Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

BANHO DE RIO – Rita Dantas

Foto Itabuna Centenária-ICAL

Foto Charles Henri
Zefa sonhava com a água fria daquele rio amado – O Cachoeira.

Às escondidas conseguia nadar naquelas águas com as companheiras meninas e esquecer a vida. Fizera isso desde pequenina, apesar das recordações, dos avisos, das referências a mães-d’água e outras coisas mais.

Agora, casada, Vó-menina sonha com a água do Velho Rio, com as companheiras, com as brincadeiras de fim de tarde. E não recua. Foge, encontra, lança-se às águas e volta de mansinho, com ar de anjo tristinho, para que não se descubra o seu segredo. Dias a fio, dias e mais dias.

Pouco a pouco ela vai se colorindo, adquirindo um tom de denúncia e o seu segredo conhecido. Flaviano, velho, ciumento, não entende aquela ansiedade infantil. Briga, resmunga, castiga, leva-a à roça e a amedronta com caiporas e sacis. E a menina volta, mas não esquece o rio.

Pensa no casamento sem amor, no doar de uma criança a um velho promissor e não entende. Relembra a liberdade, a alegria das brincadeiras infantis e foge desta vez, de vez.
Volta à casa antiga, aos folguedos, brincadeiras, aos sonhos.
Volta ao Velho Rio, aos seus braços e reinicia a infância.

(“Bença, Vó!”)

Ritinha Dantas
------------------------------
RITINHA DANTAS – Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Ensinou na Universidade de Brasília. “Curriculum Implementation in the “First Grade”: a case study from Bahia” é a sua tese defendida no Instituto de Educação da Universidade de Londres como requisito para a concessão do título de Mestre em Filosofia – área de Educação.Nasceu em Itabuna a 14 de maio de 1939. Autora de “Bença Vó”, relatos de oitiva e de vida, que foram vivenciados pela autora em torno da avó Zefa. Pequeno e comovente livro que se inscreve, de maneira significativa, na memória lírica da região cacaueira da Bahia. Emoção e prosa ágil na linguagem simples são elementos presentes no texto. Densidade poética emerge dos capítulos breves, sugere um teor literário rico, alcança vibrações líricas na narrativa que transmite emoções, verdades e sentimentos. Bons momentos dessa narrativa podem ser destacados nos capítulos “Bordando Vó”, “Zombando até o Fim” e “Bença, Vó”, este último fecha o livro em tons oníricos com impressionante calor de vida.

Da coletânea ITABUNA, CHÃO DE MINHAS RAÍZES de Cyro de Mattos

* * *

LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO – 12 Frases

Luiz  Fernando Veríssimo – 12 Frases

“Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.”

“Eu tomo um remédio para controlar a pressão. Cada dia que vou comprar o dito cujo, o preço aumenta. Controlar a pressão é mole. Quero ver é controlar o preção”.

“No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo, tiveram mais descanso.”

“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.”

“Comecei a esquecer das coisas: Sabe aquele carro? Esquece! Aquela viagem? Esquece! Tudo o que o presidente prometeu? Esquece!”

“Não viro a cara para meus acusadores, embora eles só mereçam desprezo, mas os enfrento com um olhar límpido como minha consciência e um leve sorriso no canto da boca.”

“Bem, e o que dizer do carioca? Já nem liga mais pra bala perdida... Entra por um ouvido e sai pelo outro.”

“O mundo não é ruim, só está mal frequentado.”

"Não tem nada pior do que ser hipocondríaco num país que não tem remédio".

“A diferença entre o Brasil e a República Checa é que a República Checa tem o governo em Praga e o Brasil tem essa praga no governo.”

“Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”

“Quando o casamento parecia a caminho de se tornar obsoleto, substituído pela coabitação sem nenhum significado maior, chegam os gays para acabar com essa pouca-vergonha.”

----

Luis Fernando Veríssimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor, humorista,cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo.

(Wikipédia)

* * *

ESCOLA OLODUM CHEGOU NO NORDESTE DE AMARALINA

Escola Olodum chegou no Nordeste de Amaralina
As inscrições estão abertas para cursos de Percussão Samba-reggae, Dança Afro, Tranças e Turbantes



Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos da Escola Olodum, no Nordeste de Amaralina. Jovens de 15 a 21 anos podem se inscrever para cursos de percussão samba-reggae, dança afro, tranças e turbantes. Os alunos serão beneficiados pelas atividades  Projeto Escola Olodum: Pela Paz e Pela Vida - Educação, Cultura e Cidadania nas Comunidades.

Para se matricular, os interessados devem se dirigir ao Centro Social Urbano – Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina, das 09h às 11h30 e 14h às 17h, portando de original e cópia do RG e CPF do candidato e responsável (no caso de menor de 18 anos), foto 3x4, comprovante de residência e comprovante de matricula ou boletim da rede pública de ensino. 

Uma ação convergente do Programa Pacto pela Vida, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Governo do Estado. O projeto utilizará o poder da mobilização e conscientização dos tambores do Olodum como ferramenta estratégica para fornecer noções sobre cultura, cidadania, autoestima e defesa de direitos, também integra as ações da campanha Paz Absoluta (Olodum) e do Plano Juventude Viva.

Serviço
Escola Olodum – Pelourinho
OFICINAS: Percussão Samba-reggae, Dança Afro, Tranças e Turbantes
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: até 20 de Janeiro
HORÁRIOS: 09h às 11h30 – 14h às 17h
LOCAL DA INSCRIÇÃO: Centro Social Urbano – Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina
DOCUMENTOS: Original e cópia do RG e CPF do candidato e responsável (no caso de menor de 18 anos), Foto 3x4, comprovante de residência e comprovante de matricula ou boletim da rede pública de ensino.
Mais Informações: 71 3322-8069
www.facebook.com/escolaolodum



OBS: ENVIAR RESPOSTA SOMENTE PARA O EMAIL jornalismo@laboratoriodanoticia.com.br
Mais informações à imprensa:
Laboratório da Notícia - 3272 4263
WhatsApp: (71) 9 8794-1251
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia
Instagram: @laboratoriodanoticia 

* * *