Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de maio de 2017

ITABUNA ONTEM: OS AREEIROS DO RIO CACHOEIRA

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Os Areeiros do Rio Cachoeira

Texto de José Leal
Fotos Aymorela


Corumbá tem o rio Paraguai; Teresina, o velho Parnaíba de águas barrentas; Porto Alegre, o Guaíba. Enfim: cada cidade tem o seu rio e cada rio tem os seus cantores. O de Itabuna, no sul da Bahia, é o Cachoeira, que está para a capital do cacau assim como o Pão de Açúcar para a Guanabara: é o símbolo da cidade. Um símbolo sereníssimo em tempo de estio, belo, ao mesmo tempo “sofrido com sua gente simples escorrendo o esforço de manhãs e tardes no calendário líquido da vida” - como diz o contista Cyro de Mattos, recém aparecido na paisagem das letras nacionais com o livro “Berro de Fogo”.


Claro que o Cachoeira tem também as suas lavadeiras, pescadores e aguadeiros. Mas não é sobre essa gente humilde que vamos dizer algumas palavras: um poeta local, Firmino Rocha, um grande poeta, já entoou um hino muito bonito para essas mulheres admiráveis, as lavadeiras. Nosso assunto é sobre os areeiros, homens e meninos que buscam no fundo do rio areia para as construções de Itabuna. Areeiros que tangem “jumentos no toque-toque repetitivo dos dias, pelas ruas nem sempre calçadas, levando as cargas de areia nas latas, em perfeito entendimento com o seu dono, que os tange rumo às construções nas ruas próximas e nos bairros distantes” - ainda segundo Cyro de Mattos. 

Os areeiros do rio Cachoeira são tipos que o repórter desconhecia: o caminhar dos jumentos que transportam areia pode parecer um desfile até certo ponto monótono e triste, mas seus donos são homens alegres, sempre sorrindo e satisfeitos com sua profissão. O rio Cachoeira sem eles certamente perderia muito de sua beleza. É que os areeiros fazem parte da paisagem grapiúna, e o velho Teodoro - o mais antigo de todos - ama o seu rio, o rio que lhe dá sustento e aos seus.

- Quanto ganham?

- Depende. Cada carga de areia de quatro latas custa quase nada e ganha mais quem possui maior tropa de jegues ou jumentos. Um areeiro pode ganhar até 10 contos por dia. Mas, para isto, precisa trabalhar da aurora ao crepúsculo, sem parar, e precisa ter compradores para sua mercadoria, que é a areia cor de chumbo arrancada do fundo do rio, nas épocas em que o Cachoeira está baixo, pois durante as cheias “ele não respeita nem o rico”, como diz Teodoro, O Cachoeira avança desordenadamente e invade as ruas de suas margens, principalmente quando há enchentes (e duas delas ficaram para a história grapiúna), o que levou um poeta popular de Itabuna a dizer em versos:

“Tinha gente que acordava

Naquele grande alvoroço

A água levando tudo

Fazendo o maior destroço

O pobre salvava a vida

Com água pelo pescoço”.

Assim, tempo bom para areeiro é tempo de seca: o rio é manso, as águas correm vagarosamente, é mais fácil arrancar a areia com a pá, que serve também de remo para aqueles que enchem os caíques (canoas) da carga, depositando-a depois na margem do rio, de onde ela é colocada nas latas, formando a carga que será levada pelos passos cadenciados dos jumentos, ora apressados ora lentos.

Infelizes os areeiros? Não. Por incrível que pareça são homens que estão em paz com a vida e com o mundo. De vez em quando aparece um prefeito que tenta atrapalhar o ganha-pão dos areeiros com regulamentos, portarias ou decretos. Mas aqueles homens sabem que existem leis e poderes superiores. Recentemente, o prefeito de Itabuna tentou proibir o trabalho dos areeiros cobrando um imposto muito alto. Eles recorreram à Marinha de Guerra, ali representada por um Sargento, ganharam a questão e, segundo Teodoro, “nós hoje tira areia até debaixo da casa dele, se ele se meter a coisa”.



Assim vivem os areeiros do rio Cachoeira, contribuindo no anonimato para a grandeza de Itabuna, para o seu progresso, para as construções que se erguem, para os prédios novos que os coronéis do cacau começam a levantar na cidade bonita e pujante. 





Fonte: 
Revista O Cruzeiro de 25 de março de 1967.
..................
*José Leal  foi repórter da revista  O Cruzeiro na década 60.  Venceu  o Prêmio Esso de Reportagem, patrocinado pelo “Jornal de Letras”, Rio,  com o livro As Fronteiras da Loucura. 

* * *

ITABUNA CENTENÁRIA SORRINDO: Sabedoria de Deus

Sabedoria de Deus


Deus criou o burro e disse:
Trabalharás incansavelmente de sol a sol, carregando fardo nos lombos.
Comerás capim , não terás inteligência alguma e viverás 60 Anos. Serás burro.
O burro respondeu:
Serei burro, mas viver 60 anos é muito, Senhor.
Dá-me apenas 30 anos...
Deus lhe deu 30 anos.

Deus criou o cachorro e disse:
Vigiarás a casa do homen e serás seu melhor amigo.
Comerás os ossos que ele te jogar e viverás 20 anos.
Serás cachorro.
O cachorro respondeu:
Senhor, comerei ossos, mas viver 20 anos é muito.
Dá-me 10 anos...
Deus lhe deu 10 anos.

