Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2018

GRAMÁTICA FEMINISTA: “PERIGO MORTAL” PARA A CULTURA


14 de Março de 2018
Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Academia Francesa, fundada por Richelieu (1635), sob o reinado de Luís XIII

A Academia Francesa repudiou como bárbara a “linguagem igualitária” ou “linguagem inclusiva”, novo campo de batalha das feministas. Para os brasileiros terem uma ideia do que isso significa, imagine-se um exemplo na nossa língua: ao invés de usar a expressão consagrada “dar nome aos bois”, seria preciso acrescentar “… e às vacas”. Os “imortais” da Academia alertaram que “diante dessa aberração inclusiva, a língua francesa se encontra em perigo mortal”. Políticos e intelectuais de esquerda tentam incluir essa linguagem na requintada língua francesa. A resistência do público é ferrenha e majoritária. A escritora Catherine Millet explicou: “Tentei pronunciar algumas palavras, e é infernal”. O ministro da Educação alega que “fragmenta as palavras” e “machuca a língua”.


* * *

MEU JARDIM - Cyro de Mattos


Meu jardim


Ontem o girassol
brilhou de sol a sol.
Hoje a borboleta
brincou com a violeta
e a operosa abelha
beijou a rosa vermelha.

Amanhã a magnólia
vai contar a história
do Reizim Valentim
e seu cavalo Bandolim.
Coisas coloridas assim
acontecem em meu jardim.

Cyro de Mattos 
Baiano de Itabuna. Escritor e poeta, Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Pen Clube do Brasil, Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras de Itabuna.

* * *

DIOGO DEIXA MUITAS SAUDADES! - Antonio Nunes de Souza


Diogo  deixa muitas saudades!


Infelizmente, nem todos que atravessam essa vida dada por Deus, deixam marcas de suas passagens pelo nosso planeta! Muitos por que não se preocuparam, outros tantos porque não encontraram razões e, na maioria por falta de oportunidades e competências!

Mas, no meio de todos esses, existem e existiram uma porção que, graças a Deus, lutaram bravamente e alcançaram os louros do sucesso, os reconhecimentos de todas as vertentes sociais e, complementando, fazendo um trabalho honroso na área da educação!

Nosso querido e estimado DIOGO CALDAS foi um dos vencedores nos seus projetos e trabalhos, carregando uma bandeira e bastão de um arauto oficial dos acontecimentos sociais de toda região cacaueira, principalmente em Itabuna!

Ele, juntamente com outros colunistas, cuidava criteriosamente e qualificadamente de levar para os jornais e revistas, todos os minuciosos acontecimentos dos eventos sociais, usando de uma categoria literária, que, facilmente quem lia suas colunas, sentiam-se deliciando os fatos e comestíveis que ele, com categoria, abarrotava de minúsculos detalhes!

Conhecedor e estudioso da moda, fazia a festa com os vestidos das suas preferenciais elegantes, promovendo uma série de outras que emergiam no Top social, tudo isso sem contar os grandes desfiles de moda que ele, prodigamente promovia durante o ano nas diversas estações!

Certamente, será sempre lembrado com carinho, pois a sua maneira gentil e educada de tratar as pessoas, deixou marcado em todos nós, como ele foi alguém que veio e dedicou sua vida a dar vida aos fatos, atos e acontecimentos da sociedade!

Onde você estiver, meu querido DIOGO CALDAS “Flavius”, pode ter a certeza que sempre será lembrado e que estamos sentindo a sua doce e marcante presença!

Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *