Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de março de 2019

A BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO E O ARCO DO TRIUNFO – Plinio Corrêa de Oliveira


20 de março de 2019

O açodamento da vida moderna dificulta a boa compreensão dos monumentos históricos

Plinio Corrêa de Oliveira

A primeira foto apresenta a Basílica de São João de Latrão na sua dignidade e distinção de rainha autêntica, mas muito materna. Ao seu lado correm motocicletas e automóveis, com seus ruídos de motores a explosão, corre o formigar de vida moderna. Europeus e turistas do mundo inteiro passam por ali, mas pensando em outras coisas, e não dão o verdadeiro valor à Basílica, que não é tão visitada como merece.

Ela causa a impressão de uma rainha em toda sua majestade e dignidade. Mas não é bem compreendida, pois as pessoas modernas não têm pressupostos para entendê-la, não têm olhos para ver, ouvidos para ouvir, e sobretudo intelecto para entender a majestade do monumento.

No corre-corre da Europa nova as pessoas não mais compreendem a alma da Europa velha. Muitos turistas vão visitar seus belos monumentos, mas admiram mais as novidades do mundo moderno e da técnica.

Na linha “Ambientes e Costumes”, podemos confrontar a Basílica de São João de Latrão com o Arco do Triunfo, em Paris [segunda foto]. É um monumento neoclássico, erigido para celebrar vitórias de Napoleão Bonaparte, portanto estampa uma carranca napoleônica, mas incontestavelmente tem seu mérito.

Situado bem no centro de avenidas muito movimentadas como a Champs-Elysées, um mundo de turistas passa por ele, entretanto sem analisá-lo em profundidade, pois estão mais atraídos pela agitação e os prazeres da vida moderna. Apesar disso, eles são atraídos também por uma vaga ideia de que a velha Europa ainda existe.
__________________________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 9 de novembro de 1965. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 819, Março/2019.




* * *

PRESIDENTE BOLSONARO ENCANTA EUA E A GLOBO BABA ÓDIO (VEJA O VÍDEO) - Luiz Carlos Nemetz


20/03/2019

É impressionante a desfaçatez de grande parte dos comentaristas dessa emissora podre.

Primeiro, que não respeitam a figura política do Chefe da Nação, legitimamente eleito, omitindo em todos os noticiários e vinhetas a sua prerrogativa de "Presidente".

Segundo que, quem só vê a Globo, pode pensar que a viagem está sendo uma tragédia.
Só que não! Está sendo é um sucesso!

A mídia americana em peso e a imprensa internacional estão repercutindo a verdade, reportando o enorme êxito desta histórica missão brasileira.

São várias as conquistas, em muitos setores:
O reposicionamento do Brasil no cenário diplomático internacional, com a retomada do seu protagonismo geopolítico e econômico como expressão de grande potência e de país líder em toda a América Latina;

Os acordos comerciais nas áreas de agricultura, tecnologia e segurança (para ficarmos somente em alguns);

A retomada da confiança internacional que vai reaproximar o Brasil dos investidores; as deferências oferecidas pelo Governo americano ao Chefe de Estado do Brasil e sua comitiva.
Nada, nada, nada disso tem peso ou valor para esse conglomerado decadente de comunicação.

É claro que devemos desligar das emissoras Globo.

Mas a safadeza não pode e não vai passar em brancas nuvens.

As massas não dormem e o mal que essa gente tenta fazer ao país precisa ser, a todo o tempo, denunciado e enfrentado.

Se eles têm o direito e a liberdade de maquiar a verdade e tentar induzir os espectadores em erro; nós temos o dever à crítica, expondo seus ridículos marionetes e ventríloquos.

A Globo é um lixo e como lixo deve ser tratada! Click!

Assista ao meu vídeo (se inscreva no meu canal):

Advogado.Vice-presidente e Chefe da Unidade de Representação em Santa Catarina na empresa Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo e Sócio na empresa Nemetz & Kuhnen Advocacia.
@LCNemetz


* * *