Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

‘’NÃO EXISTE MÃE SOLTEIRA, MÃE NÃO É ESTADO CIVIL!’’ – FELIZ E NOBRE COLOCAÇÃO DO PAPA FRANCISCO!

 25 de janeiro de 2017

“Não existe mãe solteira. Mãe não é estado civil.” (Papa Francisco)

Por mais que o tempo passe, alguns ranços teimam em persistir, permeando os valores sociais, distorcidamente, de forma a emperrar os avanços necessários e urgentes. Um deles diz respeito às mulheres que engravidam sem estarem casadas. Sim, por incrível que pareça, ainda existe muita gente que condena, mesmo que veladamente, esse tipo de atitude, culpabilizando tão somente a mulher por uma responsabilidade que não é só dela.
É preciso que duas pessoas estejam envolvidas no ato de procriação, para que se conceba uma criança, pois a mulher sozinha só concebe filho sem a presença física do homem com a ajuda da medicina, até onde se sabe. Embora seja a mulher quem abrigará o filho em seu corpo, aquele ser humano que se desenvolve é resultado do ato de duas pessoas, ou seja, tanto o pai quanto a mãe têm sua parcela de responsabilidade sobre as consequências do que ambos fizeram.

Mas, como é a mulher que empresta toda a sua força, abrigando o filho em seu corpo, é sobre ela que os olhares acusatórios se voltam, é contra ela que se atiram as censuras, é sobre ela que os comentários maldosos versam. É como se coubesse somente à mulher os cuidados e responsabilidades para que a gravidez indesejada fosse evitada, como se o homem se isentasse naturalmente de qualquer participação na concepção, afinal, não é a barriga dele que cresce. Quanta injustiça.

E, assim, atrelamos um “solteira” junto à qualidade de mãe, enquanto os pais, também “solteiros”, parecem sair incólumes frente aos atrasos que se juntam ao preconceito nos discursos de muitos. O Papa Francisco não poderia ter sido mais feliz e nobre em sua colocação sobre mãe não ser um estado civil: mães são pessoas que criam os filhos, acompanhadas ou não, simplesmente porque mães se assumem desde o início, ao passo que muitos pais se negam a arcar com o que lhes cabe e, pior, com a conivência de muita gente.

A sociedade necessita urgentemente rever alguns conceitos que, além de equivocados, trazem dor junto à vida de quem justamente precisa de apoio e de força para continuar. Existem mulheres que tomam para si a tarefa de serem mães, tenham ou não gerado a criança em seu ventre, assim como existem homens que assumem a responsabilidade sobre o filho, ao lado daqueles que fogem a qualquer coisa que lhes obrigue a crescer. Porque estado civil das pessoas não diz absolutamente nada a respeito de seu caráter. E ponto.


MARCEL CAMARGO
Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

* Saiba como escrever para o site O SEGREDO.

https://osegredo.com.br/nao-existe-mae-solteira-mae-nao-e-estado-civil-feliz-e-nobre-colocacao-do-papa-francisco/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification


* * *

ITABUNA CENTENÁRIA REFLETINDO Atitude


Um homem foi à igreja.

Ele esqueceu de silenciar o telefone que acabou tocando acidentalmente durante a oração.

O líder o repreendeu veementemente por isso.

Os membros falaram sobre o quanto interromper a reverência foi inapropriado.

Sua esposa continuou a repreendê-lo durante o retorno para casa, por conta do seu descuido no culto.

Quem olhasse para ele, perceberia a vergonha, o embaraço e a humilhação que ele sentia.

Depois disso, infelizmente, ele não voltou à igreja.

E, naquele mesmo dia, ele decidiu ir a um bar.

Ainda estava bem chateado.

Por conta disso acabou derrubando o copo de bebida sobre a mesa em que estava.

O garçom limpou a mesa e ofereceu guardanapos para que ele se limpasse.

Outro funcionário veio e limpou o chão.

A gerente lhe ofereceu outro drink e deu-lhe um abraço amigável, dizendo:
Não esquenta não... quem nunca cometeu erros?

Desde então ele é cliente assíduo do estabelecimento.

..........

Algumas vezes nossa atitude como membros afasta as pessoas, e isso independe da nossa crença.

Você pode fazer toda a diferença na vida de alguém, especialmente quando esse alguém comete erros.

Reflita!


(Recebi via WhatsApp, sem menção de autoria)

* * *

SIMONE RAMOS - Para a Rede Globo


Seg, 28 jan. 2019

Email de Simone Ramos à Rede Globo de televisão e enviado através do site deles.
.......... 

"Boa tarde, Rede Globo.

Não é com satisfação que envio esta mensagem, pois esta empresa esteve presente na minha vida desde a infância, e por muitos anos foi, para mim e todos ao meu redor, referência de jornalismo sério, comprometido e imparcial. Ocorre que, ser pensante que sou, não poderia deixar de notar o teor grosseiramente tendencioso com o que noticiam todo e qualquer acontecimentos envolvendo o sobrenome Bolsonaro. Creio que vale lembrar que, neste exato momento de nossa história, este senhor é o Presidente da República, (dos que gostam e dos que não gostam) e isto, por si só, já deveria ser motivo de respeito e deferência, o que não acontece em nenhum de seus noticiários. Nota-se claramente a intenção nociva de denegrir, desacreditar e criar um ambiente hostil ao redor do Presidente e dos seus, e isto me causa profunda vergonha. Vergonha real! Daquelas que a pessoa sente o rosto queimar e a vontade de se esconder.

Bem, para quem defendia a seriedade de suas notícias, hoje é assim que me sinto, com vergonha. Creio que dentro desta empresa, ainda deve haver aqueles que se sentem como eu, mas que presos ao vínculo empregatício que os sustenta, repetem o que lhes mandam os "patrões". É até aceitável, considerando que as contas chegam no final do mês para a esquerda e para a direita, não é mesmo?... O que não é aceitável é que vocês entrem em nossas casas chamando idiotas do BBB de heróis, enquanto tentam denegrir uma pessoa que, até este momento, está demonstrando profundo respeito pelo País.

Não é aceitável que estejam tentando fazer buracos num navio aonde todos nós estamos. Não, definitivamente não é aceitável. Bom, certamente não será a minha indignação com sua postura (ou falta dela) que os fará mudar sua forma nojenta de "mostrar a notícia", mas ressalto que este meu pensamento retrata, na melhor das hipóteses, o mesmo pensamento de algumas centenas de pessoas que conheço, e que já desligaram suas  tv´s para vocês.

Informo também que não espero retorno nenhum, se for para dizer frases longas de palavras bonitas e boa maquiagem, pois isso seria perda de tempo. Se quiserem responder com o devido respeito, respondam quando começaremos a falar sobre os filhos do atual presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, ou então quando a Globo se pronunciará sobre o rombo bilionário em impostos devidos à Receita Federal? Ou quem sabe, o JN poderia mencionar qualquer coisa que fosse sobre alguns de seus artistas envolvidos com uso suspeito das verbas provenientes da Lei Rouanet.

Olha aí quanta sugestão de matéria boa e que geraria audiência acima da média, né?!

E para finalizar, este mesmo texto será amplamente divulgado nas redes sociais para fins de informação.


Att, Simone Ramos."


* * *