Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de setembro de 2017

FLICA 2017: Carlos Moore estará em mesa na Flica

Carlos Moore estará em mesa na Flica


Reconhecido internacionalmente em assunto de etnia e identidade, autor cubano participa da mesa “Reflexos do Passado Ancestral em Nossa Pele” 


Referência em questões étnicas e identitárias, especialmente as ligadas à africanidade, o autor cubano Carlos Moore confirmou presença na quinta-feira, dia 5/10, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O autor participa da mesa “Reflexos do Passado Ancestral em Nossa Pele”, que terá mediação do professor e secretário de cultura da Bahia, Jorge Portugal.

Moore é doutor em Ciências Humanas (2003) e em Etnologia (1979) pela Universidade de Paris-7, na França. Foi professor titular de Relações Internacionais da University of the West Indies (UWI), no Caribe, e professor visitante da International University of Florida (FIU), nos Estados Unidos.

Fluente em cinco idiomas, a carreira de Moore abrange um período de quatro tumultuosas décadas, marcadas pelo exílio político de seu país natal, após ter entrado em conflito com o regime marxista de Cuba sobre a questão racial, experiência que foi narrada em sua autobiografia, intitulada “Pichón”.
  
Morou na França durante 16 anos. Lá, desenvolveu longa carreira de jornalista junto à agência France-Presse e ao semanário Jeune Afrique, tendo militado com a turma fundadora da Negritude (Aimé Césaire, Alioune Diop) e se envolvido com Malcolm X, o líder afro-americano assassinado em 1965.

Sua primeira obra foi publicada em 1982. Batizada de  “Fela: cette putain de vie (Esta vida puta)”, relata a trepidante biografia do músico nigeriano Fela Kuti. Esse livro lhe valeu um primeiro reconhecimento internacional, tornando-se um sucesso que valeu inspiração ao musical da Broadway FELA!. Com edições em francês, japonês, italiano, alemão e português, o livro tem cinco versões distintas em inglês.

Ao todo, Moore é autor sete obras. Além de Pichón e Fela, foram publicados dele Castro, the blacks and Africa (1989), African presence in the Americas (1995), Racismo & Sociedade (2008), A África que incomoda (2008) e O racismo e a questão racial (2010). Moore reside no Brasil desde 2000.

Flica 2017 - A sétima edição, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, traz para o Recôncavo baiano influentes nomes da literatura nacional e internacional, com programação para adultos e crianças. Em 2017, estão programados debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus.

Todos os anos, escritores de diversos matizes se reúnem para debater e interagir com o público, que tem acesso gratuito a todas as atrações do evento. A festa costuma atrair mais de 20 mil visitantes a Cachoeira.
  
Uma novidade deste ano será a curadoria. O escritor e jornalista Tom Correia assume a função ocupada, em 2016, por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral da Flica. 

O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2017. O projeto é realizado pela Cali e Icontent e tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, e apoio do Hiperideal, Coelba e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Serviço
​Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica 2017
​Quando: ​5 a 8 de Outubro
Onde
: Cachoeira/Ba

-- 
Mais Informações  
Laboratório da Notícia - 3272 4263 / WhatsApp:(71) 9 8794-1251
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia

Instagram: @laboratoriodanoticia 

* * *

SOBRE VIRAR A PÁGINA, por Talita Baldin

Uma crônica sobre o tempo, as linhas, as letras. E uma mão que vira uma página para começar outra.


A vida é livro escrito. Mas às vezes têm umas páginas meio em branco também. Outras, escritas demais, transbordam, fogem das linhas em letras grandes demais para os espaços em branco. Quando elas se enchem muito, é hora de virar a página. Às vezes dá só para passar a mão pela folha e virar. E pronto, uma nova história haverá ali, em breve, já prontinha na cabeça, nos pés, para contar. Às vezes são mais difíceis de se escrever, se inscrevem no corpo antes de passar para a cabeça e para as linhas. Mas não são menos importantes, intensas ou emocionantes. Às vezes, são até mais. As histórias contadas nas páginas viradas são o mais claro sinal de que a vida seguiu apesar dos poréns.

Nem sempre dá para virar a página numa boa, nem sempre sem dor, nem sempre sequer é possível virar de fato a página. Às vezes a gente fica ali, nela, muitas linhas em branco, outras com letras grandes demais, ininteligíveis. Outras linhas são tão pequenas que a gente deixa até passar desapercebido. Mas todas essas linhas contam estórias e mais estórias. Às vezes exigem um pouco mais do tempo, desse tempo que não vem do relógio, mas que dá tonicidade e ritmo à existência particular de cada um.

E às vezes, a página não vira. Demora muito, muito, muito, para que uma simples linha seja escrita e que aquela mão possa passar para a outra linha, e para a outra, e outra, e mais outra. Até chegar na última delas. São dias, meses, anos. Uma vida inteira. E a página parece que não vira. Só que ela vira sim. Um dia. Quando as letras estiverem tão embaraçadas em escritas ininteligíveis que não haverá outra possibilidade que não virar a página.


