Total de visualizações de página

sábado, 18 de novembro de 2023

Consciência Negra e a Luta pela Igualdade Racial 

Sione Porto

 


O importante Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em homenagem à morte do lendário Negro Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, teve como fato impulsionador o resgate à memória dos tempos de luta incansável do povo negro pelas igualdade e liberdade raciais.

O Quilombo de Palmares surgiu no final do século XVI e se situava na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atualmente território do município de União dos Palmares, a 80 km de Maceió, capital de Alagoas.

Dele, destacou-se o Negro Zumbi, entregue ainda criança pelos portugueses ao padre Antônio Melo, que lhe ensinou os Primeiros Sacramentos e o batizou com o nome cristão Francisco, mas que retornaria ao quilombo para se tornar um grande guerreiro e um dos maiores representantes da resistência negra contra a escravidão que vigorava no Brasil Colônia, razão pela qual nada mais justo do que esse resgate que o Dia da Consciência Negra proporciona em sua memória.

Lutando bravamente por seus ideais de igualdade e de liberdade, Zumbi, casado com Dandara, resistiu à pesada artilharia dos portugueses em campanhas contra o Quilombo dos Palmares de 1680 a 1694. Entretanto, em 20 de novembro de 1695, ao ser traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, sendo seu corpo esquartejado e exposto em praça pública de Olinda. Essa data viria a ser instituída em 2003, por um lei federal, como o Dia da Consciência Negra.

O preservado Sítio Histórico dos Palmares, onde Zumbi viveu, foi reconhecido pelo governo federal em 1980 e até hoje nos premia com a beleza singular do local, onde, além do Observatório, temos um magnífico viveiro e trilhas exuberantes. Ali, cerca de 20 mil habitantes viveram, amaram, ensinaram as suas crenças, a sua cultura, e resistiram contra a escravidão, mesmo sofrendo cruéis e trágicas retaliações.

O certo é que o alijamento da escravidão no Brasil e no mundo repercutiu por séculos, envolvendo os interesses da monarquia, elites aristocráticas e senhores de engenho de açúcar e café, principais recursos da época, mas até hoje persistem os resquícios dessa tragédia em forma de racismo, preconceito e intolerância que a sociedade brasileira e a mundial precisam enfrentar.

Racismo é um câncer que deve ser extirpado da nação brasileira. Infelizmente, vê-se em todos os setores da atividade humana, como no esporte, educação, saúde, jornalismo, trabalho, arte, cultura, cargos de poder e gestão pública e privada, enfim, na vida em sociedade.

Ainda assim, temos corajosas figuras que se destacam ou se destacaram por seu talento e combatividade, como o jogador Vinícius Júnior, os cantores Gilberto Gil e Seu Jorge, o escritor


Machado de As
sis, o advogado e escritor Luís Gama, o professor e geógrafo Mílton Santos, o ex-lutador Anderson Silva, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, a jornalista Glória Maria, a professora e escritora Conceição Evaristo, entre tantas personalidades negras da nossa história. 

O Dia da Consciência Negra é oficialmente no dia 20 de novembro, mas a luta é diária e ao longo de todo o ano. É uma luta não só do povo negro, mas de toda a sociedade brasileira, linda, alegre, trabalhadora e miscigenada

---------

Sione Porto é membro da Academia de Letras de Itabuna (Alita)

* * *