Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

CINEACADEMIA NELSON PEREIRA DOS SANTOS EXIBE O FILME “RIO 40 GRAUS”


Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna e com o apoio do Espaço Itaú de Cinema, encerra o CineAcademia Nelson Pereira dos Santos em homenagem ao saudoso acadêmico falecido em 2018. A coordenação desse ciclo é do Acadêmico Carlos Diegues.
O primeiro filme projetado foi "Limite", de Mário Peixoto, o segundo, "Argila", de Humberto Mauro, e "Rio 40 graus", de Nelson Pereira dos Santos, será o último filme do ciclo a ser exibido.
Após a projeção do filme, haverá uma mesa de debates com profissionais ligados à obra cinematográfica em exibição, além de cineastas, críticos, professores e pensadores reconhecidos. A mesa será composta pelo cineasta Luiz Carlos Barreto e pelo Acadêmico Geraldo Carneiro. José Quendal será o mediador do debate. 
Os ingressos poderão ser obtidos na bilheteria do Espaço Itaú de Cinema, situado à Praia de Botafogo, 316, Botafogo, ou pelo site www.ingresso.com. Os valores são R$10,00 para inteira e R$5,00 para meia-entrada.
Rio 40 Graus
No Rio de Janeiro, em um dia intenso de verão, cinco garotos pretos e pobres saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período.
 10/12/2019


* * *

UMA ROSA ME DISSE – Heber Salvador de Lima

Clique sobre as fotos, para vê-las no tamanho original


É no fundo
das noites sem luar
que brilham
muito mais
as estrelas!

Olha no teu jardim as rosas entreabertas e nunca as pétalas caídas... Observa em teu caminho a distância vencida e nunca o que ainda falta.... Guarda do teu olhar os brilhos de alegria e nunca as névoas de tristezas... Retém da tua voz risadas e canções e nunca os teus gemidos...

 Conserva em teus ouvidos as palavras de amor e nunca as de ódio... Grava em tua pupila o nascer das auroras e nunca os teus poentes... Conserva no teu rosto as linhas do sorriso e nunca os sulcos do teu pranto... Conta aos homens o azul das tuas primaveras e nunca as tempestades do verão... Guarda da tua face apenas as carícias, esquece as bofetadas...

 Conserva de teus pés os passos retos e puros, esquece os transviados... Guarda de tuas mãos as flores que ofertaram, esquece os espinhos que ficaram... De teus lábios conserva as mensagens bondosas, esquece as maldições... Relembra com prazer as tuas escaladas, esquece o prazer fútil das descidas...

 Relembra os dias em que foste água limpa, esquece as horas em que foste brejo... Conta e mostra as medalhas das tuas vitórias, esquece as cicatrizes das derrotas... Olha de frente o Sol que existe em tua vida, esquece a sombra que fica atrás...

 A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas; E só um olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos invernos... A bondade é mais forte em nós e dura muito mais do que o mal que nós mesmos praticamos... Sê otimista e não te esqueças de que... É no fundo das noites sem luar que brilham muito mais as estrelas!


"Gotas de Crystal - Whats 32 99131 1743"

* * *