Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

JORGE AMADO E OUTROS ESCRITORES DO SUL DA BAHIA ANALISADOS ​​POR CYRO DE MATTOS - Alfredo Pérez Alencart


Valuable é a obra poética e narrativa do Cyro de Mattos brasileiro  (Itabuna, Bahía, 1939), poeta, narrador, jornalista, advogado e membro da Academia de Letras de Bahía, que já ganhou vários prêmios, como o Prêmio Nacional Ribeiro Couto, o Prêmio Afonso Arinos, o Prêmio Centenário Emílio Mora ou o Prêmio Internacional de Literatura Marengo D'oro (Gênova)De Mattos tem trabalhos publicados na Alemanha, França, Portugal, Rússia, Estados Unidos, México, Dinamarca, Suíça e Itália. Entre seus livros de poesia estão Vinte Poemas do Rio, Cancioneiro do Cacau, Ecológico, Vinte e Um Poemas de Amor, Devoto do Campo e Oratório de Natal.

Eu mesmo traduzi uma antologia poética dele, intitulada em espanhol "Onde estou e estou", que apresentamos no Encontro de Poetas Ibero-Americanos em 2013. Anos depois, em 2017, uma edição em espanhol foi feita sob o rótulo Verbum.

Mas também é valiosa a sua contribuição ao conhecimento do trabalho de outros compatriotas, principalmente o estado da Bahia. Ali se percebe a generosidade de um escritor, não apenas atento às suas obras. Bem, agora ele acaba de publicar o livro de ensaios "Poesia e Prosa no Sul da Bahia (Via Litterarum, Bahia, 2020), que tem uma capa do cartunista Juarez Paraíso. Neste trabalho de 350 páginas, ele estuda autores que focam seus textos na cultura do cacau e em sua importância histórica, ou mantêm links de origem com ele.

Estou satisfeito com esta nova exibição de sua capacidade analítica e também com este memorial sobre a produção literária de uma importante região brasileira, culturalmente falando. Especificamente, o trabalho abriga ensaios ou notas sobre 47 escritores do sul da Bahia. Aqui deixo seus nomes e o título de cada ensaio:

I - PROSA. De um autor adulto para crianças e jovens, Adonias Filho; precursor e pré-modernista, Afrânio Peixoto; Emoção do contista, Aleilton Fonseca; Absurdo e Galhofa, Augusto Mário Ferreira; Nascimento do Brasil, Aracyldo Marques; Romancista do Vale do Rio de Contas, Clodomir Xavier de Oliveira; Legado Não Labirinto, Elvira Foeppel; Humor do romancista, Euclides Neto; Relato do mato virgem, Ferdinand Maximiliano von Habsburg; Mestre da crônica, Fernando Leite Mendes; Não mar de Azov, Hélio Pólvora; Chamado do mar, James Amado; Próspero Grandão e Poeta, Jorge Amado; Dramaturgo exemplar, Jorge Araújo; O jogador de Água Preta, Jorge Medauar; Tramas na adolescência, Lilia Gramacho; Caminhos de Adônias Filho, Ludmila Bertié; Mares do Sul, Marcos Santarrita; Cronista na província, Manoel Lins; Dobras do tempo, Margarida Fahel; Ilógico da vida, Naomar de Almeida Filho; Historinhas e mundinhos, Odilon Pinto; Retrato do mundo real, Ricardo Cruz; Vontade lírica, Ritinha Dantas; Narrador de Itan, Ruy Póvoas; Outro pioneiro, Sabóia Ribeiro; Atritos e Conflitos, Sonia Coutinho.

II - POESIAColhedor de Haicai, Abel Pereira; Tanta dor, poesia, Adelmo Oliveira; Rosa com agruras, Ariston Caldas; Rio das Solidões, Carlos Roberto Santos Araújo; Musa delicada, Conceição Nunes Brook; Santa resistência, Firmino Rocha; Poéticas enormes, Florisvaldo Matos; O pássaro do poeta, Hélio Nunes; Casa onde moramos, Heloísa Prazeres; Ditado do poeta, Ildásio Tavares; Lira descuidada, Iolanda Costa; Do jeito que o povo gosta, Minelvino; Cacau em versos, Oscar Benício dos Santos; Soneto e cordel, Piligra; O tempo na pulseira, Renato Prata; Poesia com alforrias, Rita Santana; Singular e plural, Sosigenes Costa; Missões profundas, Telmo Padilha; Música contida, Valdelice Soares Pinheiro; Discurso existencialista, Walker Luna.

Parabéns querido Cyro.

PS: No que diz respeito a Valdelice Soares Pinheiro (1929-1993), aqui conto um dos quatro poemas que transferi para o espanhol em janeiro de 2019:

PAZ


Plante seus sonhos

no alvorecer dos dedos.

Colha os ouvidos

de manhã, de mãos dadas.

E, no resto da noite,

a mesa posta,

nasce amor

no calor do pão.

- - -

Os poetas AP Alencart, Cyro de Mattos e Juan Ángel Torres Rechy, no Centro Usal de Estudos Brasileiros, apresentaram a antologia "Onde estou e estou" (foto de Pablo-Rodríguez)

...........

Fonte:

https://salamancartvaldia.es/not/244832/jorge-amado-otros-escritores-sur-bahia-analizados-cyro-mattos/


* * *

OS 3 BENS QUE DEUS TIROU DE UM MAL: O INCÊNDIO NO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DA LAPA

Facebook Pe. Gabriel Vila Verde

Pe. Gabriel Vila Verde / Aleteia Brasil | Ago 05, 2020

“Na verdade, Deus está te preparando para três coisas: ventilação, claridade e altura”

O Pe. Gabriel Vila Verde recordou em sua rede social um grande incêndio acontecido no belíssimo Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade, no município de Bom Jesus da Lapa, oeste baiano, a cerca de 800 quilômetros de Salvador. O pe. Gabriel comentou que, desse e de tantos outros males, Deus sempre tira bens maiores:

Deus é especialista em tirar o bem de um mal. Em 1903, houve um incêndio na Gruta da Lapa que destruiu tudo, inclusive a imagem original, trazida pelo monge. Todos diziam: é o fim do Santuário! É o fim das romarias! Quando o incêndio foi controlado e a gruta higienizada, perceberam que o fogo tinha aberto uma grande janela na pedra, bem próxima do altar, possibilitando a ventilação e a claridade. Viram também que a gruta ficou mais alta, mais espaçosa e bonita. Talvez você esteja passando pelo fogo da provação e parece que é o fim de tudo. Na verdade, Deus está te preparando para três coisas: ventilação, claridade e altura. A ventilação representa um novo sopro do Espírito Santo; a claridade simboliza a tua alma, que ficará cheia de luz, e altura significa que você será grande na fé e na maturidade. Deixa o fogo destruir tua vida velha, para que o novo de Deus aconteça.

Em tempos normais, a Gruta da Lapa recebe nos meses de agosto a romaria do Bom Jesus, que atrai milhares de fiéis. Neste ano, devido à pandemia de covid-19, as celebrações estão sendo realizadas sem a presença física dos romeiros, que, no entanto, podem acompanhá-las via internet.

Wikipédia

https://pt.aleteia.org/2020/08/05/os-3-bens-que-deus-tirou-de-um-mal-o-incendio-no-santuario-do-bom-jesus-da-lapa/


* * *