Deus criou o macaco e disse:
Pularás de galho em galho, fazendo macaquices, serás divertido e viverás 20 anos.
Serás macaco.
O macaco respondeu:
Senhor, farei macaquices engraçadas, mas viver 20 anos é muito.
Dá-me apenas 10 anos...
Deus lhe deu 10 anos.

Deus criou o homem e disse:
Serás o único ser racional sobre a face da terra, usarás tua inteligência para te sobrepores aos demais animais e à natureza.
Dominarás o Mundo e viverás 30 anos.
O homem respondeu:
Senhor, serei o mais inteligente dos animais, mas viver 30 anos é muito pouco.
Dá-me os 30 anos que o burro rejeitou, os 10 anos que o cachorro não quis, e também os 10 anos que o macaco dispensou...
E assim Deus fez o homem.
Está bem, viverás 30 anos como homem:
Casarás e passarás a viver 30 anos como burro, trabalhando para pagar as contas e carregando fardos. Serás aposentado pelo INSS, vivendo 10 anos como cachorro, vigiando a casa.
E depois ficarás velho e viverás mais 10 anos como macaco, pulando de casa em casa, de um filho para outro, e fazendo macaquices para divertir os netos…



* * * 

MUITO PIOR DO QUE UM INIMIGO EXPLÍCITO É UM FALSO AMIGO - POR SÍLVIA MARQUES

Muito pior do que um inimigo explícito é um falso amigo


Estar feliz é o que mais queremos. Cada um tem um conceito de felicidade. Para alguns é viver o amor plenamente. Para outros é ter filhos. Para algumas pessoas é usufruir de muito tempo livre para descansar. As definições não param por aqui...muitos precisam de um mix de condições para se sentirem realmente bem. Mas , o objetivo deste artigo, não é explicar o que é a felicidade , mas sim dizer que independente da visão de mundo de cada um e das nossas prioridades, fica muito complicado estar feliz com gente nos sabotando a todo momento.

Sim, algumas pessoas criam pequenas armadilhas para sabotar a felicidade alheia , para inviabilizar a vida das outras pessoas. Nunca temi os inimigos explícitos como temo os falsos amigos.

Sim, muito pior do que um inimigo explícito, é um falso amigo. É uma pessoa que se enfronha em nossa intimidade , que toma conhecimento de informações importantes e que as utiliza para criar pequenos infernos na vida dos outros. Quem nunca conheceu alguém assim deve se considerar muito sortudo. Quem nunca agiu como um falso amigo, deve se sentir muito feliz.

Algumas pessoas mesmo sendo gentis e bastante educadas, deixam claro, por meio de meias palavras , gestos sutis e muitas omissões que não entraram em nossa vida para torná-la mais feliz. Quantas pessoas que dizem gostar da gente , não injetam dúvidas e mal estar por meio de comentários aparentemente despretensiosos?

Em quantos almoços de família ou reuniões entre amigos , não encontramos pessoas que sutilmente desmerecem as realizações profissionais dos outros? Em quantos almoços de família ou reuniões entre amigos , não encontramos pessoas que , por meio de brincadeiras, ou por meio de conselhos, não nos desmotivam ou não lançam sombras sobre o nosso relacionamento amoroso ou sobre qualquer projeto que queiramos pôr em prática?

Não digo que todo conselho seja negativo e que toda brincadeira seja maldosa. Sim, existem bons conselhos de fato e brincadeiras para descontrair apenas, sem nenhuma segunda intenção. Mas , se a gente parar para prestar atenção, perceberemos que algumas pessoas , pouco ou nada agregam de bom em nossa vida. Perceberemos que algumas pessoas , mesmo sendo gentis , em nada nos ajudam, que nada de fato compartilham com a gente e que se mantém por perto como uma força desagregadora ou simplesmente para obter alguma vantagem. Muitas vezes , algumas pessoas desejam algo material ou energético que podemos oferecer. Mas , em muitos casos , algumas pessoas demonstram uma amizade ou carinho, para criarem situações que venham a estragar a alegria alheia.

Quantas pessoas não se aproveitam do status de amigo para destruir a relação amorosa de alguém do grupo? Quantas pessoas não se aproveitam do status de amigo para destruir a determinação de alguém mais inteligente e talentoso?
Quantas pessoas não se aproveitam do status de parente pra pedir favores absurdos , como altas quantias em dinheiro que nunca serão pagas, hospedagens por tempo indeterminado ou o caso inverso: interferem na vida pessoal do parente , determinando como ele deve viver, por "apoiá-lo" financeiramente? Quantos parceiros amorosos não minam a autoconfiança do cônjuge apenas para mantê-lo servil?

Não digo que devemos desconfiar de tudo e de todos a todo momento. Nem defendo a ideia de que estão sempre fazendo uma conspiração. Apenas alerto para o perigo das falsas amizades. Sim, elas existem. Apenas peço para prestarem mais atenção nas pessoas que estão ao redor e fazerem um balanço das relações sociais. Quando uma pessoa está sempre relacionada a momentos estressantes , a compromissos cancelados na última hora , a comentários que nos tiram o sono, a piadas que nos fazem duvidar do nosso potencial, fique atento. Quando um parente só te liga para pedir favores, quando um parente que te ajuda financeiramente vive te colocando em saias justas , quando um amigo inviabiliza o seu relacionamento amoroso, quando o seu relacionamento amoroso poda a sua individualidade, tome cuidado.

SÍLVIA MARQUES
Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu..


 http://obviousmag.org/cinema_pensante/2017/04/muito-pior-do-que-um-inimigo-explicito-e-um-falso-amigo.html

* * *