Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CARNAVAL ANTECIPADO TRANQUILO! - Antonio Nunes de Souza


Carnaval antecipado tranquilo


Como era de se esperar, nosso tradicional “carnaval antecipado” transcorreu de uma maneira tranquila, bastante harmonioso, graças a vinda do governador a cidade, que disponibilizou milhares de policiais, civis, militares, guarda municipal e a normal ajuda da federal que, se duvidar, tinha mais seguranças que foliões transitando nas avenidas!

Logicamente, com esse aparato todo, a tendência era que os desordeiros e malfeitores, tomassem juízo e procedessem de uma maneira civilizada, respeitando as leis, como também não dando oportunidade da “batucada de cassetetes” fizessem uma festa em suas costas. Ou como também, não fossem agraciados com “choques elétricos” em vez de trios!

Hoje, todos voltando as suas atividades normais, uma grande maioria já começando a fazer as programações para o carnaval oficial em outras cidades. Os mais comedidos e cautelosos, certamente ficarão por aqui, indo diariamente para as praias de Ilhéus e, como sempre é bom rememorar o passado, brincar no carnaval cultural, ao som de bandas locais, charangas, cantando as queridas marchinhas do passado, acompanhando com a leveza daquele velho passinho moderado, sem precisar se contorcer barbaramente mexendo as cadeiras em todas as direções!

Como foi amplamente anunciada, a cantora Cláudia Leite não foi contratada pela Bahiatursa e, para o povo sempre é tudo bem. Nem colocaram outra atração de igual peso no lugar. Essa atitude com o povo é encarada como normalíssima, pois já está habituado a ver promessas não realizadas!

Todos dançaram, todos cantaram, os políticos tiraram seus proveitos e, para o povo, as faltas das necessidades básicas continuam urgindo!


Antonio Nunes de Souza, escritor

Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com

* * *

TEMPO DE CARNAVAL – Por Cyro de Mattos

Tempo de Carnaval
Cyro de Mattos


Tempo de carnaval. O banco, o escritório, a indústria e o comércio eram substituídos por uma máquina de fazer alegria. O corso passava pela Avenida Sete numa maravilhosa ventura em torno do tempo perdido na história. Improvisava figurações diversas, tinha feições de cores e luxo, uma ópera no desfile do carro alegórico lembrava a Grécia antiga, Veneza.O êxtase e riso invadiam a Rua Chile. Havia a guitarra elétrica na fóbica, puxava atrás pequena multidão, formada por gente do povo nos prazeres, vibrações de corpo que insinuavam uma dança frenética.

O bar Cacique, antes Bob’s, vizinho ao Cine Guarani e ao cabaré Tabaris, era parada obrigatória do folião para o chope.

Ele se impregnava no carnaval daquela forma de viver, que não queria saber do mundo rotineiro, fantasiava a onda humana para cantar e dançar na avenida. Blocos antigos, afoxés, batucadas. Na tanga do índio, na mortalha suada da moça, no amor da colombina. Ventos da utopia. A vida suavizada pela passagem mística do bloco Filhos de Ghandy.

Tempo que transformava o branco no preto, o pobre no rico, o sacro no leigo, com o padre e a freira. Não havia vencedores e vencidos, viver era igual a se divertir.

Pelo salão com a espada de pau. O olho tapado na cara de mau. E a cigana que fingia ser definitivo o amor passageiro no carnaval. O chão cheio de confete, serpentina colorindo o ar, a lança que perfumava a melindrosa em cada volta. Risos com mais de mil palhaços no salão, pierrô fazendo suas juras, arlequim chorando pelo amor da colombina no meio da multidão.

Vestido de marujo, viajando pelo mundo de uma só cor, a da euforia. Na quarta-feira de cinzas, quando o coral silenciava, sem o apito da alegria, descia da nau, que chegava ao porto no jardim da Piedade. Chegava de madrugada, polvilhada de fadiga pela cauda, puxando a manhã fresca e pura.



*Cyro de Mattos é escritor e poeta. Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e do Pen Clube do Brasil. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz. Um dos idealizadores da Academia de Letras de Itabuna (ALITA).

* * *