Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2018

SOBRE A PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS


Para aqueles que estão achando "injusto" todo o "transtorno" que a greve está causando, ai vai algumas considerações do que eu acho injusto:


INJUSTO é almoçar bolachas para economizar o dinheiro do almoço, pois você sabe que esse dinheiro vai ajudar sua família em casa.

INJUSTO é estar no perigo constante, onde um país parece enaltecer ladrões e corruptos e esquecer o trabalhador de bem.

INJUSTO é ter que andar por estradas mal conservadas, mal sinalizadas, ou ficar dias atolado em uma BR qualquer...

INJUSTO é a idade estar chegando e ter que puxar lonas pesadas de vários metros todos os dias (piora quando o dia está frio).

INJUSTO é você dizer que está na "estrada porque quer, pois tem outras profissões", OK, mas ganhar 900 reais trabalhando na cidade sustenta uma família? (casa, comida, estudo dos filhos, necessidades básicas?)

INJUSTO é ter que ouvir tiros do lado da cabina, tentando ser parado para perder o seu único bem.

INJUSTO é acordar às 2 horas da manhã carregar o caminhão e ter que viajar durante o dia, descarregar, e voltar ao mesmo processo 7 dias da semana, 4 semanas por mês...

INJUSTO é você ser tratado mal em cooperativas, firmas, ou em qualquer outro lugar por você ser "apenas o motorista".

INJUSTO é o preço do diesel subir a patamares que tornam o trabalho quase impossível.

INJUSTO é uma família toda vez que precisa dizer "tchau", pedir a Deus que assim como está indo, que ele consiga retornar.

INJUSTO é saber que apesar de todas as movimentações talvez nada aconteça para resolver os problemas.

INJUSTO é uma classe ser tão desvalorizada, desmoralizada e injustiçada.

Apenas quero deixar claro com todos esses pontos que eu acho injusto (e vários outros que não citei) e é com a estrada que eu crio os meus filhos. E muitos já criaram.

 ===========
EU TENHO ORGULHO DOS SENHORES MOTORISTAS E EU APOIO A PARALISAÇÃO

(Autor não mencionado)


* * *

O PIOR TIME DO MUNDO - Cyro de Mattos


O Pior Time do Mundo
Cyro de Mattos

            
            Cafuringa Futebol Clube. Da cidade de Pilão Danado. Só interessava perder. Perder, perder, perder. Ganhar nem pensar. O pior time do mundo. Encontrasse um time pior, estivesse ganhando o jogo por um a zero, os defensores dessem um jeito, antes que o juiz trilasse o apito final. Fizesse logo dois pênaltis, um atrás do outro, a derrota não escapasse ao apagar das luzes. Torcedores iam ao delírio. Foguetes pipocavam. Gritos e gritos e gritos. Ê-Ô, Ê-Ô,  Cafuringa  é Perdedor! Ê-Ô, Cafuringa é perdedor.

            O grito de guerra ecoava no estádio.

            Costumava perder de goleada. Dez a zero a última, o auge da emoção, torcedores choravam, abraçavam-se.  Noticiário com manchete empolgante na mídia. Plantão de notícia.  A TV estampava. Mais Uma Derrota do Pior Time do Mundo.  De goleada: treze  a zero. O Cafuringa Futebol Clube não deu trégua ao Arempepe Esporte Clube, um que gostava também de perder, mas nem tanto como o rival.
 
            O pior em campo: Gol-Contra.  Zagueiro especializado em fazer gol contra. Na goleada última fez três.  Um de cabeça, outro de bicicleta, o terceiro de bicuda, furou a rede.

            Era a glória. Não cansava das derrotas. Não tinha jeito.  Nasceu para perder, até a última gota de  sangue.

             Pergunta do repórter ao atacante Zé Velho:
 
            - Vai acabar hoje  a série centenária de derrotas contra o Pedrada Futebol Clube?

            Sem hesitar,  resposta contundente:

            - Perder,  perder, perder, uma vez perder, perder até morrer.

