Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DOM CESLAU STANULA - Do Laicato e dos Leigos

07/12/2017
Do Laicato e dos Leigos

Falando sobre a vida cristã, em sintonia com a Igreja no Brasil procurarei apresentar nos próximos encontros o tema do Laicato e dos Leigos.

A Igreja no Brasil proclamou o próximo ano como “Ano do Laicato”. Este teve início no dia 26 de novembro de 2017, na Solenidade de Cristo Rei, terminará 25 de novembro de 2018.

O tema escolhido para as reflexões durante este ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. O Ano do Laicato é uma iniciativa da Conferência Episcopal no intuito de protagonizar o papel e a missão dos leigos na igreja e na sociedade.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade” (veja o site da CNBB).

Nos próximos encontros procuraremos ver quem somos e qual é a nossa missão no prisma do Evangelho e doutrina da Igreja.

Com o desejo de uma noite repousante, é linda festa da Imaculada, com a minha benção e oração.
Dom Ceslau

===
08/12/2017
Do Laicato e dos Leigos II

O que se entende pelo termo leigo(a)? Se eu não entendo algo digo eu sou “leigo”: p.ex., na arte culinária ou sou leigo. Não entendo da música, sou leigo neste assunto. Na política, nesta questão, eu sou leigo etc. etc.

O termo “leigo” deriva do Latim “laicus” cuja origem vem do Grego “laikós”. É sinônimo de ‘laico’ ou ‘laical’, ou seja, que não pertence ou não está sujeito a nenhuma religião.

A Igreja, no documento do Vaticano II, Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium – abreviação LG) dedica todo o Capitulo IV sobre os Leigos(as). O Catecismo Católico, seguindo o Vat. II define: “Sob o nome dos leigos entendem-se aqui todos os cristãos (...) incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus (...)" (897).

Então, na Igreja Católica, leigos são os cristãos que não fazem parte do clero, ou seja, não são ordenados nem fazem parte da hierarquia eclesiástica, mas participam ativamente de atividades ligadas à Igreja por causa do batismo. Santo Agostinho (+430) faz a distinção entre o clero (cristãos ordenados) e leigos dizendo a famosa frase: “Aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão”.
Perante o presépio, agradeçamos a Ele a graça de nos incorporar ao seu povo.
Com a benção e a oração. Uma boa e serena noite de paz.
Dom Ceslau.
Nossa Senhora da Conceição proteja!

===
09/12/2017
Do Laicato e dos Leigos III

Formamos um povo santo de Deus. O Concilio Vat. II diz: “Tudo que foi dito sobre o Povo de Deus, vale igualmente para os leigos, religiosos (a)s e clérigos” (LG 30). Então qual é a diferença entre os leigos e os chamados religiosos e clérigos? Antes de dar a resposta vejamos o que todos temos em comum. Qual é, diria, o comum denominador para todos? É o BATISMO. Todos nos nós tornamos cristãos pelo batismo. O essencial e mais importante para todos, é o Batismo. O papa, bispos, padres religiosos(as) são aquilo que são porque são batizados. Pelo batismo formamos a família que é a Igreja de Cristo.

Agora nesta família – Igreja, cada um tem a sua função diferente; leigo recebe a consagração batismal para a sua função própria. Religiosos, padres, bispos recebem a mesma consagração batismal como todos e ainda a consagração especial, o sacramento da ordem ou profissão religiosa, para uma função própria. Então a diferença entre os cristãos leigos e cristãos ordenados consiste na função, o cargo na Igreja. Por isso S. Agostinho dirá: “Aterroriza-me o que sou para vós; (o cargo de ser bispo para vós), consola-me o que sou convosco” (cristão, batizado como vocês). O cargo de bispo o aterroriza pela responsabilidade, consola o batismo que o salva. Que lindo é isto: na Igreja ninguém é maior, ou menos todos somos iguais. Só temos as funções, os cargos diferentes. (continuaremos).

