Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2020

O AVENTAL DA AVÓ

O primeiro fim do avental da avó foi proteger a roupa de baixo. Depois... serviu como luva para tirar a panela do fogão... Foi maravilhoso para secar as lágrimas dos netos e também para limpar as suas caras sujas. Do galinheiro, o avental foi usado para transportar os ovos e, às vezes, os pintainhos. 

Quando os visitantes chegavam, o avental servia para proteger as crianças tímidas. Quando fazia frio, á avó servia-lhe de agasalho. Este velho avental era um fole agitado para avivar o lume da lareira.

Era nele que levava as batatas e a madeira seca para a cozinha. Da horta, servia como um cesto para muitos legumes: depois de apanhadas as ervilhas, era a vez de arrecadar nabos e couves.

E, pela chegada do Outono, usava-o para apanhar as maçãs caídas. Quando os visitantes apareciam, inesperadamente, era surpreendente ver quão rápido este velho avental podia limpar o pó. Quando era a hora da refeição, da varanda, a avó sacudia o avental e os homens, a trabalhar no campo, sabiam, imediatamente, que tinham que ir para a mesa. A avó também o usou para tirar a torta de maçã do forno e colocá-la na janela para arrefecer. 

Passarão muitos anos até que alguma outra invenção ou objeto possa substituir este velho avental da minha Avó.

Em memória das nossas avós, envie esta história para aqueles que apreciarão a "História do avental da vovó".


Tradução e adaptação livre de um texto, em Castelhano, em CITAS LITERÁRIAS.

Fiquei comovido ao lê-lo, por isso, partilho com todos vós!

(Recebi via WhatsApp)

* * *