            Bandeiras desfraldadas.  Retrato dos ídolos tremulando. De arrepiar. Furão, Perna de Pau, Pereba, Azavesso, Frangueiro, Bola Murcha, Chulé. Os mais ovacionados. Ídolos sem igual.  A foto na camisa do torcedor,  rosto sorridente do craque Azavesso, desdentado, cabeludo. No álbum de figurinhas, disputado a peso de ouro pelos colecionadores.

            Novos jogadores. O time rejuvenescido. Ganhou de repente por um a zero, a zebra aconteceu contra o Bagunça Futebol e Regatas. Ganhou outra, a terceira seguida. Não era possível! Meu Deus, tem pena da gente,  o presidente suplicou, as  mãos rogando  para o céu.  Demitido o técnico.
 
            Os torcedores inflamados, sonoro protesto,  passeata aos gritos.  Desaprovação  geral no estádio. De-Canela, ex-astro do time, hoje chefe da torcida organizada, chegou a queimar a camisa do time.

            O time entrando no gramado, apupos, xingamentos, ameaças. UM HORROR! Segundo turno, ocupava o primeiro lugar. Podia ser campeão. Aberração, Calamidade. Tragédia.

            Até que retomou o rumo certo. Melhor dizendo, o errado, o costumeiro.  Voltou a perder,  uma partida atrás da outra, engordando o famoso vicio. E o refrão voltou a ecoar no estádio: “Eê! Ê! Ê! Perder Pra valer!  Quem quiser venha ver!” Abraços, choro incontido. Fogos de artifício, foguetes, berros, histerismo.

            O pior time do mundo na manchete. Com o seu trio de atacantes inesquecível: Mudo,  Zoinho e Surdo.  Ovação geral do torcedor empolgado. Convicto.  Eternamente.

----------
Cyro de Mattos é contista, poeta, cronista, ensaísta, romancista, organizador de antologia,  autor de livros para crianças e jovens. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia.  Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. Tem livro publicado em Portugal, Itália, França, Alemanha, Espanha e Dinamarca. Detentor de prêmios importantes.

* * *


MEMBRO DE FRENTE PARLAMENTAR DA CÂMARA FEDERAL SEXTA 25/5 NA UESC


Região recebe defensor nacional da pequena empresa no Congresso


O deputado federal Helder Salomão (PT/ES), da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Câmara em Brasília, já confirmou presença no IX Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa – Empreendedorismo com Inovação Tecnológica. Helder contará como os pequenos negócios o ajudaram no desenvolvimento de Cariacica/ES, cidade antes desacreditada e que hoje é referência nacional no apoio às micro e pequenas empresas.

Também articulador da derrubada do veto ao REFIS para os pequenos empreendedores, o ex-prefeito de Cariacica estará no evento que será realizado nesta sexta-feira, 25/05, a partir das 8h00, no auditório principal da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, no km. 16 da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna).

Segundo o presidente da AMPESBA e organizador do evento, Valdir Ribeiro, “As inovações não são apenas tecnológicas. Novidades serão apresentadas também nas áreas de marketing pessoal, relações trabalhistas, previdência, pregões eletrônicos, capacitação e linhas de financiamento, entre outras, através de palestras técnicas e motivacionais”.

O acesso às palestras do Congresso no auditório da UESC é gratuito. Se quiser almoçar no próprio local do evento, o participante poderá ter alimentação a preço de custo através de ticket que pode ser adquirido antecipadamente ou no próprio local, dando também direito a certificado.


Evento: IX Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa
Dia: 25/05/2018 (sexta-feira) das 8h00 às 17h00
Local: Auditório Paulo Souto da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz: Rodovia Jorge Amado, km 16 (Ilhéus-Itabuna)
Organização: AMPESBA – Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado da Bahia
Informações e inscrições: (73) 9.8886-1436 (Oi/WhatsApp) e 9.9178-3684 (Tim) – ampesba@yahoo.com.br
Certificado: 10 horas

Contato – Valdir Ribeiro: (73) 9.8886-1436 (Oi/WhatsApp) e 9.9178-3684 (Tim)

Assessoria de Imprensa– Carlos Malluta: (73) 9.9133-4523 (Tim/WhatsApp) e 9.8877-7701 (Oi)


* * *