Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2020

ANALISTA LITERÁRIA MAIÚSCULA, por Cyro de Mattos

Analista Literária Maiúscula
Cyro de Mattos*


            A linguagem literária é caminho importante para a compreensão do outro mais o mundo.  As obras literárias falam à imaginação e ao sentimento. As científicas, de preferência à razão. A soma da sabedoria humana não está apreendida por nenhuma linguagem. Nenhuma linguagem em particular é capaz de exprimir todas as formas e graus de compreensão humana. De todas as linguagens a que mais se aproxima dessa condição é a literária A literatura é a expressão mais completa do homem, como ente que pensa e sente. A linguagem literária é a mais completa para a leitura do mundo. Todas as outras expressões referem-se ao homem enquanto especialista de uma atividade.

            Só a literatura concebe e apreende o homem enquanto homem. Sem distinção nem qualificação alguma. É a via mais direta para que os povos se entendam e se encontrem como irmãos. Assim, ela devolve ao ser humano, o que de fato lhe pertence como aptidão e aderência:  a inteligência e a emoção.

            Essa crença nos sinais visíveis da escrita como expressão do pensamento mágico e do pensamento lógico é o que Nelly Novaes Coelho veio transmitindo em sua prática de docência universitária e exercício da crítica literária durante 50 anos.

           Portadora de uma didática admirável, pesquisadora exemplar, analista  lúcida.  Registra a voz de muitos autores que vêm dando seu testemunho de vida e ideais por meio da Palavra. Seus dicionários de escritoras brasileiras e da literatura infantil e juvenil brasileira são pontos elevados na valorização do corpo literário brasileiro.

           Ao colocar a cultura e a literatura  em tão rico  patamar, contribuindo decisivamente para a construção do patrimônio comum a todos os estudiosos e criadores literários, o seu trabalho de  intelectual maiúscula  é assombroso. A tarefa de pesquisa,  cara às universidades, à reflexão das mutações do mundo, historicidade e atualidade do homem, circunstanciado no ontem e no hoje,  encontra em Nelly Novaes Coelho  a dinâmica perfeita que emerge da vocação voltada para os campos investigativos e interpretativos, culturais e literários.

-------------
*Cyro de Mattos é escritor e poeta. Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e do Pen Clube do Brasil. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz. Um dos idealizadores da Academia de Letras de Itabuna (ALITA).

* * *