Total de visualizações de página

sábado, 8 de dezembro de 2018

DAMARES ALVES - 11 coisas que a mídia não sabia sobre a ministra Damares Alves até agora


Por: JÔNATAS DIAS LIMA
Blog da Vida
6 de dezembro de 2018


A advogada, ativista pró-vida e de tantas outras causas foi anunciada para assumir o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Nos últimos 20 anos, não houve nenhum parlamentar engajado em algum nível com questões de família, defesa da vida e da infância que não tenha consultado a opinião de Damares Alves sobre algum projeto de lei no Congresso Nacional. Mesmo sem mandato, é fato notório que sua influência lá dentro é grande faz tempo, o que ilustra toda a superficialidade da imprensa ao insistir em chamá-la apenas de “assessora do Magno Malta”. Mais uma vez, isso é coisa de jornalismo preguiçoso – ou algo pior.

Agora que Damares é ministra, naturalmente, todos os produtores de conteúdo político estão vasculhando a internet atrás de informações sobre ela. Eu quero dar minha contribuição com detalhes que – pelo menos até agora – não seriam encontradas no Google.


1) Origem
Damares tem 54 anos, cresceu no Sergipe, mas morou em várias cidades do Nordeste na juventude; de origem humilde, ela é filha de um pastor e de uma dona de casa.

 2) Abuso
Quando criança, aos 6 anos de idade, foi abusada sexualmente. A violência foi tão brutal que a tornou incapaz de gerar uma criança em seu útero.

3) Crianças de rua
No final da década de 80, no Sergipe, Damares fundou o comitê estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos, cuja principal função era a proteção de crianças moradoras de rua. Nesse período, por diversas vezes, transformou seu próprio apartamento em lar temporário para essas crianças. Outras vezes, para entender o problema na pele, dormiu nas ruas de Aracaju ao lado delas.

4) Pescadoras
Também  no final da década de 80 atuou na defesa dos direitos  da mulheres  pescadoras e trabalhadoras do campo. Existe ainda hoje, no povoado Siririzinho, na cidade de Siriri, em Sergipe, um centro social que  recebeu, em 1987,  o seu nome: Damares Alves.

5) Adotou uma índia
Damares não tem filhos biológicos mas adotou uma indiazinha que foi salva da prática de infanticídio, comum em algumas tribos do Norte quando há o nascimento de bebês gêmeos ou com qualquer tipo de deficiência. A experiência a motivou a criar o Movimento Atini que busca no Congresso Nacional meios de proteger crianças indígenas que correm o risco de ser sacrificadas.

6) Contra o aborto
Damares foi uma das fundadoras do Movimento Brasil Sem Aborto, a entidade organizada mais influente na defesa dos nascituros no Brasil.

7) Contra a pedofilia
É palestrante reconhecida nacionalmente pelo combate à pedofilia.

8) É coordenadora do Movimento Nacional Brasil Sem Drogas.

9) Advoga de graça 
Advoga voluntariamente, há 30 anos, para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica.

10) Flores de Aço
É coordenadora do Instituto Flores de Aço, com sede em Brasília, que milita em defesa dos direitos da mulher.

11) Mais de 300 apoios
Somadas todas as notas, a mera notícia de que seu nome era cotado para o cargo resultou em mais de 300 apoios formais de entidades sociais, profissionais de destaque e políticos.

* * *

...E DE REPENTE JÁ É DEZEMBRO OUTRA VEZ!



"Enfeite a árvore de sua vida
com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa,
amarelo, azul, carmim.
Decore seu olhar com luzes brilhantes
estendendo as cores em seu semblante.

Em sua lista de presentes
em cada caixinha embrulhe
um pedacinho de amor,
carinho, ternura, reconciliação, perdão!

Tem presente de montão
no estoque do nosso coração
e não custa um tostão!

A hora é agora:
Enfeite seu interior,
Seja diferente,
Seja reluzente!”


(Texto atribuído a Cora Coralina)


* * *