Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2019

CARTA ABERTA AO RODRIGO MAIA - Carla Pola



"Caro Rodrigo Maia


Não adianta querer botar as manguinhas de fora a fim de pressionar o Governo Bolsonaro para que a política do toma lá dá cá volte a ser o norte do Brasil.

O recado das ruas e das urnas (mesmo que desconfiemos das fraudes nas urnas eletrônicas, pois é um direito que temos e cremos que o resultado foi ainda maior em favor do Presidente Bolsonaro) foi claro.

De nada adianta combinar com a imprensa dos porões uma pesquisa Ibope a fim de forçar uma queda de popularidade do Presidente Bolsonaro, pois o Ibope não tem a mínima credibilidade e a imprensa também não. Conforme o mesmo Ibope (que ressurgiu das cinzas) nosso Presidente seria qualquer um, menos Jair Bolsonaro. A Dilma (que espero também seja presa em breve) seria a senadora com a maior votação em Minas Gerais, o Suplicy o mais votado em São Paulo; bem como vários Governadores atuais sequer estariam no segundo turno.

Saiba, Rodrigo Maia, que o povo não é mais o gado que vocês tocavam como bem entendiam. Estamos vendo que a cada ataque de vocês, políticos motivados por benesses pessoais e não comprometidos com o Brasil, em relação às reformas e ao governo é sinal de desespero pela morte iminente que se aproxima da velha e retrógrada prática política que só fez o Brasil afundar e se agarrar na promessa do país do futuro a fim de enganar os desavisados. Um futuro que só faria bem a vocês, jamais ao povo. Um futuro de continuação do passado de corrupção, roubalheiras, desmandos, achaques ao dinheiro e aos verdadeiros valores do povo brasileiro.

O futuro, Rodrigo Maia, a Deus pertence e o Brasil quer viver o presente.

É muito interessante essa pesquisa ridícula do Ibope ter saído justamente no momento em que o Presidente Jair Bolsonaro fez bonito na sua ida ao Estados Unidos, abrindo as portas para, aí sim, o Brasil ser um país com futuro, sem as amarras de uma política suja, torpe e corrupta. Nos tirando da vassalagem a governos ditatórias como Cuba, Venezuela, China e tantos outros que só fazem enriquecer seus políticos profissionais e ao povo fica a miséria, os impostos altíssimos, a falta de liberdade, a violência e o caos.

Ao invés de vocês políticos e a imprensa dos porões comemorarem esse alinhamento com a maior nação do mundo; fizeram o contrário, reclamaram o tempo todo, inventaram intrigas inexistentes e, como se não bastasse ainda retiraram dos mortos o Ibope para tentar, artificialmente, diminuir a popularidade de um governo legítimo e que vem mostrando  um bom trabalho.

Também foi interessante notar que essa pesquisa infundada do desacreditado Ibope saiu após milhares e milhares de pessoas terem saído às ruas no dia 17 de março e, em alguns estados abaixo de chuva, contra o STF que resolveu baixar a ditadura do judiciário contra o povo brasileiro.

No dia 07 de abril sairemos às ruas mais uma vez e nossos protestos serão mais abrangentes, não se limitará ao STF, abrangerá também o Congresso Nacional. Exigiremos as reformas que o Brasil precisa, exigiremos do Senado a CPI da Lava-Toga, bem como os impeachments dos que se acham no Olimpo do STF. Do Congresso cobraremos as reformas que o Brasil precisa e os brasileiros querem e, se bobear, exigiremos a tua saída da Presidência da Câmara, já que você esquece que é nosso funcionário e nós pagamos o teu salário, além das benesses absurdas que você usufrui; bem como, sustentamos os outros 512 deputados federais.

Você disse certa vez, Rodrigo Maia, que não era obrigado a fazer o que o povo quer e sim o que você bem entende. Se é assim que pensa, a política não deveria ser tua profissão, melhor tentar a iniciativa privada.

Quando o povo cansou de vez do PT e dos descaminhos que o Brasil trilhava, vislumbrando virarmos uma Venezuela em breve tempo, fomos às ruas aos milhões e a Dilma caiu e o PT se transformou num partido execrado pelos brasileiros, mesmo que tenham inflado aqueles números ridículos ao Haddad nas eleições. Se conseguimos tirar uma Presidente da República, por que não um Presidente da Câmara que pensa que pode mais que os brasileiros que o elegeram?

Respeite os brasileiros, Rodrigo Maia. Respeite a vontade popular que elegeu um Presidente que simboliza o que somos e o que queremos, não o que você e outros políticos da mesma cepa pensam que podem nos enfiar goela abaixo o que querem.

 Dia 07 de abril, mais uma vez mostraremos que o Ibope está errado, que vocês estão errados, que a imprensa (que também agoniza após perder as verbas milionárias que nos sugava) está errada.

Toda vez que vocês acharem que nós, “A Vossa Excelência o Povo”, estamos acomodados, que vocês podem manipular nossa opinião com a ajuda da imprensa dos porões e institutos de pesquisas fraudulentos a fim de atrasar o desenvolvimento do país e voltarem às velhas práticas que só nos prejudica, “sairemos às ruas para mostrar que vocês estão errados e que o poder emana do povo”. Vocês são somente nossos representantes e representantes devem sim, queiram ou não, fazer valer a vontade do povo. Creio não ser preciso desenhar.

Se conselho fosse bom a gente vendia, mas não custa te dar a dica. Esperneie dentro de casa, mas fora dela coloque as manguinhas para dentro e comece a fazer o teu trabalho. Trabalhe na Reforma da Previdência que é inadiável para o desenvolvimento do Brasil, caso contrário, você bem sabe, que num futuro próximo ninguém mais receberá nada de aposentadoria e isso inclui vocês políticos também. Ou você quer que o Brasil quebre como aconteceu com a Grécia e a intervenção internacional fez o país cortar na carne na marra?

Outra, queremos o projeto Anti-Crime do Ministro Sérgio Moro (que você deve desculpas, inclusive) tramitando juntinho com a Reforma da Previdência, pois se com nosso dinheiro pagamos a tua segurança, com o nosso dinheiro exigimos a nossa. A primeira medida é tirar o projeto das mãos do PSOL e do PT, pois isso é pura sabotagem da tua parte, Rodrigo Maia; ou passa mesmo pela tua mente que não sabemos que eles farão picadinho do projeto do Ministro Moro que preza por nos dar um pouco mais de segurança?

Concluo, por ora, afirmando que nós, a Vossa Excelência o Povo (jamais esqueça isso), optamos pela mudança real dos caminhos do Brasil e todos que ainda não entenderam isso e, que esperneiam a fim de impedir essa mudança serão varridos da política brasileira, serão varridos da imprensa, serão varridos do cenário. Não permitiremos que compadrios, conluios e conchavos nos porões de Brasília impeçam que as futuras gerações tenham um país digno e decente, como nós mesmos não tivemos e, por nossa própria culpa, em não ter enxergado o mal que políticos corruptos, torpes e traidores da Pátria fizeram ao nosso país e, por conseguinte, a nós mesmos.

Falhamos em relação a nossa geração, mas não falharemos para com as gerações vindouras. Sabemos que levaremos anos para limpar o Brasil, mas limparemos. Vassouras, panos, desinfetantes e baldes a postos já começamos e não mais pararemos.

Portanto, Rodrigo Maia, dê meia volta e olhe pelo Brasil, seja digno do cargo que ocupa como Presidente da Câmara, pois a Câmara representa a Vossa Excelência o Povo e o povo quer e exige mudanças.

Só para constar, se para o cargo de Presidente da Câmara fosse preciso votação popular, com toda certeza não seria você a ocupá-lo. Mas, como teus pares te elegeram em nosso nome, não esqueça jamais que está a nosso serviço.

Respeito, Rodrigo Maia, se conquista. Aprenda isso com o Ministro Sérgio Moro e com o nosso Presidente Jair Bolsonaro.


Cordialmente.

