Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2018

VOCÊ SE AMA? - Antonio Nunes de Souza


Você se ama?

Um pergunta simples que, certamente, todos responderão, obviamente, que sim!
Pois, imagino eu, que quando citar uma série de fatos e atos, você parará para pensar e fazer reflexões e, seguramente, vai chegar a conclusão que não se ama tanto como pensa, ou diz um “sim” com a maior convicção e segurança!

Hipoteticamente vou enumerar uma série de fatos e atos, que muitas pessoas praticam tranquilamente no dia a dia de suas vidas que, literalmente, provam como elas não se amam como dizem, baseando-me nos seus comportamentos.

Se por exemplo você é fumante (mesmo sem ser inveterado), toma seus drinques e chopes durante ou nos fins de semana, adora iguarias como feijoada de mocotó, rabada, dobradinha com feijão branco, sarapatel, perde noites em eventos e festas, não dormindo o suficiente e adora praticar esportes radicais, pode ter certeza que não é esse amoroso todo como você mesmo diz!

Pode ser ou parecer que seja um exagero meu estar dando essa opinião a respeito dos praticantes dos atos acima. Mas, trata-se de uma realidade, mesmo sendo pessoas ainda jovens, mas, com certeza, se faz importante ser mais seletivos na alimentação, minimizar as bebidas e, imediatamente, eliminar o fumo dos seus vícios. Pois, este lhe prejudica em duas correntes importantes: financeiramente e salutarmente. E, com certeza, com o tampo você verá que, durante sua vida, ou seja seu lento suicídio, gastou com cigarros o equivalente a um apartamento! Comportou-se como um piromaníaco auto-destrutível!

Creio que vale a pena você depois que ler e analisar seu comportamental, provavelmente tomará algumas precauções, cuidará melhor da sua alimentação, fara exercícios regularmente, deixará de ter um fedido hálito de cigarros e bebidas e, seguramente, sentirá uma grande melhoria na sua vida e, bravamente, dizer com ênfase: Eu hoje me amo!

Antonio Nunes de Souza, escritor.
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

BOLSONARO É FUNDAMENTAL - Claudia Wild

Coluna do fubânico Ronald Tito – publicada em 20.11.2017




Estava escrevendo um artigo para rebater um comentário do Gil (Giulio Sanmartini), aqui no JBF, a respeito do “despreparo” do Bolsonaro para assumir a direção do nosso País.

Já havia terminado, até que recebi este texto escrito pela Claudia Wild (não sei quem é).

Ao lê-lo, percebi a insignificância do meu perto do dela. Rasguei-o.

* * *

Bolsonaro é Fundamental – Claudia Wild


Na verdade o Brasil vive um paradoxo entre seus desejos realizáveis e as exigências fictícias!

Nunca tivemos um país tão inculto, com tantos analfabetos funcionais, tomado pela barbárie e pela falta de civilização, mas em contrapartida, as exigências para a política se colocam à procura de um heroico e santo salvador, que seja culto, probo, desligado da velha arte de fazer política, que possa trazer a moralização total, e claro – que agrade uma elite intelectual que sempre aprendeu male-male o beabá da tabuada, e arrota ensinamentos de Albert Einstein. Uma turma que tem no atraso de Woodstock a explicação do próprio atraso brasileiro.

Muitos acusam Bolsonaro de “tosco“ e “despreparado“, mas não se atentam para o que tivemos num passado recente.

Tivemos dois presidentes toscos (um analfabeto e outra semi-alfabetizada) que ganharam o coração de boa parte dos brasileiros e que jamais tiveram suas competências questionadas.

Já um capitão do Exército que tem boa formação educacional e moral, é sumariamente rechaçado por uma turma que só curte uma aparência cool de um idealismo que não leva em conta a barbárie civilizacional brasileira e que deve, portanto, ser enfrentada por alguém corajoso e sem o politicamente correto (tão adorado por cegos seguidores que não conseguem mensurar as consequências trágicas que poderão vir ao adotar essa utopia de defender as minorias sem pensar no coletivo).

Bolsonaro pode ter sido desmedido em algumas falas, não é perfeito, não é nenhum salvador da pátria, mas tem honestidade – que para o brasileiro não vale se estiver divorciada de chavões retóricos, de vernizes literários, de competências financeiras (que inclusive Lula e Dilma nunca tiveram).

Daí a implicância com relação ao seu nome e o que ele se propõe.

Segundo meu amigo Mozart Lisboa, “Bolsonaro agride o senso estético do provincianismo intelectual brasileiro”. É isto, um povo extremamente ligado à “jecura” da nossa suposta elite intelectual que tem “nojinho“ de quem fala a verdade direta, crua, sem rodeios e que está disposto a colocar a mão na massa.

Bolsonaro precisa de uma boa equipe, bons assessores ligados à competência e não aos apadrinhamentos políticos – geralmente espúrios e regados a muita corrupção. 

As deficiências de Bolsonaro, para um país que teve Sarney, Collor, Lula e Dilma, a nação tira de letra. 

Os defeitos de Bolsonaro são muito menos importantes do que as suas qualidades, estas absolutamente necessárias ao país neste momento. Um homem honesto, corajoso, patriota e que não está comprometido com este nefasto projeto de poder marxista que varreu a possibilidade de deixarmos nosso subdesenvolvimento nos próximos 20 anos.

Em sendo assim, para começarmos uma nova fase, Bolsonaro será fundamental. 

Já tentam caricaturá-lo como fizeram com o saudoso Enéas Carneiro. 

Tentam manchar, 24 horas por dia, sua ilibada conduta e reputação política. 

Tentam afastar o brasileiro do caminho certo, e temo que não conseguirão! 

Sabem por quê?

Estamos enfastiados de canalhas e de homens sem compromisso com o Brasil. 

No que depender de mim, Bolsonaro será o próximo presidente brasileiro. 

Está com o tal “nojinho“ e repetindo os jargões de intelectuais de meia-tigela?

Mude-se para a Inglaterra e aguarde a futura encarnação de Churchill ou da Thatcher, ou então encare a nossa realidade! 

O que há de melhor no Brasil neste momento. 

Sim, ele, o Capitão.”

 .............
(Recebi via WhatsApp)

* * *

ARCOS DE SENTIDOS. Heloísa Prazeres – CONVITE

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

HELOÍSA PRAZERES

É natural de Itabuna, BA, possui textos publicados com produtores de artes visuais (cinema e fotografia).

Citada no Dicionário de autores baianos. Salvador: Secult, 2006, e no Dicionário de escritores contemporâneos da Bahia, Cepa, 2015.

Publicou, em livro, Temas e teimas em narrativas baianas do Centro-Sul. Fcja; Unifacs; Secult, 2000; Pequena história, poemas selecionados. Salvador: Quarteto, 2014; Antologia outros riscos do Prêmio Damário DaCruz de Poesia. Salvador: FPC/ Secult,BA e Quarteto, 2013; Poetas da Bahia, III. Salvador: Expogeo, 2015 e Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro, São Paulo: Scortecci, 2015 Medalha de Bronze do I Concurso Literário da AECALB, Rio de Janeiro, 2016.

Bacharel e Mestre em Letras pela UFBA. Cumpriu doutorado em Literatura na University of Cincinnati, Oh. EUA. Professora adjunta, aposentada do IL da UFBA. Foi titular na Universidade Salvador, Unifacs.

Coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia.


* * *