Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

TODOS OS INQUÉRITOS DE RENAN

Todos os inquéritos de Renan
Brasil 12.12.16 

Não percamos as contas: Renan Calheiros é alvo de 11 inquéritos -- por enquanto, claro.

Desses, oito no âmbito da Lava Jato:

1. Renan e Aníbal Gomes acusados de receberem propina para manterem Paulo Roberto Costa na Petrobras;

2. Acusado de receber propina no esquema da usina de Angra 3;

3. Renan, Jader Barbalho e Delcídio do Amaral acusados de receberam US$ 5 milhões para manter Nestor Cerveró na Petrobras;

4. Renan, Jader Barbalho e Aníbal Gomes acusados de lavarem dinheiro e receberem propina no petrolão;

5. Carlos Alexandre de Souza Rocha, o "Ceará", funcionário de Alberto Yousseff, diz ter pago propina a Renan;

6. Renan e Aníbal Gomes acusados de receberem propina em contratos da Transpetro;

7. Renan e Aníbal Gomes acusados de receberem propina na contratação de uma terceirizada da Petrobras;

8. Renan e outras oito pessoas ligadas ao PMDB acusadas de participação no petrolão.

Outras investigações:

9. Desvios de dinheiro para garantir pagamento de despesas pessoais da amante Monica Veloso;

10. Acusado de ter sido beneficiado no esquemão de propina no Carf;

11. Acusado de receber dinheiro desviado de Belo Monte.




* * *

OS PASTORES - Cyro de Mattos

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

Os Pastores


Na colina
Ovelhas pastam,
Verdes hastes
Cantam hinos.

Há um arco no céu
De sete cores.
A flauta toca
Uma canção doce.

Quanto mais escuta
O ouvido se encanta.
De louvar o menino
A gente nunca cansa.



      Cyro de Mattos - poeta, cronista, contista.


* * * 

A BARRAQUEIRA DE AMARALINA! - Antonio Nunes de Souza

A Barraqueira de Amaralina!

          Claro e evidente que, com esse título, parece que estou me referindo a uma dona de barraca no lindo bairro de Amaralina, com suas praias enfeitadas de pedras, porém, convidativas para uns banhos e curtições!

          Mas, não é nada disso que Beatriz Carmona era! Não tinha barraca, não vendia acarajé e nem outras iguarias. Era, simplesmente, uma mulher relativamente bonita, branca com cabelos lisos e alourados, olhos claros e estatura mediana. Podia-se dizer que era uma mulher de boa aparência! Mas, seu apelido de “barraqueira” deu-se em função dos grandes barracos que ela sempre aprontava no pedaço, inclusive com brigas corporais, puxões de cabelos e intervenções policiais!

          A porra da mulher, ao mesmo tempo que tinha uma aparência quase angelical, por qualquer razão sempre ia aos gritos e agarrações se não fosse apartada a tempo. Nada se podia dizer para ela, que não lhe agradasse que, imediatamente, ouvia, ou sentia, uma carga de agressões. Um verdadeiro barril de pólvora!

          Namoradeira contumaz, sempre se apegava a alguém de outros bairros, que desconheciam a sua fama, porém, seus casos eram rápidos, pois, seu comportamento explosivo provocava uma finalização quase que imediata!

          Mesmo com seus 27 anos, já era bastante rodada, tendo passado pelas mãos de muitos homens que perderam tempo, mas, não conseguiram domá-la, ou amestrá-la! Um dia, apareceu um bicheiro, cheio de correntes e pulseiras de ouro, carrão bonito e roupas extravagantes, que logo conquistou Beatriz (Bia para os íntimos). Os dois eram um chamego só, beijos, abraços, festinhas, motéis, fins de semanas e tudo mais que os casais enamorados fazem quando se dizem apaixonados! Entretanto, nosso querido príncipe dos “bichos” era um namorador e conquistador cafajeste, como são os homens dessa categoria e classe. Um dia arranjou uma nova namorada e, sem a menor preocupação, levou-a para um pagode no Nordeste de Amaralina (lugar boca de 09 e perigoso), e, para azar de todos, Bia soube que ele estava acompanhado de outra aos beijos e abraços. Pegou um táxi e, imediatamente, chegando lá, fez o maior “barraco”, além de xingamentos, pegou uma garrafa, quebrou na ponta da mesa e avançou com o gargalo em riste contra o namorado traidor. Esse foi o seu erro e, infelizmente, seu último escândalo público. O Bicheiro sacou sua arma e deu um certeiro tiro na testa de Bia que, com os olhos arregalados, foi caindo para trás, já completamente sem vida!

          O cara fugiu para livrar o fragrante, apresentou-se no dia seguinte com dois advogados dos melhores, pagou sua fiança e ficou de responder em liberdade, pois, todas as testemunhas declararam que foi em legítima defesa física e da honra!

          Hoje Beatriz não passa de uma lembrança, que serve de lição para as pessoas que adoram fazer escândalos e confusões nos seus relacionamentos. E, com certeza, uma prova que nem todo mundo respeita a “Lei Maria da Penha!”


Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL


* * *

ITÁLIA, NOVA DERROTA DA ESQUERDA

Com a derrota no recente referendo, Matteo Renzi se viu obrigado a renunciar
Itália, nova derrota da esquerda
9 de dezembro de 2016
Nelson Fragelli

A ânsia de reformas da União Europeia acaba de sofrer mais uma derrota. Desta vez na Itália. Em referendo popular, os italianos acabam de opor seu veto à intenção do governo de centro-esquerda de reformar a Constituição. Reforma que seria nitidamente uma torção totalitária na forma de conduzir o governo do país. O voto popular entre o SÌ, que aprovaria a reforma, e o NO, que a recusaria, escolheu o NO com 60%. O SÌ obteve apenas 40%. O comparecimento às urnas foi grande – 70% –, assinalando assim o desejo decisivo de se opor à reforma. Com tal resultado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi se viu obrigado a renunciar. A Itália deverá formar novo governo.

Tal como acontece com os seus homólogos brasileiros, os políticos italianos, para melhor impor seus ditames, têm pressa em mudar as estruturas do país. Pressionados pelos dirigentes euro-socialistas da União Europeia (UE), eles julgaram que a opinião pública estava desatenta e convocaram o referendo. Segundo seus cálculos, os eleitores não compareceriam ao voto, ou aprovariam o que o governo quisesse. E o que o governo desejava com essa mudança era menosprezar a vontade popular, dando mais poderes aos deputados e ao governo. O Senado seria praticamente suprimido, e os poderes da Câmara inflados.

Personalidades internacionais, embora se proclamando defensoras das liberdades públicas e da democracia, pronunciaram-se favoráveis ao referendo. Wolfgang Schäuble, ministro de Finanças alemão, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, o presidente Barack Obama e outros aconselharam os italianos a votar SÌ. Mas a Península se recusou a deixar-se arrastar por pressões combinadas. Tanto eles quanto o governo italiano menosprezaram o profundo descontentamento da opinião pública com seus próprios políticos.

Nós, brasileiros, bem conhecemos esse sentimento. Ilustram-no nossas recentes manifestações de rua contra o lulo-petismo. Grande é também a insatisfação com as imposições da União Europeia influenciando a fundo a vida italiana, claramente vistas como desagradável intromissão externa em assuntos nacionais. Não nos esqueçamos de que a profilática operação Lava-Jato no Brasil tem como precursora a intervenção Mani pulite (Operação Mãos Limpas), com a qual juízes italianos barraram casos graves de corrupção política.



* * *