Pensamento: tomei consciência da importância do batismo? Uma boa noite, com a benção e oração.
Dom Ceslau

====
11/12/2017
Do Laicato e dos Leigos IV

Todos somos iguais, mas temos as funções diferentes. Existem muitos documentos na Igreja Católica que tratam sobre o Laicato. O documento magistral é o do. Vat. II LG, o Capitulo IV, e sobre o Apostolado dos Leigos. O outro, é o Decreto “Apostolicam Atuositatem” sobre Atividade Apostólica do Povo de Deus. Depois a “Exortação Apostólica Christifideles Laici” de São João Paulo II, sobre a Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no mundo (1988). E muitos outros. O mais recente é o Doc. 105 da CNBB, sobre Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”. O Papa Francisco insiste que a Igreja deve estar sempre “em saída”. “...pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu «em saída» (Mensagem para dia das Missões 2014).  Isso quer dizer que a Igreja precisa sair de si mesma, das sacristias e ir ao encontro dos menos favorecidos, dos excluídos, necessitados, tornando-se, assim, uma Igreja inteiramente missionária. E precisamente para conseguir atingir esse objetivo, além de contar com o empenho de todos aqueles que consagram a sua vida à religião, (os cristãos ordenados e professos), a Igreja sempre contou e conta, com a vocação, a espiritualidade e a missão dos leigos. Qual é a função dos leigos na Igreja? Ser o Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13).

Com a minha benção e oração. Um sono repousante. Boa noite.
Dom Ceslau.
======
12/12/2017
Do laicato e dos leigos V


"Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade.” (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).

Que linda definição da função, ou melhor,  da Missão dos Leigos(as) na Igreja. Em todas as atividades e profissões, de modo especial na família e na sociedade, ser fermento, fazer crescer de dentro a sociedade, baseada na fraternidade e na justiça. E assim manifestar o Rosto de Cristo pelas suas atitudes aos outros.

Desta forma a vocação laical é uma das mais expressivas manifestações de uma “Igreja em saída”.
Com a benção e oração.
====
13/12/2017
Do laicato e dos leigos VI


Esta vocação laical emana do batismo. Por isso a motivação da atuação dos leigos (as) é o Batismo.

A Missão dos leigos é penetrar nos ambientes onde os cristãos consagrados (clérigos e religiosos (as) tem menos facilidade de penetrar. No coração do mundo plantar a semente do bem, da honestidade, da justiça, da paz. Numa palavra o próprio Cristo. No coração do mundo ser, através de sua própria profissão o fermento. Evidencia-se que a atuação dos leigos motivados assim, atuam pela sua profissão. A sua profissão deve ser o instrumento da sua santificação e da transformação do mundo. O consultório, o ambulatório, o hospital, o comércio, a escola, a política, a roça são os templos da santificação do leigo (a) e a construção do mundo melhor, do reino de Deus.

Existe uma lenda que diz que um alfaiate, estava já agonizando, mas consciente, pediu um dos seus filhos: traga-me uma agulha e a linha. Pensando que esta delirando, demoravam de cumprir o seu desejo. Mas já que insistiu trouxeram e entregaram em suas mãos tremulas. Ele as segurou e disse: este foi o instrumento pelo qual cumpri a minha missão de cristão e procurei a minha santificação. E partiu para casa do Pai. Linda imagem da missão do cristão leigo.
Pensamento: qual é o instrumento da sua santificação?

Com a benção e oração. Uma boa noite.
Dom Ceslau

====
14/12/2017
Do laicato e dos leigos VII


O Catecismo da Igreja ensina: “os leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Crisma (Confirmação), ele tem a obrigação e gozam de direito, individualmente e ou agrupados em associações de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles os homens podem ouvir o evangelho e conhecer a Cristo”. (CIC 900).

Segundo o Catecismo, existem situações que somente os leigos podem penetrar “as periferias existenciais” com a mensagem de Jesus. O Ano do Laicato tem precisamente esta intenção, objetivo, conscientizar os leigos que eles não são cristãos da “segunda categoria”, mas são na mesma linha com os outros cristãos ordenados, responsáveis pela construção do Reino de Deus aqui na terra, isto é, construir o mundo de paz, de respeito, baseados no ensinamento de Jesus. Deve estar convencido que onde o sacerdote não pode chegar, é ele que deve ser testemunha de Cristo. Deve levar a luz de Cristo aos ambientes das trevas do pecado, de injustiça, de violência, enfim, ao mundo de hoje com suas virtudes e mazelas.

Pensamento: reflita um pouco sobre esta sua missão e identifique a sua especial no ambiente onde atua.
Uma Boa Noite. Com a benção e oração.
Dom Ceslau.


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

===========

Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *