Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de julho de 2019

DOM CESLAU STANULA – Diário de viagem 2019


01/07/2019


Um abraço a todos da terra de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. Cheguei agora a Lisboa. Com a benção e oração especial pela intercessão da Virgem de Fátima.
...........
03/07/2019

Bom dia... Dia agradável em Lisboa, clima de graça em Fátima. Grandiosidade da construção do espaço físico no Santuário, não coloca na sombra a pequena capela das aparições, com a frondosa árvore por perto. Precisamos rezar muitos terços para a nossa conversão e santidade e assim o nosso querido Brasil encontre o rumo certo, convencendo-se, que a Pátria é mais importante do que um partido qualquer e que governar é servir. Que ela intercede por nós. Com a benção e oração. Dom Ceslau.
................
04/07/2017

Bom dia. O que o ser humano tem de mais precioso, depois da família é a Pátria. Jesus amou a sua Pátria. Chorou prevendo a destruição de Jerusalém. (Lc 19,41-43). Visitei em Lisboa o Memorial da Pátria - Soldados que caíram pelo Portugal em ultramar. A memória agradecida dos vivos pelas vidas caídas pela pátria amada. Emocionante, edificante e patriótico. Veja a linda poesia cheia de amor e ensinamento para os atuais: "Si o Portugal quiser continuar a ter Homens iguais aos que a História deixa ver, Deem à flor e à música o significado que o combatente dá ao seu país amado". (Na Capela do Memorial em Belém -Lisboa).
Rezemos pelo Brasil. Não à corrupção, sim aos que lutam contra ela por amor à Pátria e o futuro dos seus filhos. Com a benção e oração. Dom Ceslau. (aumente a foto para ver detalhes).

Acabo de chegar à Polônia e Varsóvia. Bastante quente, seco, mas sempre bonita Varsóvia - a Capital.
...........
08/07/2019

Visitei a minha família e pelo caminho a cidade de Toruń, onde nasceu o famoso Nicolau Copérnico. Visitei a Igreja de Nossa Senhora da Nova Evangelização. Linda confira. Com a benção e oração.



........
09/07/2019

Ainda sobre a Igreja, Senhora da Nova Evangelização em Toruń: Igreja é também o Memorial das pessoas e famílias que, durante a última guerra mundial, ofereceram o abrigo e o esconderijo aos Judeus, e por isso, pegos pelos nazistas foram fuzilados. São mais que 2500 pessoas fuziladas, e os seu nomes estão gravados no granito preto. A grande inscrição em branco anuncia: (em polonês) "deram a vida pelos amigos...". Quem entra, escuta suavemente, com o fundo musical do famoso pianista polonês Frederico Chopen, a voz invocando os nomes dos mártires. Impressionante. A memória viva dos que amaram na prática.... Bom dia...uma benção e oração. Dom Ceslau.

(Aumente as fotos para ver melhor os detalhes. Na frente da Igreja sou eu e o meu sobrinho, padre, professor da teologia moral e hoje provincial dos Redentoristas na França).





........
11/07/2019

Bom dia. O maior presente que Deus nos concedeu é a família. Em certa idade poucos ficam   dos antigos, mas os novos aparecem com o mesmo carinho que nós a eles transmitimos. Desculpe, mas agora partilho um pouco o calor da minha família. Com a benção e oração. Dom Ceslau.



..........
12/07 2019

Bom dia ou boa tarde. Para mim já é a boa noite.
A alegria partilhada é a alegria aumentada. E a alegria! Visitei hoje a família dos Pe. Cristóvão Przychocki e Cristóvão Mamala, este último trabalha e estuda em Roma. Que alegria destas famílias da visita de alguém que partilha a mesma faina diária como os seus filhos! E ainda o bispo. Como ficaram felizes! Eles amam o Brasil e o povo brasileiro, por meio de nós, expressaram isto com mil atenções. Que Deus os proteja e a nós também. Com a oração e Benção.

......
13/07/2019

Estou em Tuchow, uma pequena cidade onde passei a minha formação filosófico- teológica durante sete anos. A igreja Basílica Menor é do século 16. Lindo altar. Preciosa imagem, na sombra da qual cresceu o meu sacerdócio e - na perspectiva de Deus - o meu episcopado. Peço desculpas de colocar estes acentos pessoais, mas isto é um pouco da minha história de vida. Com a benção e oração.
..........
15/07/2019

Uma simples religiosa, Faustina Kowalska, quase analfabeta, foi escolhida por Deus para ser a "Secretária da Sua Misericórdia" (Diário). Hoje visitei estes lugares, já conhecidos pelo mundo com o nome de: Santuário da Misericórdia Divina em Cracóvia, Bairro Łagiewniki. As construções são monumentais. Se observa muita oração. Se vê gente do mundo inteiro. Se ouve tantas línguas, que o lugar parece a bíblica Torre de Babel. É a Misericórdia Divina que hoje pedimos para o mundo, mas especialmente para o Brasil. Rezei por todos. Que a Misericórdia Divina alcance a cada um na sua mais sentida necessidade. Com a benção. Dom Ceslau.





Interior da Basílica, o altar Mor; a janela do quarto onde viveu e morreu a Santa; a beleza do teto- forro da Basílica...

............
16/07/2019

Boa noite. Hoje celebrei a festa da Padroeira N. S. do Carmo na minha Paróquia Natal, na Igreja onde fui batizado, onde fui coroinha etc. Presidi a Missa, fiz a pregação e depois a costumeira Procissão em torno da Igreja. Depois da Missa recebemos a fraternidade de N. S. Do Carmo umas 30 crianças que já fizeram a 1a Comunhão e alguns adultas, impondo-lhes o Santo Escapulário. Foi muito lindo. Alguém tirou foto. Depois... a festa em casa com os familiares. Foi lindo. Partilho um pouco do convívio da minha família. Com a benção e oração. (logo mandarei algumas fotos....)





..........
19/07/2019

Hoje louvo a Deus pelos meus 55 anos da ordenação sacerdotal e logo em agosto, 30 de bispo. Celebrei a Missa no Santuário onde eu fui, em 1964, ordenado padre, junto com os 18 colegas. Pedi a Deus por todos que encontrei nas minhas andanças missionárias pelo mundo durante toda minha vida sacerdotal; por onde celebrei e preguei a Palavra de Deus. Com a oração e a benção especial Dom Ceslau.


...........
22/07/2019

Boa tarde. A despedida tem um gosto de melancolia, esperança.... Despedi a minha família, meu sobrinho padre, com quem passei 15 dias, está no caminho a casa em Paris, e eu também deixei os meus e amanhã começo a viagem rumo a casa, em Salvador. Deus seja louvado pelos dias que aqui passei no seio da família. A família é o maior presente que Deus nos deu. Com a benção e oração, dom Ceslau.
----------
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL.

BEM-VINDO DE VOLTA À PÁTRIA AMADA BRASIL, CARÍSSIMO PASTOR DOM CESLAU STANULA!

* * *