Carla Pola"

* * *

OS BURACOS NÃO DEIXAM DE EXISTIR – Rosana Braga



Se você está agora no chão,
se acabou de cair
num buraco no seu caminho,
não se sinta vítima
e sim escolhido pelo Universo 
para se tornar mais forte e mais preparado.
Erga-se, mesmo doendo -
Saia do buraco, mesmo chorando.
E dê um passo à frente,



Se pensarmos na vida
como um longo caminho,
podemos fazer analogias interessantes.

A começar pelos tão comentados obstáculos que temos de aprender a ultrapassar ao longo dos anos... Uns maiores, outros menores, cada qual traz consigo seu nível de dificuldade, suas consequentes dores e seus preciosos aprendizados. Mas hoje quero falar, sobretudo, dos buracos. Alguns rasos, outros nem tanto. E existem também aqueles que, de tão profundos, quando caímos neles costumamos usar a expressão "cheguei ao fundo do poço!".

É claro que ninguém gosta de cair em buracos. Por menores e mais rasos que sejam, no mínimo nos desestruturam e nos fazem perder o "rebolado". Mas o fato é que eles fazem parte de todos os caminhos, de todas as pessoas, sem exceção, embora sejam sempre únicos. O problema é quando alguém busca conhecimento, estuda e se sente tão crescido que passa a acreditar que isso é o suficiente para eliminar os buracos de seu caminho, para fazer com que eles simplesmente não existam mais. Iludido e enganado por si mesmo, ao se deparar com um, vai ter de lidar ainda com a decepção, a frustração e a sensação de que toda busca não valeu de nada!

Não caia nesta armadilha! Saiba de antemão que os buracos vão existir pra sempre. A diferença entre quem está consciente de si e de seu caminho e quem não está, é que o primeiro vai saber evitar o tombo desviando a tempo do buraco ou, pelo menos, levantar, sair dele e seguir em frente mais rapidamente e, tomara, menos machucado. E tem mais: podemos perceber, com a repetição de nossas quedas, que muitos dos buracos de nossos caminhos são incrivelmente parecidos, justamente porque a função deles é nos ensinar a mais difícil de todas as lições.

Portanto, se sua lição mais difícil é aprender a ser menos teimoso, ou menos ansioso, ou menos inseguro, ou menos desconfiado, note bem: toda vez que você se distrai ou acelera o passo mais do que deveria, cai num buraco em que parece já ter caído inúmeras vezes antes. Não é o mesmo! É outro! É novo! Ele se repete à frente para que você acorde e, a cada queda, consiga levantar com mais habilidade, e seguir em frente não reclamando e se lamentando por ter caído mais uma vez; não se criticando e se culpando por ter sido estúpido novamente.

Não! Não há nenhuma estupidez na repetição do aprendizado, mas sim vivência, privilégio e sabedoria! Assim, se você está agora no chão, se acabou de cair num buraco do seu caminho, não se sinta uma vítima e sim um escolhido pelo Universo para se tornar mais forte e mais preparado. Erga-se, mesmo doendo. Saia do buraco, mesmo chorando. E dê um passo à frente, e depois outro e outro, com a certeza de que pode ir bem mais longe...

Outros buracos virão. Novas cicatrizes ficarão cravadas em sua alma. E tudo isso será a prova de que você não veio como espectador e nem como coadjuvante de sua história. Você veio como protagonista e vai chegar até o fim com a dignidade de quem não apenas cumpriu o seu destino, mas o esculpiu com coragem, fé e atitude!

 

* * *

ITABUNA CENTENÁRIA UM SONETO: Seca, fome que enriquece – Oscar Benício dos Santos


Seca- fome que enriquece

 
Quinze milhões de cabeças de gado,

na seca, de fome e sede morreram;
não culpemos o acaso ou o fado,
mas os políticos que enriqueceram.


Nordestinos, como o rebanho dizimado

de fome, sede e tristeza, feneceram.
Preferiram tombar no torrão amado,
que no Sul, onde o frio e saudade laceram.


O governo fez “coliseus” imensos

e deu circo aos míseros nordestinos,
sonegando-lhes o pão ou “brioches” finos.


Mas, deu-lhes numerosas e ricas arenas

pr’eles assistirem irônicas cenas,
onde se digladiam irmãos pretensos.



Oscar Benicio Dos Santos

*08/12/1926 + 18/02/2019


* * *