TALITA BALDIN
Psicóloga por profissão, artista mais por vocação do que por profissão. Nas horas vagas atua, desenha, e rabisca um verso e outro...



* * *

NOVA FREQUÊNCIA - Marlene Swetlishoff

Nova frequência


Você que esteve trabalhando por um longo período de tempo com as novas frequências e energia vem descobrindo que está bem mais à frente que seus irmãos e irmãs que ainda estão dormindo.

Assim, a partir daí, está achando difícil se relacionar e interagir com eles, por qualquer período de tempo. Você está achando que a interação - com aqueles que ainda permanecem nas frequências inferiores dos não despertos - é um exercício doloroso de transmutação no processamento dessas energias, pois eles tiram a sua Luz  e suas energias superiores.

Isso faz parte da sua tarefa no dia a dia sobre a Terra! Sempre foi assim através das suas Jornadas nesse período e em outros períodos de tempo que você viveu sobre a Terra.

Você é o ser que veio voluntariamente, sabendo de tudo muito bem, e de como iria ser difícil a sua tarefa de viver sobre a Terra, através dos véus de esquecimento.

Você tem a grande Chama do Amor iluminando no interior de seu coração e é essa Luz que tem mantido você à frente, sempre mostrando as pegadas de Luz pelo caminho, para iluminar a caminhada daqueles que necessitam, e seguindo suas pegadas, eles serão os novos despertos.

Já está bem claro e nítido que milhões de pessoas começam a despertar para o conhecimento e consciência dos seus potenciais superiores. É o seu trabalho e sacrifício que tem feito esse Despertar ser muito mais fácil e à medida que isso acontece, a Luz que você tem sustentado por um longo, longo tempo, começa a crescer de modo exponencial no passar de cada um dos dias.

Quanto mais Luz começa a brilhar sobre a Terra, tanto mais pessoas irão Acordar. Você pode chamar o Momentum Atual de O Grande Acordar, esse Acordar irá se tornar cada vez mais perceptível nos próximos dias, semanas e meses. As dificuldades existiram tanto para você, como para os Pioneiros dos Caminhos da Luz. Sob esse aspecto, saiba que os seus esforços estão agora começando a frutificar e você verá isso em todas os momentos da sua vida diária.

 Muito do que está acontecendo nos bastidores, irá começar a se abrir e aparecer. Isso irá criar um movimento de mudança sobre a face do Planeta, que atingirá a terra em todo o seu comprimento e largura, em cada canto deste Mundo. Mudança é o nome do jogo. Existem muitos acontecimentos para você se entusiasmar. Há muito mais para você aprender e realizar.

É necessário que você esteja muito bem consciente de tudo o que fez antes,  nos tempos anteriores. Um relembrar muito vívido iluminará a sua memória. O Momentum da Luz foi construído em grandes ondas sobre a Terra e está agora se fundindo com as grandes Energias Cósmicas que estão inundando cada partícula de vida sobre a Terra e no interior da Terra. Confie nesse processo e acredite verdadeiramente sempre que você encontrar atrito em seu interior  e à sua volta. Não deixe de orar e pedir, pois essa é uma Lei Universal. Se você pudesse ver claramente a grandeza das Forças de Luz que estão ao seu redor, estaria dançando por todo o seu caminho através do seu processo de Ascensão!

Os saltos e as uniões que você está fazendo para as suas jornada do relembrar estão muito perto da sua meta, do seu gol. Continue suas atividades para o bem maior de todos e com o seu trabalho diário com os Seres de Luz e energia. Os seus desejos e afirmações tem um alcance maior do que você sequer imagina neste momentum de luz.

Quando nós repetimos um desejo mais de uma vez, é criada uma onda de frequência que se move para fora da atmosfera em volta da Terra, criando uma mudança positiva, por que o Universo está voltado para o seu crescimento e está trabalhando para o despertar das consciências. Estão por terminar os dias de lições e de aprendizado com sofrimento e infortúnios, pois o novo caminho será trilhado através da Graça.

Haverá grandes, abundantes e felizes saltos na sua consciência uma vez que se torne completamente estabelecido o plano Divino sobre a Terra. Você é um dos precursores desta nova frequência! Atenda aos pedidos superiores para se mover para esta consciência e se tornar o desbravador desses novos caminhos.

Para se realizar qualquer um dos seus mais profundos desejos não é mais necessário que seu pedido seja feito de maneira sofrida e dolorosa. Faça-o através de um aprendizado alegre e cheio de prazer, com um crescimento na exploração de todas as novas informações acreditando na ânsia do Universo para realizar seu pedido.

Procure, que você encontrará.
Peça, que será atendido.
Deseje.
Mentalize, que seu pedido se materializará.

É o Universo ao seu dispor.



Marlene Swetlishoff


Enviado por: " Gotas de Crystal" <gotasdecrystal@gmail.com>

* * *