Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O PEQUENO DE 10 ANOS LEVOU A ITÁLIA E O MUNDO ÀS LÁGRIMAS NESTE DOMINGO AO PERGUNTAR AO PAPA SOBRE O DESTINO DE SEU PAPAI ATEU, FALECIDO RECENTEMENTE


Emanuele, ou Manuel em italiano, é um menino de 10 anos que comoveu a Itália e o mundo inteiro quando, de voz embargada, começou a chorar diante do Papa Francisco neste domingo, 15 de abril de 2018, durante uma visita do Santo Padre à paróquia de São Paulo da Cruz, na periferia de Roma.

As crianças da paróquia iam fazer perguntas ao Papa, mas, quando chegou a sua vez, Emanuele não conseguiu falar e começou a chorar.

Ao ver o pranto do menino, o Papa o recebeu com um abraço e pediu com afeto que ele fizesse a sua pergunta ao seu ouvido. As imagens que mostram pontífice vestido de branco recordam mais do que nunca um avô que abraça e consola. Francisco, em seguida, pediu permissão ao pequeno Emanuele para revelar às pessoas o que ele tinha lhe perguntado.

“Meu Papai Ateu Está No Céu?”

O papa explicou que Emanuele chorava porque seu pai tinha morrido recentemente; o menino contou que, apesar de ateu, ele o havia levado à igreja para ser batizado, assim como aos seus outros quatro filhos. E, depois de contar isso a Francisco, o pequeno perguntou ao Papa se o seu papai estava no céu.

O Papa compartilhou o relato com as pessoas ali presentes e comentou:
“Que bonito quando um filho diz que o seu papai era bom! Um bonito testemunho sobre aquele homem, quando os seus filhos podem dizer que ele era um homem bom! Se esse homem foi capaz de ter filhos assim, é verdade que era um grande homem!

Muitos dos fiéis seguravam o nó na garganta. O Pontífice então destacou a misericórdia de Deus, “que tem um coração de papai”, inclusive em relação a esse homem que “não tinha o dom da fé, que não era crente”, mas levou “os seus filhos para serem batizados”.

E, olhando para Emanuele, disse ao menino:

“Quem diz quem vai para o céu é Deus! Mas como será o coração de Deus diante de um pai assim? (…) Será que Deus abandona os seus filhos quando eles são bons?”

E o coro dos fiéis respondeu em alta voz: “Não!”
Francisco acrescentou:

Bom, Emanuele, esta é a resposta. Deus certamente estava orgulhoso do seu papai, porque é mais fácil batizar os filhos quando se acredita do que quando não se tem o dom da fé. E sem dúvida Deus gostou muito de ver isso.

O Papa ainda convidou Emanuele a rezar a Deus e recordar sempre o seu papai:

Fale com o seu papai, reze ao seu papai. Obrigado, Emanuele, pela sua valentia”.

Via: Aleteia.org


* * *

A HONESTIDADE


O professor João Adalberto Guimarães, brasileiro em um intercâmbio na Europa, entrou numa estação de Metrô em Estocolmo, capital da Suécia.

Ele notou que havia, entre muitas catracas normais e comuns, uma de passagem grátis livre. 
Então questionou a vendedora de bilhetes o porquê daquela catraca permanentemente liberada, sem nenhum segurança por perto.

Ela, então, explicou que aquela era destinada às pessoas que, por qualquer motivo, não tivessem dinheiro para o bilhete da passagem. 

Com sua mente incrédula, acostumada ao jeito brasileiro de pensar, não conteve a pergunta, que para ele era óbvia: - E se a pessoa tiver dinheiro, mas simplesmente não quiser pagar?

A vendedora, espremeu seus olhos límpidos azuis, num sorriso de pureza constrangedora: - Mas por que ela faria isso?

Sem resposta, ele pagou o bilhete e passou pela catraca, seguido de uma multidão que também havia pago por seus bilhetes...

A catraca livre continuou vazia.

 ..................
A honestidade é um dos valores mais libertadores que um povo pode ter. A sociedade que a tem naturalmente certamente está num patamar de desenvolvimento superior.

Cultive este valor e o transmita a seus filhos, mesmo sem esperar o mesmo da sociedade.

SEU MUNDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDA.


(Recebi via WhatsApp, sem menção a autoria)

* * *

LIVRO DE CYRO DE MATTOS VAI SER APRESENTADO EM SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO


               A antologia poética Poesie Brasiliane della Bahia (Poesia Brasileira da Bahia), do baiano Cyro de Mattos, será apresentada no stand da  Aracne Editora, no Salão Internacional do Livro em Turim, Itália, que será realizado  de 10 a 14 de maio e que neste ano reunirá mais de 300 editoras de 81 países.  O livro Poesie Brasiliane della Bahia, publicado recentemente pela Aracne, integra a Coleção Ragnatele, foi traduzido para o italiano por Mirella Abriani e a imagem da capa é de autoria do desenhista baiano Ângelo Roberto.

              Com doze livros publicados em várias editoras europeias, Poesie Brasiliane della Bahia é  o quinto livro do autor baiano Cyro de Mattos  publicado na Itália. Os outros foram Poesie della Bahia, pela Runde Taarn Edizione, Il Bambino e il Trio Elétrico, pela Romar Editrice,  Il Bambino Camelô, pela  Aracne Editrice, e Canti della terra e dell’acqua, Prêmio Internacional Leodegário Azevedo Filho da União Brasileira de Escritores (Rio), pela Editora Romar.

              A antologia Poesie Brasiliane della Bahia reúne poemas selecionados dos livros Cancioneiro do Cacau, Vinte Poemas do Rio, Ecológico, Oratório de Natal  e dos inéditos Rumores de Relva e Mar, Devoto do Campo e Agudo Mundo.
............

Sobre Cyro de Mattos:
Escritor e poeta. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. Publicado nos Estados Unidos, Dinamarca, Rússia, Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. Doutor  Honoris Causa pela  Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

* * *