Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2019

COINCIDÊNCIA OU PROVIDÊNCIA? – Dom Ceslau Stanula


31/05/2019


 Coincidência, ou providência!?

Recebi um ZAP, da Espanha, sobre a UE, que me chamou atenção. Então  fiz a pequena pesquisa sobre o Histórico da bandeira da União  Européia. Chama atenção a sua simplicidade e ao mesmo tempo a grandiosidade... O simples  pano azul que leva o pensamento no infinito e as 12  estrelas douradas símbolo da harmonia e perfeição.

 Em 1950, quando ainda nascia a UE do recém formado Conselho da Europa, foi feito o concurso para idealizar a bandeira. O concurso ganhou o Sr.Arsene Heitz, católico praticante de Estrasburgo.

Inspirou-se no texto bíblico: Ap 12,1 que se refere a Maria. A referência bíblica foi rejeitada, porém foi aceita a proposta.

As cores Marianas na bandeira da UE! Outra coincidência, o Conselho  da Europa, aceitou oficialmente assim criada a bandeira no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada .

Por mais que a  UE na sua Constituição, não aceitou nem sequer mencionar o cristianismo, que foi o fundamento da grandeza da Europa, Maria, a Mãe de Jesus, entrou, pelos seu símbolos, na maior potência politico - econômica e laica do mundo. Por meio desta sua presença pelos símbolos, Ela lembra sempre que  a almejada  justiça, alcançaremos  fazendo  "tudo o que Ele vos disser" (Jo.2, 5).

Com estes pensamentos e certeza da presença da Mãe no meio de nós, termino o mês de Maria. 

Ofereço a oração e benção.

Dom Ceslau.

.................
Dom Ceslau Stanula - Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

ACADEMIA DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA - CONVITE


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original:

A  Academia de Educação de Feira de Santana tem por finalidade estudo e pesquisa, definição e interpretação dos fatos, fenômenos e problemas da educação e ensino na sua acepção geral, competindo-lhe, como órgão de cooperação cultural, consultas, incentivos, promoções e realizações no campo educacional.



* * *