato à Presidência da República, levam a disputa para o campo em que Bolsonaro se dá melhor.

Assim como Lula espera ganhar politicamente ficando em evidência até o dia 20 de setembro, quando as urnas eletrônicas são “inseminadas”, processo de instalação dos programas nas urnas, com os nomes, números, fotos de candidatos, dados dos partidos e coligações, e a ordem de votação, também Bolsonaro ganha com a ampliação do prazo para se vender como o antilula.

O PT terá que tomar uma decisão durante esse processo, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não agir com firmeza e rapidez. Manter a candidatura de Lula até o final, mesmo correndo o risco de impugnação dos votos dados a ele, significa uma jogada de confrontação máxima da Justiça, criando uma instabilidade política perigosa.

Caso, por hipótese, Lula venha a ser um dos dois mais votados no primeiro turno, e o recurso contra sua inelegibilidade continuar em processo no STJ ou no STF, iria para o segundo turno ainda sub judice.

Se a inelegibilidade for confirmada antes da votação em 7 de outubro, os votos dados a ele serão considerados nulos, e seriam classificados os dois candidatos que terminassem o primeiro turno mais votados, além de Lula: ou o primeiro e o terceiro colocados, caso Lula termine em segundo, ou o segundo e terceiro, caso Lula chegue em primeiro.

Também os partidos coligados ao PT teriam que ir para uma candidatura “a todo risco”, sabendo que seus votos poderão ser anulados caso se confirme a inelegibilidade de Lula. Pela Lei da Ficha Limpa, o candidato pode perder o mandato até mesmo depois de eleito. Por isso, os partidos de esquerda têm cada um seu candidato próprio, e ninguém quer abrir mão dele para se coligar com um candidato que pode provocar a anulação de todos os votos dados à coligação.

Se o PT decidir não forçar uma crise institucional e trocar de candidato, pode fazê-lo até o dia 17 de setembro, 20 dias antes da eleição. Nesse caso, a foto e o nome do substituto estarão na urna eletrônica, obedecendo à legislação. A hipótese de Lula poder participar da campanha eleitoral é próxima de zero.

Em 15 de agosto termina o prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos. A propaganda eleitoral começa no dia seguinte, e 15 dias depois, a 31 de agosto, começa a propaganda eleitoral gratuita através do rádio e da televisão.

Tudo indica que Lula vai tentar manter a candidatura até a data limite, dando a seu substituto apenas 20 dias para fazer campanha. Para sorte do substituto, porém, esse timing imaginado pela cúpula petista vai ser atropelado pela Justiça Eleitoral, que deve não aceitar o registro de um candidato previamente inelegível devido à Lei da Ficha Limpa, incorporada à lei eleitoral.

Radicalização da disputa política é decisão do ex-presidente que só faz acirrar os ânimos e dar gás ao antilula.

O Globo, 01/08/2018


......
Merval Pereira - Oitavo ocupante da cadeira nº 31 da ABL, eleito em 2 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro de 2011, foi recebido em 23 de setembro de 2011, pelo Acadêmico Eduardo Portella.

* * *

ITABUNA CENTENÁRIA UM POEMA: A cidade perdida - Walker Luna



A cidade perdida 



Minha cidade estendeu-se
Alargou suas redondezas
Multiplicada em distância
Insatisfeita

Subiu
Buscando mais horizontes
e perdeu-se dentro dela.

Volto hoje a procurá-la.
Transfiguraram-se os jardins
E os encantos do seu rio
Tomaram novas feições.

Até o céu era outro,
ou eram outros os meus olhos?

Sob a ação de tanto tempo
Anoiteceu em si mesma
E confundiu seus vestígios
Entre as formas
De mais gritos.

Agora
É só pensamento
- minha cidade de outrora.


(“UM ÂNGULO ENTRE MONTANHAS”)

Walker Luna


------


WALKER LUNA –
Baiano de Itabuna, Walker Luna nasceu no dia 6 de agosto de 1925. Publicou “Estes Seres em Mim”, “Companheiro” e “Estações dos Pés”, dentre outros livros. Lírico, dotado de uma linguagem fluente, move seu discurso num ritmo agudo dentro dos limites do existir. Expõe essa paisagem estranha e solitária que comporta o ser humano na dor do viver. Poesia vazada numa experiência humana vivida com intensidade, ora triste ora amarga, de insônia e sofrimento cúmplices ante o transitório e o inevitável. Poesia que possui homogeneidade temática e formal, seus poemas interligam-se como por um fio narrativo, um complementando o outro, atingindo níveis vertiginosos, compartilhando perplexidade, angústias, emoção que vibra o ontem e o hoje em sua dicção, solitária, ao mesmo tempo que mistifica imagens.
Homem de temperamento arredio nos dá com sua poesia um testemunho de resistência luminosa, testemunho corajoso de sofrimento suportado com dignidade e altivez. Mas em seus versos, de plena lucidez nas estações que comovem, trafegam acenos que nos descobrem livres: “Exaltam-se nos tons verdes/ insinuam-se como flores/ e em sumo vital convertem-se proliferando frutos”
.

