Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de março de 2017

POR QUE NÃO TEM O DIA DO HOMEM? - Antonio Nunes de Souza

Por que não tem o dia do homem?


Tenho convicção que muita gente já engatilhou e soltou essa pergunta e recebeu as respostas mais descabidas do mundo. Digo isso porque, na verdade, quem poderia ser as coordenadoras do grande evento seriam as mulheres. Porém, como elas não são tratadas da maneira que merecem, sofrem os mais absurdos e diversos preconceitos e maus tratos, por que razão homenagear alguém que representa para nós uns brutamontes, prepotentes, arrogantes e ainda se julgam superiores?

Essa é a provável grande verdade, sem tirar nem pôr! Pois, para elas é importante conquistar seus espaços, se fortalecerem, mostrar que por ter um músculo a mais no corpo queiram ser tão importantes e prepotentes. Nós temos peitos e, para enfrentar qualquer luta, naturalmente, precisa se ter peito, coisa que nos sobra!

É lógico que essa é uma hipótese que exponho, jamais querendo ser o dono da verdade. Porém, mostrando com coerência  muitas nuances que fazem as pessoas sensatas pensarem dessa forma. Como em tudo na vida, existe uma gama substancial de exceções que, infelizmente, ‘vai no bolo’ dos detestáveis grosseiros, mas, sorrateiramente, no caso dessas pessoas, digo, homens, as maravilhosas mulheres, embaixo dos seus lençóis, mostram-se tão meigas e carinhosas que, com absoluta certeza, eles nem querem saber de outras homenagens!

Sendo assim, que provavelmente é, temos que, redimindo nossos pecados, sempre e anualmente, estar homenageando o DIA INTERNACIONAL DA MULHER!


Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro as Academia Grapiúna de Letras – AGRAL


* * *

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, MINHA HOMENAGEM É ADMITIR MEU MACHISMO - Marcos Sacramento

Postado em 08 Mar 2016


Hoje muitos de nós homens prestaremos homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Iremos compartilhar imagens ou gifs no Facebook, postaremos letras de músicas e mandaremos mensagens às amigas, familiares e parceiras. Alguns levarão flores para a firma ou um bolo de chocolate para o lanche da tarde.

Porém, a melhor reverência que um homem pode prestar às mulheres é admitir o próprio machismo e tomar atitudes para desconstruí-lo.

Não, caro amigo, não adianta argumentar que você não é machista. Todos somos, de alguma forma. O que muda é a intensidade do preconceito.

A notícia boa é que com algum esforço podemos melhorar. Para isso, precisamos entender e aceitar que a cantada de rua não é elogio. Uma pesquisa revelou que 83% das mulheres não gostam delas e sentem medo quando ouvem palavras de assédio disfarçadas de galanteios.

Para desconstruir o machismo, é preciso que os homens entendam que nenhuma mulher é morta ou estuprada por causa da roupa que veste. Pensar assim é culpar a vítima, diminuindo, de certa forma, a responsabilidade do agressor frente à esta prática horrenda.

Da mesma forma, precisamos aceitar que as turistas argentinas Marina Menegazzo e María José Coni, assassinadas no mês passado no Equador, não morreram por viajarem sozinhas, e sim porque as mentes perversas de alguns de nós, combinadas com o machismo que carregamos desde a infância, fazem das mulheres alvo da violência.

Não adianta dar flores e distribuir abraços carinhosos no dia 08 de Março se torcemos o nariz para o direito à mulher abortar.  De que vale postar poeminhas em homenagem às mulheres se acharmos normal um homem ter um filho e limitar sua responsabilidade na criação da criança ao pagamento da pensão alimentícia?

Só no Brasil, a cada uma hora e meia uma mulher é morta por um homem. É um número absurdo. Por mais que as feministas façam campanhas, protestos, escrevam artigos e eduquem outras mulheres, esse índice não cairá se os homens não mudarem suas atitudes e ideias em relação ao sexo feminino.

A chave para essa mudança é buscar a desconstrução dos conceitos machistas que carregamos e se informar sobre as demandas feministas. Dá para fazer isso pesquisando na internet ou mesmo conversando com uma amiga ou colega de trabalho.

Começar a destruir o nosso machismo hoje, no Dia Internacional da Mulher, não rende curtidas como as postagens fofas no Facebook. Mas no futuro pode dar bons resultados.


