Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de junho de 2020

O DIA EM QUE SHAKESPEARE ESTEVE EM PERNAMBUCO - Evaldo Cabral de Mello

Nos anos 50, o professor de Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito do Recife era Samuel MacDowell, que estudara em Oxford, onde, devido à sua compleição morena, representou Otelo no espetáculo montado pelos colegas. Isolado na casa-grande do engenho, ele dedicou-se a traduzir os sonetos de Shakespeare. Como costumava narrar nas mesas boêmias dos bares do Recife, eis que, em certa noite em que trabalhava em seu gabinete, apareceu-lhe o próprio Shakespeare, envolto numa auréola. Deu-se, então, o seguinte diálogo:

Shakespeare: — Samuah, Samuah, que estás tu a fazer a estas horas mortas?

MacDowell: —Will, estou a te traduzir.

Shakespeare apanhou, então, uma das folhas que se achavam sobre a escrivaninha, leu-a demoradamente, para finalmente sentenciar: “Samuah, Samuah, se um dia eu tivesse de me exprimir em tão rude idioma, o faria precisamente assim”. Dito o quê, Shakespeare desapareceu na auréola que o trouxera até Pernambuco.

Nunca me intrigou o aparecimento de Shakespeare, porque é conhecida a sua predileção pelos fantasmas e nada impedia que se transformasse em um deles e cruzasse o Atlântico. Intrigavam-me, contudo, primeiro, a intimidade com que os interlocutores se tratavam, e também o fato de Shakespeare conhecer a língua portuguesa. Tanto que se manifestara enfaticamente sobre a qualidade do trabalho de MacDowell.

O Globo, 27/06/2020


Evaldo Cabral de Mello - Oitavo ocupante da Cadeira n.º 34 da ABL, foi eleito no dia 23 de outubro de 2014, na sucessão do Acadêmico João Ubaldo Ribeiro, e recebido no dia 27 de março de 2015, pelo Acadêmico Eduardo Portella.

* * *

SÃO PEDRO E A CHAVE DO CÉU E A DA TERRA – Plinio Corrêa de Oliveira

29 de junho de 2020 
Neste dia 29 de junho a Santa Igreja celebra a festividade de São Pedro e São Paulo. Em memória desta importante comemoração — hoje tão diminuída e abafada devido ao processo de autodemolição da Igreja promovido pela própria autoridade eclesiástica —, transcrevemos a seguir trecho de uma conferência de Plinio Corrêa de Oliveira de 11-11-1988. 

“Bem no meio da praça de São Pedro, chama a atenção um obelisco — agulha de pedra muito alta, coberta de inscrições egípcias. Os faraós mandavam erigir obeliscos narrando os fatos do reinado deles, ou coisas do gênero. O Egito foi a mais gloriosa das nações antigas, e a Grécia formou grande parte de sua cultura aproveitando elementos da cultura egípcia. Os romanos, por sua vez, inspiraram-se em larga medida na cultura da Grécia. 

Assim, um obelisco no centro daquela praça romana tem muito significado. No alto do obelisco foi colocada uma cruz, simbolizando assim o triunfo da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o mundo inteiro. 

E a ideia que preside o conjunto da praça e da Basílica de São Pedro é a representação de uma chave. É muito significativa tal representação em forma de chave, lembrando as chaves do Apóstolo São Pedro –– a chave dos Céus e a da Terra –– o poder exercido no Reino do Céu e, indiretamente, no Reino da Terra!”