(Cyro de Mattos)

* * *

VOLTA DO VELHO GUERREIRO! - Antonio Nunes de Souza



Volta do velho guerreiro

Logo depois do nascimento dos meus dois filhos (livros), já que não precisam de amamentação e o parto é mais mental do que físico, volto sorridente, alegre e realizado, depois de ter ‘folheado’ no colo meus endiabrados babys e sentir o ego pinotear de alegria e orgulho.

Essa volta que me refiro é, logicamente, dedilhar meu querido parceiro, o computador, para externar o vencimento de mais uma batalha, não esquecendo que a guerra continua firme e forte e não devemos nos esmorecer nunca, pois, somente assim conseguimos realizar nossos sonhos, desejos e projetos.

Em princípio estou apenas confessando minha alegria pós-parto, para depois começar a colocar a mente para trabalhar profundamente, criando as danadas e pecaminosas aventuras que, diabolicamente, costumo pôr para fora nos meus “meigos e deliciosos” textos!

Antes de começar essa confissão pensei em algumas coisas divertidas e debochadas, mas, vamos deixar para mais adiante, aproveitar o ensejo somente para dividir minha alegria e felicidade, deixando a mente descansar mais um pouco, como se fosse uma “licença paternidade”!

Assim, dado o meu recado de retorno, desejo a todos um mês de agosto sem complicações, pedindo a Deus que afaste os azares camuflados que sempre vem embutidos nele de conformidade com a crença popular!

Sai azar de agosto! Saravá meu Pai e Mangalô três vezes!


Antonio Nunes de Souza, escritor.
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

A AMIZADE MADURA



A amizade madura


A amizade madura é bem diferente daquela que eu imaginava anos atrás.

Eu, na minha infantilidade, pensava que amizade era estar sempre próxima, falar com frequência, dividir todas as estações.

E que surpresa boa descobrir que não necessariamente é assim.

A amizade madura, por vezes, é justamente o oposto.

Ela é livre de cobranças, não tem o peso das obrigações da vida.

A amizade madura escuta "já te ligo, ocupadíssima agora."

E a ligação é retomada nove dias depois.

A amizade madura mantém contato diário ou some por anos.

Ela pode estar no reencontro inesperado "cara que saudades, casei, tive filhos e você?"

A amizade madura sabe que há épocas na vida onde você dá, dá, dá, e outras, onde você recebe, recebe, recebe.

Mas que no final das contas, na longa jornada, a balança se alinha.

Porque a amizade madura se entende. No consolo, na risada, na ausência, no abraço, no puxão de orelha.

Amizade madura é gostosa, fácil de levar.

A amizade madura está no "pô que sacanagem, por que você fez isso?"

E também no "desculpa, pisei na bola".

A amizade madura pode perdoar  instantaneamente ou precisar de alguns anos para sarar.

A amizade madura mora na mensagem depois de tempos sem se falar "ei, sonhei com você, tá tudo bem?"

A amizade madura respeita as diferentes fases da vida.

Há amigas com filhos, amigas solteiras, amigas focadas na carreira.

A amizade madura é aquela que revive recordações cada vez que se encontram:

"Lembra aquela vez quando a gente?"

E as risadas rolam soltas e viram lágrimas de riso.

A amizade madura pode ser reservada, mas pode atingir níveis  astronômicos de intimidade:
"Lembra quando fiquei sem grana até pra comprar pão?"

A amizade madura se entrelaça na sua história, se mistura com sua essência.

É especial porque é a mais livre dos arbítrios.

É escolher manter no coração alguém que se não fosse pela amizade, seria apenas mais um estranho destes que a gente vê no cruzamento.

Sim, a amizade madura é uma escolha, sem interesses, sem segundas intenções ou lengalenga.

É uma decisão nossa, íntima.

E é isso que faz dela tão forte que nem o tempo, nem a distância, e nem as curvas da vida conseguem apagar.


(Desconheço o autor)

* * *