Sobre o Autor
Marcos Sacramento, capixaba de Vitória, é jornalista. Goleiro mediano no tempo da faculdade, só piorou desde então. Orgulha-se de não saber bater pandeiro nem palmas para programas de TV ruins.



* * *

NA CONTRAMÃO DO CARNAVAL – Péricles Capanema

2 de março de 2017
Péricles Capanema

Não é politicamente correto criticar o Carnaval. Na mitologia corrente, seria quase tão-só a desinibida manifestação da alegria popular. Nesse rumo desembesta a cobertura da imprensa, maciça, laudatória. Trilho caminho oposto e invado a contramão. De início, dois pontos.

Primeiro: a maior festa popular do Brasil é o Carnaval. Outra verdade: a maior parte dos brasileiros quer distância dele.
Mais, não se sente representada pelo que ali vê e ouve. Um sintoma: as filas sem fim de automóveis para o litoral e para o interior. Entre 24 de fevereiro e 1º de março, dois milhões de veículos deixaram São Paulo, fugindo do Carnaval. E a maioria dos carros não levava só o motorista. O fenômeno se repete país afora. A realidade: num planalto de indiferença e até de hostilidade, grassam zonas do Carnaval de grande efervescência, muito trombeteadas, como Salvador e Rio de Janeiro. Celebração popular, admito sem problema. Nos números, festa de minorias de representatividade controvertida.

Segundo ponto. Fora das fronteiras, o Carnaval é visto em geral com lentes deformantes. Ele piora, mais do que ajuda, nosso bom nome no Exterior. A tal respeito, enterremos ilusões ufanistas, como faz o derreado folião que na 4ª feira de Cinzas soca na lata de lixo a fantasia rasgada. Transcrevo pequeno trecho da reportagem da Sputinik France (elucida, é o tom geral lá fora): “O Carnaval é o acontecimento mais importante do ano para cada brasileiro, uma festa que representa a alma e a mentalidade do Brasil. Todos os anos, antes do começo da Quaresma, o Brasil inteiro mergulha na atmosfera da festa mais marcante da Terra”.

Viu? Faça o teste sincero com você e os seus. O Carnaval para seus familiares é o fato mais importante do ano? Representa sua alma e mentalidade? Todos os brasileiros, Oiapoque ao Chuí, mergulham na atmosfera da festa carnavalesca por cerca de uma semana?

É fácil perceber que estamos agredidos por enorme mentira, divulgada ano pós ano no mundo inteiro. E, relativo a nós, o que essa mentira esconde particularmente daninho no bojo? Somos figurados como povo meio primitivo, em estágio de há muito ultrapassado pelos países mais civilizados, que celebra enfatuado a libertinagem, leniente com a devassidão moral, a bebedeira, a blasfêmia, o deboche, a caçoada; enfim, com o total desatarraxo. E assim, nas horas graves, propende por escolher o irracional, o inconsequente e o mágico (pelo menos nas eleições, tal juízo depreciativo estaria sempre longe da verdade?).

Não terei a ingenuidade de negar que existe parte verdadeira na pintura exagerada esboçada há pouco. Alguns dados evidenciam a “atmosfera” na qual mergulharia toda a população: o Ministério da Saúde, até o Carnaval (intensificação no período de festas), distribuiu 77 milhões de preservativos. Só em Salvador, os órgãos públicos repartiram cinco milhões. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, 700 mil. Na primeira noite do Carnaval, em Campo Grande (MS), dez pessoas entraram em coma alcoólico.
Amplie para o Brasil todo. Pense no aumento, durante o Carnaval, do consumo de drogas, alcoolismo, homicídios, roubos, estupros, gravidez precoce, desastres nas estradas, ressacas. O clima de aprovação revela tolerância injustificável com decorrências devastadoras das festas momescas entre nós. Lazer autêntico?

O europeu, quando mergulhado na atmosfera serena da civilização cristã, entende o lazer como alegria temperante que restaura as forças para o trabalho produtivo. É o grande segredo da recreação saudável: repousa e restaura. As canções e danças populares de várias nações do Velho Continente expressam tal ambiente, em parte hoje recriado por algumas apresentações dos musicais de André Rieu. A propósito, a palavra alemã Erholung exprime a ligação entre recreação e esforço intenso. Erholung significa recreio, recreação, repouso, descanso. Significa ainda recuperação, restabelecimento, convalescença, relançamento. Afastado daí está o Carnaval, com suas sequelas de abatimento e esgotamento; e vamos aqui deixar de lado a corrupção moral.

Enveredo uma vez mais pelo politicamente incorreto, só que por outra trilha, desenterrando no caminho tesouros escondidos. Se este artigo puder ser comparado a uma moeda, falei da cara. Trato a partir de agora da coroa, o outro lado. O Carnaval brasileiro passa longe da luta de classes.
Existem, artificiais, aqui e ali, manifestações de esquerdismo radicalizado, nada representativas do clima geral. Paira no ar cordialidade real, um desejo de ajudar, alimentado por aspiração de convívio harmonioso, em que uma pessoa compreenda e estimule o que na outra exista de melhor. “Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil, terra que a todos seduz” é uma cidade ideal, imaginada com delícias por gente que vive áspera realidade quotidiana. A pobre mocinha desdentada da favela não apenas visualiza uma cidade maravilhosa, mas quer nela se vestir de princesa, de heroína, para partilhar fugazmente no sonho um mundo de convívio perfeito, trato elevado e alta cultura. Aqui está um aspecto positivo pouco ventilado.

Lembrei atrás que o Carnaval mais piora do que ajuda nosso bom nome. Para equilibrar o quadro, recordo um fato que atrai, a justo título, admiração no Exterior. Fernand Braudel (1902-1985) [foto ao lado], francês que para muitos da área reinventou a História, analisando o fenômeno humano globalmente, viveu como professor em São Paulo entre 1935 e 1937. Dizia ele: “Foi no Brasil que me tornei inteligente. O espetáculo que tive diante dos olhos era um tal espetáculo de história, um tal espetáculo de gentileza social, que eu compreendi a vida de outra maneira. Os mais belos anos de minha vida passei no Brasil”. Perguntavam-lhe o que quis dizer com o “me tornei inteligente”? Deu várias respostas: “Fiquei menos banal, eu me tornei o que sou hoje. [Sem minha estadia lá] não teria feito sobre o Mediterrâneo um livro diferente dos outros já escritos”. Às vezes, respondia sorrindo: “Talvez seja porque lá eu aprendi a ser feliz”. Na prática, notou admirado em muitos com quem tratava um olhar de enorme compreensão, fruto de uma mentalidade. Braudel o entendeu, a partir daí mudou sua noção da vida, foi instrumento para viver melhor e alcançar a celebridade intelectual. O espetáculo de gentileza social que transformou Braudel tem relação com a aspiração da pobre mocinha desdentada da favela que sonha um dia desfilar como princesa. São valores ricos, formativos, geradores de cultura e lazer. Diante deles não caminhemos desatentos; imitemos aqui Fernand Braudel, tido por tantos letrados como o maior historiador e pensador social do século XX.




* * *

EU E A PRAÇA - Pérola Bensabath

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Eu e a Praça


Das recordações da infância,
sobrou aquela praça,
banhada ao sol, chovendo pirraça.
Eu-menina corria alegre, descalça.
(A PRAÇA - reduto do tempo!)


Lá, eu brincava desgrenhada,
cabelos ao vento.
No regaço da euforia,
a todos lançava arrelia.


A PRAÇA foi mãe e amiga,
me ensinou coragem e alegria.
No jogo da vida - eu perdia, eu ganhava.
No anoitecer da praça - eu chorava, eu sorria.
Colhi flores soberanas
no encalço da única esperança,
na firmeza da louca inocência
e no acato da mais pura infância.


EU e a PRAÇA.
Nas manhãs ensolaradas - eu brincava,
nas frias tardes vazias - um romance desfolhava.
A PRAÇA me viu amadurecer vadia,
ensimesmando temas, fazendo poesia.


Foi testemunha do primeiro beijo
que fez da criança - mulher, um dia.

  

Pérola Bensabath    

* * *

MULHER - Eglê S Machado

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Mulher



É desde a criação inquieta e aguerrida,
Enfrenta tempo hostil com garbo e altruísmo!
Acarinhando sonhos liberta do egoísmo
Encara firme e forte a luta mais renhida.

Chorou, se importou, manteve o otimismo,
Quis muito e foi arrimo, enalteceu a vida,
Foi sempre mão amiga humana e decidida
Em mundo desigual de mando e despotismo.

Gerou, alimentou, quedou-se exaurida,
Manteve grande o amor, assaz vitoriosa
Embora parecendo exânime, vencida.

Qual fênix renasceu suave e radiosa,
Das cinzas emergiu bonita, destemida,
E eis que sai imune, fagueira, poderosa!...


Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *